cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro no ICMS da devolução de transferência com estoque em trânsito

Former Member
0 Kudos

Boa tarde a todos.

Estou tentando fazer o cenário de devolução de transferência entre filiais quando o produto ainda estiver em trânsito. Utilizei como referência para todas as etapas o documento encontrado aqui no próprio fórum Stock Transfer Order (STO) with Full or Partial Return of Transit Stock - Localization Latin America...

O meu problema está ocorrendo na hora de registrar a entrada da devolução que é onde o sistema está ficando com um saldo equivalente ao valor do ICMS.

Os passos executados foram os seguintes:

- Criação do pedido de transferência (ME21N)

- Geração da remessa (VL10B)

- Executar saída de mercadorias (VL02N)

Neste momento o sistema fez tudo certo e contabilizou da seguinte forma:

11501001Estoque de Mercadori2.900,77-
11501001Estoque de Mercadori2.900,77
11305002ICMS a Recuperar - E594,13
21401003ICMS a Recolher594,13-

Enquanto o produto ainda estava em trânsito, iniciei o processo de devolução com os seguintes passo:

- Criação do pedido de transferência (cópia do pedido original porém marcando o campo ITEM DE DEVOLUÇÃO)

- Geração da remessa (VL10B). Após a geração da remessa coloquei o mesmo código de impostos que estava na remessa original

- Executar entrada de mercadorias (VL02N)

O erro ocorre na entrada de mercadorias. Neste ponto o sistema apresenta a mensagem de erro abaixo:

Saldo não nulo: 594,13   Débito: 3.494,90   Crédito: 2.900,77

O erro está exatamente no valor do ICMS que não está sendo contabilizado na devolução e deveria.

Alguém já passou por isso ou tem alguma idéia que possa ajudar?

Obrigado,

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert

Diogo,

A nota 1705636 - STO: Error msg M7 304 raises for a zero stock quantity - está aplicada?

Former Member
0 Kudos

Eduardo, bom dia.

A nota já está aplicada sim. Estamos na 6.17 no SP 6. De toda forma, verifiquei o objeto modificado e todas as modificações já estão no ambiente.

Obrigado,

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Diogo,

Te aconselho a ver tbm se os includes LJ1BNF05 e 06 estão atualizados.

A distribuição das linhas de imposto ocorre aqui - especificamente no form  adopt_bestd_prdif e no form  create_tax_item.

Se o ICMS não está sendo distribuído, ou alguma info não está chegando, ou há erro no programa.

Abs,

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Eduardo, bom dia.

Debuguei o programa para tentar identificar o que poderia estar acontecendo.

No caso do form create_tax_item, o sistema cria corretamente a linha do ICMS com a cadeia de contabilização WA04, chave de conta VS2 e campo TINP1.

Já o form adopt_bestd_prdif não está sendo chamado pelo seguinte motivo:

- A primeira consistência feita para entrar nesse perform é se o campo i_vm070m-xstor for igual a 2, o que indicaria ser um estorno, ou então o lv_action seja A02 ou A03 que também indicaria um estorno ou uma devolução. No meu caso, estes dois campos estão em branco.

Se eu continuar o DEBUG, vou ver que os impostos na TAXBRA estão todos corretos, como é possível verificar no perform tax_item_save. O problema está acontecendo só na contabilização mesmo.

Será que eu estou cometendo algum erro no meu processo?

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Diogo,

Como está configurada a chave VS2 na OBCN? Se o flag "não dedutível" estiver marcado, por favor desmarque-o.

Veja também como está feita a configuração da condição de ICMS usada na J_1BIM01. O line item ID deve estar = "T Tax".

Se nada disso ajudar, me mande uma fotografia do conteúdo da internal table xzcxcm[] após a execução do form ausgabe no stack level acima do que vc debugou.

UPDATE: me fala por favor quais conditions estão ativas no tax code também.

Abs,

Rubia

Former Member
0 Kudos

Eduardo,

A chave não está marcada como não dedutível e a cadeia de contabilização está como T mesmo.

No debug, coloquei o break no form citado e após o LOOP na tabela x156w o preenchimento da tabela xzcxcm ficou da seguinte forma:

LinhaCNT02CURTPWAERSDMBTRSHKZGSHKZMBUALTBUZIDVKWRTVORSLXUMBWFWBASLBBTRXSUBS
110BRL       2900.77SS          0.00M          0.00BSX           0.00          0.00
220BRL          0.00           0.00P          0.00PRD           0.00          0.00
330BRL        -594.13           0.00M          0.00BSXX          0.00          0.00
440BRL          0.00           0.00S          0.00UMBX          0.00          0.00
550BRL          0.00           0.00S          0.00GBB           0.00          0.00
6110BRL       2900.77HH          0.00U          0.00BSX           0.00          0.00
7120BRL          0.00           0.00P          0.00AUM           0.00          0.00
8130BRL          0.00           0.00S          0.00EKG           0.00          0.00
9140BRL          0.00           0.00U          0.00BSXX          0.00          0.00
10150BRL          0.00           0.00S          0.00UMBX          0.00          0.00
11160BRL          0.00           0.00S          0.00GBB           0.00          0.00
12200BRL          0.00           0.00S          0.00TXO           0.00          0.00
13960BRL          0.00           0.00U          0.00BSX           0.00          0.00
14970BRL          0.00           0.00M          0.00BSX           0.00          0.00
15510BRL        594.13S           0.00T          0.00VS2           0.00          0.00

Em relação ao IVA as seguintes conditions estão ativas:

- IPI0

- ICM1

Obrigado pela ajuda

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Oi, Diogo,

O problema é que a chave TXO não está sendo preenchida. E isso ocorre provavelmente porque a variável iftax-toutx não está sendo populada, já que no código isso somente ocorre quando a condição é de saída.

LMBGBFJ1

IF     mseg-shkzg = h               "1512390

         OR     lv_retpo   = 'X'.            "1512390 <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

* calculate sum of outgoing taxes

           iftax-toutx = iftax-toutx - tout.

         ELSEIF mseg-shkzg = s.

* calculate sum of incoming taxes

           iftax-tinpx = iftax-tinpx - tinp.

         ENDIF.                         " IF     mseg-shkzg = h.

       ENDIF.       



O que me parece aqui é que o certo seria utilizar a condição ICM3 no tax code, pois apesar de ser uma entrada, aparentemente o sistema trata como uma saída (retpo, retorno de STO, enfim...)

Por favor, poderia fazer um teste com um tax code com a condição ICM3 para esse cenário? Talvez funcione.

Abs,

Rubia

Former Member
0 Kudos

Eduardo, muito obrigado pela ajuda.

Alterei o IVA da entrada ativando a condition ICM3 ao invés de ICM1 e funcionou corretamente.

Novamente, obrigado!

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Sensacional!

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Boa a tarde a todos!!

Antes de entrar na questão da diferença dos impostos, vejam só!!

Foi feito uma transferência de uma origem e um destino, filiais do mesmo titular, foi emita uma Nfe para o destino e esta Nfe está no Sefaz, correto? o material não chegou no destino, logo não entrou na filial, e nem a nfe ( fiscal ), você terá problema futuro com o fisco, pois, foi emitida uma nfe contra um CNPJ e este CNPJ não deu entrada esta nf...ok

Outro ponto, para regularizar esta situação, para voltar o transito para a origem, terá que ser feito uma baixa do transito voltando para a origem ( cópia do movimento se for o caso 642 ou 682, e emitir uma nfe de entrada anulando a nfe de saída, para que o fisco saiba que esta operação foi anulada.

espero ter sido um pouco claro....

Former Member
0 Kudos

Bom dia Helio.

Obrigado pela resposta.

Entendo a parte da pendência que posso ter com o FISCO e visto este possível problema, comuniquei o fiscal da empresa e solicitei que o mesmo me esclareça esta questão.

Em relação ao movimento, é exatamente o que estou tentando fazer e o movimento 641 tem esta função. Aí estou tendo este problema de impostos. Neste momento irei verificar os includes citados pelo Eduardo Rubia para ver se consigo identificar o que está acontecendo.

Att,

Former Member
0 Kudos

Ola Diogo


Por favor dê um feedback na discussão e se for o caso encerre a mesma selecionando Correct Answer e/ou Helpful Answer para as respostas que lhe ajudaram.


Saiba mais sobre como encerrar uma discussão no link abaixo:

http://scn.sap.com/community/portuguese/blog/2014/06/23/encerrar-uma-discuss%C3%A3o-todos-devemos-fa...


Grato

Eduardo Chagas

[Moderador SCN]

Former Member
0 Kudos

Ola Eduardo, boa tarde.

Estou sem acesso ao sistema hoje. Amanhã assim que verificar posto uma resposta aqui.

Obrigado,