cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Como funciona a atualização dos certificados SSF NFE_IN?

Former Member
0 Kudos

Bom dia pessoal,

Tenho uma dúvida com relação a atualização dos certificados SSF NFE_IN.

Estou recebendo alertas semanais de que os dois certificados marcados abaixo estão expirando.

Busquei no site das unidades certificadoras e não encontrei um novo certificado com o nome e versão igual aos do que vão expirar.

Ao invés disso, achei o mesmo certificado, com o mesmo nome, porém numa versão diferente cuja data de expiração está para 2019.

Verifiquei também que estes novos certificados já estão instalados no nosso ambiente.

Dúvidas:

1 - Se eu já tenho a nova versão do certificado, eu posso simplesmente excluir o que vai expirar?

2 - Se o item anterior for verdadeiro... isso é uma regra? Ou seja, SEMPRE que tiver um certificado com o mesmo nome (porém com uma versão mais nova) instalado no ambiente, posso excluir o que vai expirar???

3 - Como eu verifico se o certificado que vai expirar está sendo usado?

4 - Se ele estiver sendo usado, eu preciso mudar para a nova versão "na mão" ou o SAP consegue verificar que já existe uma nova versão disponível???

Se puderem me dar uma resposta ainda hoje, eu agradeço, pois tenho outros certificados nesta mesma situação que irão expirar no dia 19.03 e eu preciso efetuar as manutenções em 4 ambientes do GRC NFe.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Fabio,

1 - Exclua o certificado apenas após o mesmo ter vencido; Você consegue carregar os novos certificados sem ter que remover os antigos;

2 - Resposta acima;

3 - Se você sabe o certificado que vai vencer, você pode escrever um script que vai ler todas as notas de entrada que você recebeu em um determinado período (últimos 30 dias, por ex.), ver quais são os certificados que constam na cadeia do certificado utilizado para assinar esta nota e ver se eles batem com esse certificado que vai expirar. Isso daria um belo de um trabalho e não vejo razão pra isso;

4 - O SAP não consegue verificar que existe uma nova verão disponível. Você deve fazer isso ou o administrador do sistema.

Na verdade eu sugiro que a verificação da assinatura seja feita por referência. Para isso, no GRC, abra a SPRO -> Nota Fiscal Eletronica -> Inbound -> Define Control Parameters for Process Steps e para todos os seus processos, no passo SIGVALID, coloque o valor 1 = Signature Validation Using Reference.

[]'s

JN

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Resolveu?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Eduardo,

Verifiquei que os certificados expirados não influenciaram em nenhum XML. Depois vou excluir os vencidos para que não apareçam mais em nosso relatório semanal.

Obrigado pela ajuda e me desculpe a demora em responder o tópico. Go Live de 5 países simultaneos, mais sustentação de 22 plantas, não é fácil...rsrs

Former Member
0 Kudos

Ola Fabio

Por favor dê um feedback na discussão e se for o caso encerre a mesma selecionando Correct Answer e/ou Helpful Answer para as respostas que lhe ajudaram.


Saiba mais sobre como encerrar uma discussão no link abaixo:

http://scn.sap.com/community/portuguese/blog/2014/06/23/encerrar-uma-discuss%C3%A3o-todos-devemos-fa...


Grato

Eduardo Chagas

[Moderador SCN]