cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NF-e 10.0 - Processo de Subcontratação.

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Estou com dificuldades em implementar o Processo de Subcontratação e peço a quem souber, uma indicação para solução dos erros encontrados.

Sobre o Processo de Subcontratação, em linhas gerais, se resume em disponibilizar componentes para industrialização e receber o material acabado e o retorno simbólico desses componentes.

O processo no SAP inicia com um Pedido de Subcontratação(L) e a saída desses materiais é realizada pelo movimento 541 (MB1B).Tanto o material subcontratado, quanto seus respectivos componentes possuem Reg Info. Para finalizar esse processo no SAP, é realizada entrada do material (MIGO), movimento 101, e a baixa dos componentes na MB04 e  MIRO.

Hoje, com a implemetação da NF-e 10.0, configuramos o processo de subcontratação, que se divide em 3 modalidades:

SUBCON1A - > Processo com 1 NF-e: No mesmo XML da NF-e, terá o ítem referente ao Serviço pelo Produto acabado(CFOP 5124/5125) e terá outro item referente ao Componentes(CFOP5924/5925), onde, eu entendo que, o SAP deveria entrar com o produto final (mov. 101), fazer a baixa dos componentes(mov.543) e lançar a fatura.

Cenário: Quando configuramos o processo a partir do CFOP, o CFOP 5125/5124 determina o processo SUBCON1A, e o CFOP 5924/5925 determina o Processo SUBCON2C, e ao tentar receber o XML da NF-e com os dois CFOP's, o monitor não identifica o processo e devolve erro, porém, se recebo o XML com um único CFOP(5124), ele determina o processo SUBCON1A e conclui todas as atividades, porém não dá baixa nos componentes.

SUBCON2C -> NF-e Devolução Simbólica, estamos tentando utilizar esse Processo para Subcontratação com 2 NF-es, como solução por não termos conseguido dar a baixa dos componentes pelo Processo SUBCON1A, e como o material que estou utilizando possui controle de lote, o processo me devolve o erro "Enter Bacht", e novamente, processo parou sem solução.

SUBCON2D -> Processo determinado para receber subcontratação em 2 NF-e's.

A saber que aplicamos a BF LOG_MM_OM_1

Desde já agradeço.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

0 Kudos

Bom dia !!! Olha, apanhei muito para fazer o processo de subcontratação funcionar ... mas existem algumas premissas de processo que devem ser atendidas ... segue abaixo algumas dicas ou pontos que tu pode verificar ... Espero que ajude... => No processo da subcontratação, os itens de retorno ( simbólico) devem estar marcados como estatísticos, caso contrario o sistema acusa erro e o processo não pode ser continuado. =>Também ocorre uma validação de tributação nos itens de retorno. Eles não podem conter impostos, caso contrário um erro é acusado. => Para esse processo também deve ser definido os CFOP s que devem ser contemplados no cenário B2B para o processo de compras. => As tag e deve estar preenchidas no xml  para todos os itens do XML. ( componente e item simbólico de retorno). => certifique-se que a categoria de item está atribuida corretamente aos CFOPs de retorno simbólico e retorno de subcontratação não utilizado na tabela /XNFE/V_CFOPCAT. => Outro ponto que é importante, é a tag da nota de referência do retorno. Porque o GRC valida todas essas informações. Então quando tu faz um 541 com os componentes tu emite uma nota que deve ser aprovada no Sefaz. A chave de acesso dessa nota deve constar na tag da nota de referência. Ou seja, tu tens que ter a nota de saída no teu ambiente e aprovada e a mesma deve estar no XML do fornecedor na hora do retorno. => tua lista técnica esta correta ? => certifique-se das unidades de medida na CUNI (no SAP e no GRC) => Quanto ao lote ... Estava em um cliente (QUÍMICA) e eles tem a necessidade de entrar o lote do fornecedor e também fazer uma partição de lote. Nesse caso tivesmo que desenvolver um monitor Z , onde temos as informações da inbound criada pelo GRC. Nela entramos data de produção, data de vencimento, lote, etc. Atualizando esses dados na remessa e depois fazendo a EM pelo Monitor Logístico. => também pode ir pelo caminho de criar um novo componente webdynpro ... conforme o link. http://scn.sap.com/docs/DOC-56444 => como esta sendo teu teste ? com XML de produção ? ou tu tens como gerar o XML para teu teste ? abras

Former Member
0 Kudos

Everton, bom dia!!

Antes de tudo, muito obrigada pelo retorno e por sua ajuda!

Sobre meus testes: Para o integrado utilizo o xml da produção, para os testes unitários estou gerando meus próprios xml´s...

Sobre as dicas que vc me deu, existe uma que acredito não estar em conformidade, que é a chave de acesso da nf de origem, que é o resultado do mov 541, onde eu poderia incluir essa chave na J1B1N, levando-se em consideração que estou simulando a NF-e do Fornecedor?

Mais uma vez, muito obrigada!

0 Kudos

Opa ... Quando eu faço esse teste ... eu faço do mesmo ambiente ! Ou seja, tenho o mesmo "CNPJ" cadastrado como cliente e como fornecedor ... então faz assim: => faz a MB1B com o 541. => faz a entrada dessa nota no ambiente (pode ser writer) => quando tu fores criar o XML da nota de saída (cfop 5124), no docref tu tens que colocar o docnum da nota que tu deu entrada. Assim tu vai ter uma nota de saída, onde estará referenciando a nota que tu "recebeu" ... assim que eu faço pelo menos ... att

Answers (0)