cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Restrição de compras de determintados itens

former_member361810
Participant
0 Kudos

Prezados,

Queríamos saber se existe alguma forma de restringir que determinados itens ou grupo de mercadorias, possam ser comprados somente via requisição de compras, em um cenário de compras descentralizadas.

Desta forma, os compradores que criam pedido para atender estas compras descentralizadas, não conseguiriam comprar estes itens via PO, somente via requisição, que seria atendido por uma área central de suprimentos (centralizada).

Obrigado.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Raphael

Você pode restringir por tipo de material (M_MATE_MAR). Para fazer por material especificamente, você terá que fazer um desenvolvimento.

Dê uma olhada no documento abaixo.

Entendo que a sua empresa queira restringir muita coisa... na minha opinião a linha que vcs querem seguir não é a melhor prática. O SAP registra log de quase tudo! Vocês acabaram trancando o processo/sistema.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member361810
Participant
0 Kudos

OK. Mas com este objeto eu consigo determinar a relevância dele em relação as transacoes de criar pedido ou requisição?

obrigado.

former_member361810
Participant
0 Kudos

OK. Mas com este objeto eu consigo determinar a relevância dele em relação as transações de criar pedido ou requisição?

Obrigado.

carloswagner_moatto3
Active Participant
0 Kudos

Raphael,

deixa eu ver se entendi, voce quer que o comprador A, somente compre se tiver ReqC, ou seja ele jamais poderá criar pedidos sem atribuição a uma ReqC ?

se for isto, você pode usar o parametro EFB, configurando-o para que seja obrigatorio ter uma ReqC na linha do pedido, e atribuindo o EFB ao perfil do comprador.

Agora, se for restringir por grupo de mercadorias, não tem no SAP std algo que faça com que seu pedido te obrigue a ter ReqC para determinado grupo de mercadorias, ai voce obteria este comportamento facilmente com um enhancement point na ME21, ME21N, ME22 e ME22N com a regra que voce deseja. Entendo que deverá haver uma tabela Z onde você controlaria o que é necessário para cada comprador.

eu Acho que o Parametro EFB ajuda bastante...

abraço,

Moçatto

former_member361810
Participant
0 Kudos

Carlos,

O que estamos precisando é limitar que certos grupos de compradores utilizem determinados grupos de mercadorias ou itens em PO`s.

E liberar este mesmo grupo, para fazer somente ReqC destes mesmos itens.

Former Member
0 Kudos

Raphael

Neste caso o jeito é partir para o desenvolvimento! Cuide para não criarem um ZAP!

Boa sorte!

Abraço

Eduardo Chagas

carloswagner_moatto3
Active Participant
0 Kudos

Reamente o parametro EFB não lhe atenderá.

por procedimento você até consegue, se for seu caso, colocar o grupo de comprador no cadastro do material, todos com MRP, o MRP gerando ReqC e convertendo estas ReqCs em Pedidos, manual ou automáticamente, mas e procedimento, isto não impediria eles de continuarem comprando sem ReqC.

O caso ai é um desenvolvimento ou via user exit ou enhancement point pra colocar exatamente a logica para que você consiga fazer esta restrição..

blz..

boa sorte ai..

abraço,

Moçatto

Answers (1)

Answers (1)

former_member214163
Participant
0 Kudos

Raphael,

esse tipo de regra é comum em empresas onde o processo de compras de determinados materiais (ex. materiais de escritório) é delegado a outras áreas da empresa alem do departamento de compras. Minha sugestão seria criar uma tabela Z (como já foi citado aqui) e implementar o método CHECK da BADI ME_PROCESS_PO_CUST para realizar a verificação da PO X Tabela Z .

Att.,

Luiz Henrique.

Former Member
0 Kudos

Luiz


No caso que você mencionou é possível restringir por tipo de material já que tem objeto de autorização para isso.

No caso do Raphael não tem jeito ele vai ter que fazer via badi, exit etc. como você mencionou para ter os controles que ele deseja. É comum? Não. É uma melhor prática? Não.

Mas cada empresa define os seus processos, controles e mitigação dos riscos.

Outro dia estava em um cliente que tudo pra ele... "agente criar uma tabela Z pra resolver isso!". Isso é praticamente um caminho sem volta. Depois não dá pra reclamar!  rsrsrsrs

abraço

Eduardo Chagas

JarleiN
Active Participant
0 Kudos

OI Edu,

Poderia utilizar uma regra de validacao: GGB0 - evita a z e, se ffor o caso, pode acionar a exit tb.

O que achas ?

1abc

Former Member
0 Kudos

Confesso que desconheço. Pelo que olhei... ainda acho o BRF+ mais prático e poderoso.

Eu no caso dele partiria para o BRF+. Quer dizer.. tentaria antes de TODAS as formas de convencer a não implementar este tipo de controle. Mas enfim...

kkkk

Abraço

Eduardo Chagas

former_member214163
Participant
0 Kudos

Eduardo,

eu fui muito simplista no exemplo que eu expus e vou refazê lo:

sobre as compras delegadas: esse tipo de regra é comum em empresas onde o processo de compras de determinados materiais (ex. materiais de escritório) é delegado a outras áreas da empresa além do departamento de compras, e este processo sempre vem com uma politica de compras não muito simples, exemplo, além do tipo de material é preciso também:

1 - permitir compras somente até um valor X a um departamento e um Y as demais áreas da empresa;

2 – uma área pode comprar somente materiais de grupo de mercadorias específicos, e para ajudar a empresa não tem um "master data" de material bem estruturado, ou seja, o tipo de material "HIBE - Mat. aux/Consumo" contem materiais que deveriam ser "ERSA - Peças de reposição" e não há possibilidade de usar a "MMAM - Modificar tipo mat." para correção em um primeiro momento.

Neste contexto, a solução é Z. E para definir isso eu sempre tenho em mente a sequencia abaixo que recebi em um treinamento SAP:

Existe algum documento oficial da SAP que não recomenda o uso das enhancements e ou desenvolvimento Z? Se tiver, compartilha por favor.

E realmente tanto o "Tipo de material" (obj. aut. M_MATE_MAR) como também o "Grupo de mercadorias" (obj. aut.M_MATE_WGR) são controlados por objeto de autorização. Nem sempre os objetos de autorização resolvem totalmente o problema, mas é bom verificar a transação em questão na SU24  (que mostra quais os objetos de autorização que tem disponíveis para a transação), antes de partir para um Z.

BRF+ caso esteja implementado na empresa não é nem opção, é obrigação usa-lo, pois com ele a empresa tem o controle total de suas regras de negócios no sistema.

former_member361810
Participant
0 Kudos

Não tem BRF na minha implantação.

Acho que a solução seria o objeto de autorização do tipo de material, já que esta restrição seria para evitar que determinadas empresas comprem ativos, de forma descentralizada.

A minha dúvida é se eu consigo determinar o escopo deste objeto de autorização, para por exemplo, restringir este tipo de material somente no pedido.