cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

AFAMA - Chave de depreciação trimestral

Francisca
Explorer
0 Kudos

Oi Pesoal, boa tarde!

O cliente que estou trabalhando atualmente está solicitando que para classe de Edificios a depreciação ocorra de trimestralmente, diferente das outras classes que a empresa possui.


Por favor, alguém saberia me informar como é que deve ser feito a configuração desta chave de depreciação trimestral?

Obrigada,

Viviane Paulino

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Viviane,

Na transação AFAMA na opção método de cálculo de depreciação  no campo "Método períodos" tem vincular uma "Método períodos" especifico.

Na transação AFAMP   criar um método de período com o código "12 Trimestre seguinte".

Um Abraço,

Artur

Francisca
Explorer
0 Kudos

Oi Artur,

Realizei os procedimetos acima e a configuração ocorre de forma trimestral só que ainda tenho um problema.

Ao realizar um teste fazendo uma aquisição na transação F-90 para classe de Edificios eu tenho o seguinte cenário.

Classe de edificios tem 50 anos de vida util ( 600 meses) com aquisição de 500 mil, a configuração deveria lançar depreciação a cada trimestre (existem 4 trismestres no ano) o primeiro trimestre deste ano (2015) será em julho, o segundo será em Outubro e depois só no proximo ano em Jan/2016. O correto sería o imobilizado depreciar 150 mil a cada trimestre. A configuração do imobilizado está depreciando o valor total de 500 mil em uma única vez.

Poderia me ajudar neste ponto?

Desde já obrigada.

Um abraço.

Viviane Paulino

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

Viviane

Conforme a orientação do Marssel Vilaça neste post

"Você tem que criar um multilevel method na AFAMS conforme abaixo:

período de 8 meses sem percentual, com 4 mês a 25%"

Aí você atrui na chave de depreciação na AFAMA."

Um Abraço

Artur

Answers (2)

Answers (2)

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Viviane,

Para fazer essa configuração vc vai afetar todo o plano de depreciação (OAYR ou OAVH).

Se vc quiser uma depreciação trimestral somente dentro da Chave de depreciação obedencendo períodos específicos, vc terá que desenvolver.

O cálculo anual é possível conforme http://scn.sap.com/thread/3723359

Att,

Francisca
Explorer
0 Kudos

Oi Marssel,

Conforme sua orientação o meu problema foi solucionado.

Obrigada por toda a sua ajuda! 🙂


Viviane Paulino.

Former Member
0 Kudos

Oi Viviane

Resolveu? Se for o caso por favor encerre a thread qualificando as respostas que lhe foram dadas.

Grato

Eduardo Chagas

Francisca
Explorer
0 Kudos

Oi Eduardo,

Ainda não resolvi, tô tentando falar com o Marssel para ele me ajudar. Assim que resolver eu compartilho a solução e qualifico as respostas.

Obrigada.