cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Como migrar partidas em aberto com imposto retido (acumulado) no pagamento via FI?

Former Member
0 Kudos

Oi Pessoal,

Estou com um problema na retenção de impostos, agradeço quaquer ajuda!

É o seguinte: Imposto retido no momento do pagamento pro Fornecedor com acúmulo, ou sjea, a retenção só ocorre se tiver pagamentos para o mesmo fornecedor dentro do mesmo mês com valor maior que 5.000,00 reais.

Exemplo no legado (SAP – TAXBRJ):

  1. Fornecedor “X” – 3000,00 – Pagamento em 10/01/15 – Sem retenção - OK
  2. Fornecedor “X” – 2500,00 – Se pagar dentro de Janeiro será feito retenção com base no total de 5.500,00, logo 255,75, valor líquido a pagar pro Fornecedor = 5.244,25.

Vamos supor que essas partidas estejam em aberto e portanto precisam ser migradas pro SAP via FB01.

Eu testei e o resultado foi:

  1. Fornecedor “X” – 3000,00 – Pagamento dia 02/02/15 – Sem retenção - OK.
  2. Fornecedor “X” – 2500,00 – Pagamento dia 05/02/15 – Sem retenção - Incorreto.

Percebi que após pagar as duas, o montante base não foi atualizado na tabela WTAK campo J_1BWHTRB02, acredito que é por causa da configuração do tipo de imposto (CA) “Base armazenada na Nota Fiscal”, então eu acho que o campo é atualizado com base no Montante Base gravado na NF (J_1BNFSTX), suponho que seja isso porque se eu fizer o mesmo teste usando MIRO a acumulação ocorre corretamente.

Resumindo: Quando eu faço a carga por FI eu não tenho o campo NF, por consequência não terei o Montante Base, portanto nenhum imposto será retido. A pergunta é: Alguém tem alguma ideia de como fazer essa carga considerar a acumulação corretamente.

*ECC 6.0 – TAXBRA

Muito obrigada por qualquer ajuda, dica, comentário....

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Soraia,

esse é um problema ocasionado devido a impostos federais gerados por Condition types. As bases e montantes a lançar não são definidas nos impostos retidos na fonte apliados.

Por isso, embora os dados mestres estejam devidamente atribuídos aos tipos e códigos de impostos, o documento traz valor zero, já que a FB01 não gera Nota Fiscal.

Existem algumas soluções pra isso:

1 - fazer a migração pela FB01. Em seguida realizar uma atualização pela FB02 nas informações de imposto retido. Com esse preenchimento manual o PCC ficará planejado para o momento da Baixa.

2 - Configurar Tax Type e Tax Code para imposto com base no FI (sem condition type). Dessa forma todos os fornecedores iriam receber o PCC para migração de dados. Após a migração de dados, os fornecedores iriam retornar para o PCC com base na NF. A transação XK99 faz isso. Em seguida o programa RFWT0010 elimina as incosistências dos documentos.

3 - Realizar a modificação do customizing do PCC para fazer a migração. Após os documentos serem criados com dados de FI, modificar o customizing novamente para base da NF. transação S_ALR_87003266 (Minha recomendação)

4 - Lançar o valor líquido de cada nota pela FB01 (com PCC descontado) E lançar os impostos diretamente na conta razão de recolhimento na migração de GL. A contabilidade irá fazer a apuração pelos valores da nota fiscal e modificar os saldos remanescentes de impostos nos períodos cotnábeis. Esse é o método mais utilizado)

Fique a vontade para comentar.

Former Member
0 Kudos

Oi Marssel,

Obrigada pelo seu tempo.

Referentes os pontos que vc levantou:

1 - Já fiz esse teste, o resultado foi:


Montante = 3000,00 (Informações IRF: Base IRF 3000,00 + Mont. IRF 90,00), se eu fizer o pagamento vai reter 90,00 e esta incorreto, pois não considerou o acúmulo de 5000,00.


2 - Não entendi muito bem o que fazer, por favor me da mais detalhes.


3 - Tb já fiz esse teste, o resultado foi:

Configuração por FI grava em outros 2 campos da WTAK (WT_BS02 e WT_WT02) quando volta pra PCC com base na NF grava em outros campos (J_1BWHTRB02, WT_BS02 e WT_WT02), pelos testes que fiz, percebi que só o campo J_1BWHTRB02 é considerado como "controle" de acúmulo, portanto não considerará as partidas que entraram por FI.


4 -  Se entendi correto, não é pra levar em consideração o acumulo em si, é pra reter na fatura qualquer valor mesmo que abaixo de 5000,00. Tá mas e se o Fornecedor só tiver um pagto no mês de 2000,00 o correto seria não ter nenhuma retenção, se reter nesse caso estaria incorreto, não? Desculpa não estou certa se entendi claramente.


Mais uma vez obrigada.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Soraia,

Vou comentar as 4 opções que dei para realizar essa migração:

1 - Migrar pela FB01 e modifciar pela FB02 -> Entenda que isso é um preenchimento manual do imposto exclusivamente para migração de dados. Vc terá que escrever os impostos de acordo com a Nota Fiscal ou sistema legado. O SAP não fará cálculo aqui, pois seja lá o que for que estiver preenchido no montante, será lançado.

2 - Nesse ítem vc iria duplicar a configuração de imposto retido na fonte: 1 configuração para Base na Nota Fiscal; 1 configuração para Base em FI.

Existem projetos que não permitem modificar customizing na etapa de migração, portanto vc teria que realizar duas customizações para a carga de dados, e no final modificar todos os Dados Mestre para o IRF com base na Nota fiscal para seguir o processo normal.

3 - O campo J_1BWHTRB02 é alimentado nos 2 processos. Para Base da NF tem mais campos, pois as conditions da Nota traz o PCC separado. O acúmulo é tratado da mesma forma. É uma boa opção e dá certo, sim. Os acúmulos são sempre nos pagamentos, portanto a medida que o PCC é lançado a tabela WTAK vai se atualizando.

4 - Esse processo é como o ítem 1 acima. É tudo manual. Esqueça o sistema para realizar cálculo de acúmulo. Você deve preencher a planilha com os devidos valores líquidos para o Financeiro, e os valores referentes aos impostos deverão entrar na migração de GL.

Former Member
0 Kudos

1 - Essa opção eu descartei, pois não considera acúmulo, é o que vc disse, "...preenchimento manual do imposto exclusivamente para migração de dados. O SAP não fará cálculo aqui, pois seja lá o que for que estiver preenchido no montante, será lançado".

2 - Entendi e tive que descartar tb, pois o fato de carregar por FI não gravará informação de Montante Base na J_1BWHTRB02,que é a tabela que controla o acúmulo.

3 - Ai fiquei curiosa quando disse que o campo J_1BWHTRB02 é alimentado nos 2 processos, pois nos testes que eu fiz, somente quando há NF! e nem sei como faria isso, mas falando grossamente só se a carga fosse por MM que essa tabela seria atualizada no momento do pagto. Por FI, aqui, não é, e nem consigo afirmar se esta correto, precisaria encontrar algum lugar onde isso funciona, talvez falta alguma nota, não sei.

A minha impressão é que a SAP mudou a tabela onde grava a base do imposto, acho que é caracteristica da TAXBRA, mas no passado me lembro disso funcionando pela WITH_ITEM.

4 - Tá. Vou deixar de stand by essa solução manual, mas ainda preciso estressar esse assunto via carga, pois o volume é alto.

Muitissimo obrigada!

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Por favor dê uma olhada nos meus comentários:

1 - Considera sim acúmulo na WTAK. O que não considera é o cálculo, que deverá ser calculado na planilha que será preenchia na 2 carga na FB02, após a 1 carga na FB01.

2 - Tanto lançamentos em FI quanto em MM carregam a tabela de acúmulo para todos os campos relevantes. O único fator que determina isso é customizing para "Acúmulo mensal". Sem falar que o PCC não é obrigatório na Nota.

3 - Há de se rever como foi feito o teste. O sistema foi desenhado para lançar e acumular imposto no pagamento para duas bases: Nota Fiscal e tabelas de FI.

O SAP Não mudou a tabela. Ela é a WITH_ITEM. Acontece que os montantes do PCC não são armazenados a menos que vc compense o documento.

4 - Atenção para a palavra "manual". A migração de dados é em massa e automática. Manual é apenas o cálculo de imposto e valor líquido a pagar a ser preenchido na planilha de carga. Isso quer dizer que pode-se processar volumes altos.

Att,

Former Member
0 Kudos

Oi Marsell,

Desculpa abusar da boa vontade, não consegui anexar um arquivo por aqui, disponibilizei o teste através desse link: Microsoft OneDrive - Access files anywhere. Create docs with free Office Online.

agradeço se conseguir dar uma olhada.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Olá Soraia, vi todo seu teste. Estava um pouco extenso, mas está bem detalhado .

Faltou um teste, gerar a fatura com base nas tabelas de FI. Ela atualiza o campo do acúmulo, mesmo sendo na FB01.

A conclusão é de que quando os impostos são inseridos manualmente, o campo J_1BWHTRB02 não é atualizado. Apenas o WT_BS02.

Veja meu teste abaixo:

Transação F-53

Vermelho -> Cálculo automático de WHT

Azul -> WHT modificado manualmente na FB02


Telas: 1) e 2)



1)

No primeiro momento slecionei duas faturas > 5000,00 e só apareceu 3,00 de WHT inseridos manualmente. O sistema só considera os 3920,00 que são menores que 5000,00

2)

No segundo momento são selecionadas 3 faturas. 2 faturas não foram modificadas, logo o sistema faz o cálculo em cima da base de 9002,00 e exibe o imposto correto de 418,59. Neste cálculo foi desconsiderada a fatura modificada manualmente.

Recomendação:

Eu diria que das 4 opções para migração, só a primeira iria dar incosistência no acúmulo. As outras 3 opções não prevêem modificação manual nos impostos. A 3 é muito boa, por ser mais rápida. Eu mesmo já utilizei a 3 e 4.

boa sorte

Former Member
0 Kudos

Pessoal

Só para conhecimento.

Encontrei a nota abaixo que fala da criação do campo "Entrada manual da base IRF"  WT_BASMAN na tabela de WITH_ITEM para controla o imposto manual.

744811 - FB02 : Manual w/tax data

http://service.sap.com/sap/support/notes/744811

Symptom

In your company code, extended withholding tax is activated. You are posting a document where the w/tax base amount as well as the w/tax amount are entered manually. After posting, you change the w/tax base amount manually (transaction FB02). When paying the document you find that the w/tax amount is not the amount entered manally but the amount is calulated (because the manually entered w/tax amount was deleted during changing the w/tax base).

Um Abraço

Artur

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Boa tarde.

Sou consultor MM e estou com um problema semelhante ao assunto mencionado.

No meu caso a tela da MIRO não esta trazendo os códigos de impostos, exemplo o código C1 que refere-se ao CA.

Já verifiquei toda a configuração dos impostos retidos e não encontrei nada que possa estar errado.

Alguem poderia me ajudar a resolver este problema.

Grato,

Gustavo

Former Member
0 Kudos

Bom dia, Soraria.

Quando vc faz a carga pela transação  FB01(bacth input) o campo BASE IRF( AWT_BS1 ) tem que ser preenchidos para SAP calcular os impostos. Se esse campo estive com (zero) não será descontado imposto no pagamento.

Campo BASE IRF( AWT_BS1 )  preenchido deduz impostos.

Campo BASE IRF( AWT_BS1 )  zerado não deduz impostos.

Existem alguns pré-requisitos para a retenção no pagamento.

  1. Os fornecedores estarem com flag de impostos marcados.
  2. As configurações de impostos configurados SPRO para reter no pagamento
  3. Conceitos de Impostos Retidos na Fonte (MP135 e LC116) http://scn.sap.com/docs/DOC-25761

Um Abraço

Artur

Former Member
0 Kudos

Oi Artur,

Primeiro obrigada pelo seu tempo em tentar ajudar.

A cerca dos seus exemplos:

1. O primeiro print é um documento criado via MM ou FI?

2. Imagino que o seu código CA seja aquele sugerido pela nota, ou seja, COFINS no pgto, com acúmulo, base 100% com origem da base armazenada na NF e portanto a alíquota é informada na J1BTAX. Vc já teve a oportunidade de lançar 2 faturas em FI +- como eu citei no post? E observou se ao pagar a segunda, a retenção ocorre corretamente?

Mais uma vez agradeço seu help.

Former Member
0 Kudos

Bom dia, Soraia

1) É MM.

2) Sim J1BTAX.

FB01

Quando fazemos o lançamento manual pela transação FB01 o SAP já que preenche o campo BASE IRF( AWT_BS1) com o valor.

Caso algum partida de fornecedor não tenha retenção o  campo  BASE IRF( AWT_BS1) é zerado e o pagamento acontece normalmente.

 

Caso precise de qualquer outra informação estou disponível!


Um Abraço

Artur


Former Member
0 Kudos

Oi Artur,

Então:

1) Se eu tb fizer um lançamento via MM, o acúmulo funciona corretamente

2) Ok como esta aqui tb.

Quanto a carga via FB01 eu já fiz alguns testes informando essas bases, não deixei base em branco em nenhum momento, se não realmente não tem retenção, mas o ponto é cumulatividade em partidas entradas via FI (carga).

Comportamento atual é:

Teste 1 - Montante = 3000,00 (Informações IRF: Base IRF 3000,00 + Mont. IRF 90,00), se eu fizer o pagamento vai reter 90,00 e esta incorreto, pois não considerou o acúmulo de 5000,00.

Teste 2 -  Montante = 3000,00 (Informação IRF: Base IRF 90,00 + Mont. IRF 0,00), se eu fizer o pagamento não haverá retenção - Até aqui correto, PORÉM,....ao pagar uma outra partida com montante = 2500,00 (Informação IRF: Base IRF 75,00 + Mont. IRF 0,00) não houve retenção tb, portanto incorreto, pois deveria somar 3000,00 + 2500,00 = 5500,00 e reter 165,00.

Me parece que a Base IRF que é gravada na tabela de acúmulo WTAK-J_1BWHTRB02 vem da tabela J_1BNFSTX, ou seja, tabela de NF e quando eu faço carga via FI eu não tenho NF.

Continuo te agradecendo pela atenção!

Former Member
0 Kudos

Soraia Oliveira, boa tarde.

Ótimo no que precisa estou aqui para ajudar.


Por favor você poderia fazer uma um teste? fazer a carga na FB01 com   Base IRF  com 0 (zero)  , Mont. IRF com 0 (zero) e pagar essa fatura.


Obrigado,

Artur

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Soraia,

vc leu meu comentário abaixo?

Former Member
0 Kudos

Li, respondi tem uns 10 minutos. Obrigada!

Former Member
0 Kudos

Oi Artur,

Eu fiz o teste, mas ai que não retem nada mesmo. rsss

Obrigada!

Former Member
0 Kudos

Soraria,

Quando fizemos a carga na  FB01 das partidas dos sistemas legados.  Preenchemos  os campos 

Base IRF, Mont. IRF  com o valor  informado pelo sistema legado na planilha de bacth input.

Para os casos que não tinha retenção foi informado 0(zero)  Base IRF e  Mont. IRF.

Caso a pergunta tenha sido respondida por favor finalizei a questão.

No que precisar estou para ajudar!

Um Abraço

Artur

Former Member
0 Kudos

Oi Artur,

Eu já fiz dessa forma tb, mas não tinha cumulatividade.

A pergunta ainda não foi respondida, agradeço vc e o Marsell que estão contribuindo bastante, mas infelizmente ainda esta aberto, mas assim que eu encontrar alguma solução eu informo e finalizo a questão.

Former Member
0 Kudos

Soraria,Boa noite

Aqui no  projeto  tivemos os problemas da acumulação o PCC errado.

Uma  das soluções foi revisar a notas abaixo.

CI BR: CBT - Condition-Based Tax Calculation Brazil   -http://service.sap.com/sap/support/notes/1706309

Brazil : Withholding tax accumulation for CBT

http://service.sap.com/sap/support/notes/916003

Basic Customizing for MP135 and ISS legal change Brazil

http://service.sap.com/sap/support/notes/747607

Um Abraço

Sucesso!!

Former Member
0 Kudos

O ponto é que não posso dizer que há problema na acumulação, pois o PCC funciona corretamente, SE entrar via MIGO / MIRO. O problema esta na migração via FI.