cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Bloco K

Former Member
0 Kudos

Boa tarde pessoal!

Estou implementado o Bloco K, e já em teste me deparei com os valores negativos de estoque nos Registros 0210, K230 e K235, isso porque a função do método da badi busca os dados da tabela STPO, que é a lista técnica.

Com esse cenário, o PVA não valida a estrutura, alguém pode me dar uma luz??

Desde já agradeço.

Accepted Solutions (0)

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Olá Pessoal,

Estou em um Projeto do Bloco K que precisa integrar SAP com Mastersaf para a geração do arquivo e, toda informação é de grande valia.


Saberia me informar se tem SAP Note para ser aplicada de forma predecessora, mesmo que façamos interface com o Mastersaf?

Desde já obrigado,

Edison Moraes Neto

0 Kudos

Edison boa tarde,

Aqui estamos em fase de testes do bloco K com o cenário SAP x Mastersaf (Interface sem namespace), não foi necessário aplicar notas, já que as informações são lidas diretamente de tabelas e tratadas na interface.

Para geração do bloco K as interfaces necessárias são: SAFX10, 16, 17, 18, 108, 109, 153 e 154.

Espero ter ajudado,

Rafael Moreira

Former Member
0 Kudos

Olá Rafael,

obrigado pelo retorno.

Você poderia contribuir com o mapeamento das tabelas e campos do SAP para o MSAF?

Quanto tempo levou o seu Projeto?

Mais uma vez, obrigado.

Edison Moraes Neto

Former Member
0 Kudos

Olá Gioconda,

Tive cenário parecido, mas o meu produto não se enquadrava como subproduto. Já conseguiu resolver este problema?

Obrigado.

Att.

Rafael Paes

0 Kudos

Rafael,

Como você chegou na conclusão que o produto não se enquadra como subproduto? Poderia passar mais detalhes?

O item negativo geralmente é resultante de sucata ou material que não faz parte do produto fim.

Att,

Jaisson.

former_member202094
Participant
0 Kudos

Gioconda,

em teoria se você tem valores negativos na BOM ou nas ordens de produção significa que você tem geração de subproduto. Nesse caso, de acordo um FAQ do Bloco K, você não precisa reportar a produção dele. O que estou fazendo nesses casos é desconsiderar os valores negativos tanto do 0210 quanto do K235 e K255. Mas veja que para fazer sentido o item precisa ser um subproduto (05):

16.1.6 –Com relação ao tipo de item, qual devo relacionar para sucata que uma indústria venderia para outro estabelecimento? Por exemplo, uma indústria que fabrica moldes para indústria automobilística, porém há resíduos, os quais podem ser definidos como são aqueles provenientes da fabricação ou acabamento do produto, como também as obras definitivamente inservíveis como tais em decorrência de quebra, corte, desgaste ou outros motivos. Estes produtos são de natureza muito variada e apresentam-se geralmente com as seguintes formas: desperdícios e resíduos obtidos no decurso da fabricação ou do acabamento do produto (por exemplo: aparas, limalhas e pedaços), artefatos definitivamente inaproveitáveis como tais em conseqüência de fraturas, corte, desgaste ou outros motivos, bem como seus resíduos”. O que informar no registro 0200? No bloco K como registrar?

No caso indicado, a mercadoria vendida como sucata e que teve origem no processo produtivo deve ser classificada no Registro 0200 como subproduto –Tipo 05. Veja o conceito existente no Guia Prático da EFD –Registro 0200:

“05 -Subproduto: o produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo e não é objeto da produção principal do estabelecimento; tem aproveitamento econômico; não se enquadre no conceito de produto em processo (Tipo 03) ou de produto acabado (Tipo 04)”.

Os resíduos gerados no processo produtivo e que têm aproveitamento econômico podem ter a seguinte destinação:

a) ser consumidos no próprio processo produtivo –Registros K235/K255;

b) ser vendidos no mercado –Registro C100 -NF-e.

No Bloco K devem ser escriturados:

a) a quantidade em estoque –Registro K200;

b) a quantidade consumida no processo produtivo –Registros K235/K255.

A quantidade gerada de subproduto não é informada no Bloco K. Caso o Fisco queira conhecer essa quantidade, bastará aplicar a fórmula:

Quantidade gerada = estoque final + consumo + saída –estoque inicial.

0 Kudos

Estamos seguindo essa mesma regra e deixando de informar os itens negativos no arquivo.

Former Member
0 Kudos

Oi Gioconda.

Mas vc tem quantidade negativa na BOM?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal,

Tenho uma dúvida relacionada ao Bloco K e Lista Técnica, por isso escrevo aqui.

No bloco 0210 precisamos enviar a ficha técnica, porém é comum a Lista Técnica ser alterada, com a necessidade de ajustar quantidades, substituir componentes, etc.

Em um questionamento feito no site da Receita sobre modificações de Lista, a resposta foi a abaixo:

  1. 16.2.2.9 –Na indústria, no decorrer do mês podem ocorrer alterações na ficha técnica, em função de: ajustes feitos no processo produtivo; trocas de matérias-primas e correções em relação à ficha técnica incluída inicialmente. Ao mesmo tempo, também já ocorreram abastecimentos de materiais (futuros registros K235). Neste caso, deve ser informada a ficha técnica vigente no último dia do mês?

O consumo específico padronizado de um(uns) insumo(s) para produzir uma unidade de produto resultante nasce quando se cria um novo produto (projeto). Alterações ocorridas no decorrer da produção do produto, tais como as citadas, devem ser tratadas como insumos substitutos no K235, informando qual insumo que estava previsto no 0210 que foi substituído. Qualquer alteração no consumo específico padronizado resultará em um novo produto. Considerando que a EFD ICMS/IPI é gerada mensalmente e que o Registro 0210 é filho do Registro 0200 que, por sua vez, é filho do Registro 0000, o consumo específico padronizado se referirá a este período. Qualquer alteração ocorrida no decorrer da produção (K230/K235, vinculados a cada período de apuração - K100) deve ser tratada no K235 como insumo substituto.



O que a resposta sugere é que a lista enviada inicialmente no 0210 não pode ser posteriormente enviada com modificações.

Como estão pensando em tratar estes casos? Sabemos que na prática é inviável criar código novo a cada alteração de lista, e o bloco K235 parece mais apropriado para substituições pontuais de componentes na OP, e não quando uma lista técnica é alterada de forma permanente.

Gostaria de saber se mais alguém está sofrendo este questionamento por parte da area fiscal.

Obrigada,

Maria Fernanda