cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Exceção de ICMS funciona para alíquota e base mas não para texto fiscal

former_member273404
Discoverer
0 Kudos

Olá pessoal!

Estou com uma situação curiosa em um cenário de venda. Trata-se de uma venda de sucata onde existe uma exceção de ICMS para zerar o imposto e alterar o direito fiscal do mesmo. Foi utilizado o grupo de impostos 65, que usa como parâmetro somente o Código do IVA, campo MWSKZ.

Esta venda em questão está utilizando o IVA YF na condição IBRX, tem como estado origem ES e o estado destino do parceiro também é de ES. Desta forma, foi cadastrada a exceção com os parâmetros abaixo:

Origem = ES

Destino = ES

IVA = YF

Taxa = 0

Base = 0

Texto ICMS = 335

O sistema está determinando corretamente a taxa, base e texo na pricing (ICVA, ICBS e ICLW), porém não altera o texto fiscal na aba País, que originalmente está IC0 e deveria ter sido alterado para 335.

Depois de muito verificar, sem sucesso, o cenário e os parâmetros para tentar identificar algo que pudesse causar o erro, resolvi debugar os programas para entender a causa. Cheguei na função J_1B_SD_TAXLAW, que é chamada pelos includes de OV quando da criação da venda. Percebi que nesta função o parâmetro referente ao IVA (campo MWSKZ) não está considerando o valor da condição IBRX (YF) e sim o código de imposto que é determinado na aba País e que neste cenário é o I1. Além disto, ela também não considera o parceiro recebedor da mercadoria e sim o emissor e no caso desta minha venda específica, o estado destino muda de um para outro. Com isso, a exceção do grupo 65 não é encontrado e o texto não é alterado.

Poderiam me ajudar a entender esta situação? Como devo proceder neste caso, onde preciso de alterar a taxa, base e o texto fiscal do ICMS?

Se eu não tiver sido claro nas explicações acima, é só falar que tento explicar melhor.

Desde já, muito obrigado pelo apoio de sempre!

Atenciosamente,

Claudiston JUNIOR

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Ola Junior


Por favor dê um feedback na discussão e se for o caso encerre a mesma selecionando Correct Answer e/ou Helpful Answer para as respostas que lhe ajudaram.


Saiba mais sobre como encerrar uma discussão no link abaixo:

http://scn.sap.com/community/portuguese/blog/2014/06/23/encerrar-uma-discuss%C3%A3o-todos-devemos-fa...



Grato

Eduardo Chagas

[Moderador SCN]

Former Member
0 Kudos

Ola boa tarde Claudiston,

Normalmente, o campo MWSKZ é usado por MM nas exceções dinâmicas, no SD quando usamos esse campo como chave causa inconsistências no processo.

Já trabalhei com esse campo nas exceções para SD, porém duas ações foram necessárias:

1) Criar o mesmo código de SD como se fosse um IVA (J1BTAX - codigo de imposto MM)

2) Ajuste abap de uma linha na MV45AFZZ e RV60AFZZ usando o campo J_1BTXSDC como parâmetro.

Dessa forma tudo foi determinado corretamente na aba País e nos registros de condições, tanto na ordem de venda quanto na fatura.

abs

Ruy

former_member273404
Discoverer
0 Kudos

Oi Ruy!

Obrigado por seu posicionamento sobre este problema. Estive verificando algumas outras exceções minhas e percebi que tenho outros grupos, que usam o campo código do IVA ou não como chave, que também estão com problema na hora de alterar o texto fiscal de ICMS na OV.

Sabe de algum problema que pode causar este tipo de erro?

Para o caso em questão, verifiquei que temos uma automação Z parcialmente criada, que precisará somente de alguns mínimos reparos para funcionar como necessário, portanto irá ser resolvido em breve.

Valeu!

Atenciosamente,

Claudiston JUNIOR