cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Regra de Distribuição em lançamentos de impostos nos Documentos de Marketing

Former Member
0 Kudos

Caros especialistas,

Estou com um problema no processo de Contabilidade de Custos e eu preciso da ajuda de todos vocês.

Eu utilizo o SAP Business One 9.0 PL14, com Contabilidade de Custos e bloqueio de lançamentos sem alocação de regra de distribuição.

No processo de configuração dos impostos em meu banco de dados, existe a necessidade de lançamento de um dos impostos em contas de despesas. Porém todas as despesas estão marcadas como relevantes para Contabilidade de Custos.

O que acontece é que o processo de impostos no SAP B1 não realiza a alocação da regra de distribuição no lançamento contábil vindo de documentos de marketing.

Existe alguma forma de configuração no SAP para forçar a alocação da regra de distribuição nos lançamentos de impostos realizados pelos documentos de marketing?

Agradeço pela colaboração de todos!

Leandro Martins

Consultor SAP Business One

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Olá Leandro, infelizmente não há como definir de forma automática regras de distribuição, para as linhas do LCM que correspondem aos impostos.

Alguns dos motivos são:

- Impostos não são considerados pelo sistema como Receitas ou Despesas, embora seja possível definir no cadastro da conta contábil seu tipo (Outros, Receitas ou Despesas), ainda, embora estas contas estejam localizadas em gavetas que assim correspondam (Receitas, despesas ou custos).

- A contabilização dos impostos é feita de forma consolidada sempre que uma mesma conta contábil for usada para um tipo de imposto, a exemplo disto poderíamos dar o seguinte:

     Quando realizamos uma venda através de uma nota fiscal de saída e lançamos mais de um item, será possível determinar uma regra de distribuição para cada linha.

Item:          Regra de distribuição:          Código de Imposto:

I0001          RD01                                   5102-001

I0002          RD02                                   5102-001

I0003          RD03                                   5102-001

     No exemplo, todas as linhas do conteúdo do documento determinam o mesmo código de imposto, que para o ICMS por exemplo usam a mesma conta contábil para "ICMS a pagar". Nesta situação a contabilização no LCM para o "ICMS a pagar" será feita de forma sumarizada/consolidada, ou seja, será feito o somatório do ICMS das 3 linhas e lançado em uma única linha do LCM resultante do documento.

     Sendo assim o SAP Business One  atualmente (até 9.1 PL4) não possui a capacidade de determinar a regra de distribuição, pois qual das 3 regras deveria ser definida para o "ICMS a pagar"? Como seria feita a proporção/rateio do valor do ICMS entre as diferentes regras de distribuição?

Já passei por este cenário em um cliente onde realizei a implantação e só foi possível usar regras de distribuição para os impostos através de um desenvolvimento(addon), que após ser adicionado o documento de marketing realizava o preenchimento da regra de distribuição através de atualização do LCM, porém algumas condições tiveram que ser definidas no processo, como por exemplo, emitir documentos com somente um 1 item, ou somente quando a mesma regra de distribuição está definida para todos os itens, porém este tipo de regra torna os processos engessados e cheios de restrições.

Espero ter colaborado.

Att,

Rodrigo da Costa Feula

Former Member
0 Kudos

Tem uma nota da SAP que fala sobre essa questão da regra de distribuição, não sei se ajuda:

1085205 - Reflection of Profit Centers assigned to documents in JE

Abraço,

Mariana

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Olá Mariana, ótima colaboração.

Interessante a informação da nota, pois reflete uma importante configuração.

A nota destaca que no caso da conta contábil não estar definida como uma conta de receita ou despesa (entre as opções: Outros, Receitas ou Despesa), a regra de distribuição informada nas linhas do documento de marketing não será levada para as linhas do LCM.

Contudo esta configuração não afeta as contabilizações dos impostos do documento, conforme destacado antes.

Abraço,

Rodrigo da Costa Feula

vfgarmus
Member
0 Kudos

Bom dia Rodrigo!

Neste caso porque a contabilização dos impostos não segue a Regra da linha do Item? Uma vez que se na linha tiver uma Regra de Distribuição, e considerando que os impostos já são calculados por linha, porque não seguir a linha como referência? Se por exemplo na linha a Regra estiver em branco, todos os impostos seguirão com a Regra em branco, se a linha tiver alguma Regra alocada, no momento de adicionar o Registro o valor do imposto "lê" a linha na qual ele foi calculado e pertence (linha do item como referência) e adiciona automaticamente esta Regra no campo devido para contabilizar sem erros (independente do tipo de conta).

Essa solução seria a mais óbvia!

Agradeço

jerryjanda
Community Manager
Community Manager
0 Kudos

This thread is from nearly 10 years ago. You're unlikely to get answers in an inactive thread. Try asking a new question instead at https://answers.sap.com/questions/ask.html.

I recommend that you familiarize yourself with https://community.sap.com/resources/questions-and-answers, as it provides tips for preparing questions that draw responses from our members. Feel free to take our Q&A tutorial at https://developers.sap.com/tutorials/community-qa.html as well, as that will also help you when preparing questions for the community.

Kind regards,

--Jerry

Moderation Lead

tradução do google

Este tópico é de quase 10 anos atrás. É improvável que você obtenha respostas em um tópico inativo. Tente fazer uma nova pergunta em https://answers.sap.com/questions/ask.html.

Recomendo que você se familiarize com https://community.sap.com/resources/questions-and-answers, pois fornece dicas para preparar perguntas que geram respostas de nossos membros. Sinta-se à vontade para fazer nosso tutorial de perguntas e respostas em https://developers.sap.com/tutorials/community-qa.html, pois isso também ajudará você a preparar perguntas para a comunidade.

Atenciosamente,

--Jerry

Líder de Moderação