cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Geração do Número Aleatório na Chave de Acesso

Former Member
0 Kudos

Bom dia Srs.

Com a migração para a Versão 3.10 da NF-e, verificamos que a Geração do número da NF-e acontece somente após o ECC receber do GRC o Status de Serviço da SEFAZ, ou seja, caso ocorra algum problema de Comunicação do GRC com a SEFAZ, ou até mesmo a SEFAZ estiver “Fora do Ar”, a Numeração da NF-e não é gerada.

Gostaria de saber se a SAP possui alguma NT para que o “Número aleatório na Chave de Acesso” seja gerado somente após a confirmação de "OK" no status do serviço. Dentro do fluxo SEFAZ x GRC x ECC.

Essa dúvida e/ou até mesmo sugestão de melhoria, se dá, pois, caso a comunicação com a SEFAZ esteja comprometida e seja habilitado o SVC, as NF-e  geradas não precisariam ser estornadas no ECC e reemitidas, pois, o que determina o ambiente de aprovação que receberá a nota para aprovação é o “Número aleatório da Chave de Acesso”.


Tendo em vista o exposto no parágrafo acima, poderíamos assim configurar o GRC da seguinte forma: 2 -  "Sistema SVC tem prioridade, SEFAZ também será verificado”. Escolhida essa opção, logo após a Comunicação do Serviço com o Órgão Autorizador (SEFAZ ou SVC) ser restabelecido, o ECC geraria o Número Aleatório e a Numeração da NF-e corretamente, enviando ao Órgão Autorizador, cujo Serviço estivesse Ativo neste momento. Desta forma ganharíamos agilidade na aprovação das NF-e e evitaríamos retrabalhos aos usuários finais.

Dúvidas estou à disposição.


Obrigado.

Giovani Dal Prá de Oliveira / Paulo Soares

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Olá Giovani e Paulo,

Não entendi a sugestão de vocês. O comportamento atual do ERP já determina o TPEMIS ( que também é o primeiro dígito do número aleatório) corretamente dependendo do serviço da SEFAZ que está ativo no momento da numeração/envio da nota fiscal.

Então, se você está enviando uma NF-e para a mensageria e o GRC confirma que o SVC está ativo, o TPEMIS será determinado corretamente como SVC e essa nota será enviada para o serviço correto sem necessidade de estorná-la.

att,

Renan Correa

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Renan

A ideia é que o Número Aleatório seja criado somente após a confirmação de que um dos Serviços esteja ativo.

Hoje nosso GRC está configurado como "SEFAZ tem prioridade, sistema SVC também é verificado", porém, quando cai a Comunicação com o SEFAZ, o número aleatório continua sendo gerado, ficando com o tipo de Emissão "1 - Normal", logo, se o SVC for habilitado pelo SEFAZ teremos que estornar a(s) NF-e e reemitir a(s) mesma(s) para que o ECC gere o Número aleatório como "6 - Exceção SVC nacional" ou "7 - Exceção SVCRS Rio Grande do Sul".

Não sei se consegui me fazer entender agora.

Obrigado.

Abraço.

Giovani

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Olá Giovani,

O comportamento está errado no seu sistema. Você pode verificar se as notas de correção do ERP em relação ao SVC foram implementadas?

2114768Incorrect TPEMIS determination when SVC is activated and NF-e series is "9" or
2076041Field "Tipo de Emissão" filled with "1=Emissão Normal" in table J_1BNFACTIVE
2043479Wrong contingency reason mapping when using SVC contingency mode
2060409Validation error with SVC NF-e and NF-e without contingency.
2016683SVC Contigency Date and Time filled wrongly
2026066SVC - Adjustments
1965381Contingency: Changes in active server status check fuctionality
2000511SVC Contingency error J1B_NFE 107.

O comportamento correto para o seu cenário ( SEFAZ tem prioridade, sistema SVC também é verificado ) é o seguinte: GRC confirma que SVC está online e SEFAZ está fora, ele informa isso ao ERP que por sua vez identifica qual serviço está no ar ( SVC nacional ou SVC RS ) e determina o TPEMIS correto em relação a este serviço.

att,

Renan Correa

Former Member
0 Kudos

Renan,

Das NT's enviadas, somente duas estavam aplicadas (as ultimas duas), já aplicamos as demais NTs.

Agora, surgiu outra dúvida:

Se ambos os sistemas estiverem fora, qual será a atitude do ECC ?

  1. Irá numerar com a última verificação válida (neste caso SEFAZ) e irá determinar o TPEMIS como "1";
  2. ou, irá aguardar um dos Sistemas voltar para determinar o TPEMIS?


Obrigado.

Abraço.


Giovani

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi,

Se ambos os sistemas estiverem fora o ERP não irá numerar a nota e deixará esta informação no log da NFe.

att,

Renan Correa

Former Member
0 Kudos

Renan,

Show, hoje já ocorre desta forma em nossos ambientes.

Mas e quanto ao Número Aleatório, o mesmo será gerado?

Abraço.

Giovani

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi Giovani,

Se por número  aleatório você  quer dizer o tipo de emissão (TPEMIS, por exemplo 1 normal, 6 SVC AN, 7 SVC RS)  ele não será gerado.

att,

Renan Correa

Former Member
0 Kudos

Renan

Fizemos os seguintes testes:


  1. Cortamos comunicação total com os Órgãos Autorizadores, e o ECC se comportou da seguinte maneira:
    1. As NF-e geradas dentro do período do último PING válido tiveram o TPEMIS gerado como "1 - Normal" e gerou o numero da NF-e também, porém ficaram travadas com a Catraca;
    2. As NF-e geradas após o PING retornar com ERRO, ou seja, sem comunicação, não tiveram a Numeração gerada, porém o TPEMIS ficou como "1 - Normal", o que em primeiro momento nos desanimou;
  2. Estabelecemos comunicação somente com o SVC:
    1. Assim que o PING do SVC retornou para o ECC como ATIVO, o ECC re-numerou o TPEMIS das NF-e que estavam sem numeração para "7 - SVC RS", gerou o Número da NF-e e enviou para Aprovação, NF-e APROVADAS.

Muito Obrigado pela ajuda, e desculpe-nos pelo incomodo.

Abraço.

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi Giovani,

De fato eu falei o comportamento de forma muito resumida, omitindo alguns detalhes que eram bem importantes.


Como você observou:


1- o GRC só vai identificar que os serviços estão fora a partir do momento que o Service Status check voltar um erro e gravar isso na tabela /xnfe/nfe_srvsta. Até esse momento segue numeração de notas de acordo com o último serviço ativo na /xnfe/nfe_srvsta.

2- O tpemis 1 fica no monitor, mas não é definitivo 1uando os dois serviços estão fora. O TPEMIS vai ser definido REALMENTE pelo serviço que está ativo no momento que acontece a numeração da nota.

Não há incômodo, é sempre interessante termos essas informações detalhadamente discutidas no SCN, pois assim são resolvidas dúvidas de muitos consultores. Esses comportamentos muito específicos não são muito claros só lendo a documentação do produto em vários casos.

att,

REnan Correa

Answers (0)