cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Nota fiscal autorizada no SAP e cancelada pelo usuario na SEFAZ

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Um usuário reporta-me um erro em SAP. A NF-e foi lançada e aprovada pela SEFAZ o dia 20/5, enquanto a NF já tinha sido cancelada pelo emissor na SEFAZ o dia 19/5. Hoje em dia consulto a chave de acesso no lugar da SEFAZ e aparece com estado "Nota Fiscal electronica cancelada pelo emitente". Em SAP, aparece-me como autorizada pela SEFAZ.

Minha consulta é, pode ser realizado desde SAP uma validação com SEFAZ sobre o estado da Nota Fiscal do emitente prévio ao envio de autorização?

Porque SEFAZ não verificou este estado dantes de me autorizar a NF-e em SAP?

Algum teve o mesmo problema?

Muito obrigado.

German

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Ola Germán, bom dia!!!

Pelo que entendi voce reporta uma NF-e emitida dia 20/05 e cancelada na SEFAZ dia 19/05, mas isto não seria possível gerando erro na solicitação de cancelamento, uma vez que a NF-e somente pode ser cancelada depois que a NF-e foi aprovada, respeitando o prazo máximo de 24hs depois de sua autorização.

Você chegaste a verificar se as datas no sistema estão corretas? Pergunto pois a SEFAZ rejeitaria uma solicitação de cancelamento de uma NF-e que não tenha sido autorizada.

Você esta emitindo NF-e com layout da 2.0 ou 3.10?

Att.

Karen

Former Member
0 Kudos

Bom dia Karen

Pelo o que eu entendi, o problema dele, é referente a um Fornecedor ter enviado uma NF-e que posteriormente foi cancelada e ele não foi avisado.

Assim, ele lançou no SAP (Monitor inbound), a dúvida é:

1 - o SAP não faz a verificação automática da Chave de Acesso da NFe com a SEFAZ, certo?

2 - tem uma forma do SAP verificar automaticamente essa Chave de Acesso com a SEFAZ, se sim, é standard?

Acredito que a dúvida dele seja essa.

Confesso que fiquei curioso sobre isso também.

Abraço.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Giovani/Karen/Eduardo,

O que descreve Giovane é o que esta sucedendo com a Nota Fiscal. SEFAZ aprovou em SAP uma Nota Fiscal que previamente foi cancelada pelo emissor.

Estou usando XML 2.0

Obrigado.

German

Former Member
0 Kudos

Prezados, bom dia!!!

O cliente utiliza automação de entradas?

Att.
Karen
Former Member
0 Kudos

Oi Karen,

Não, não utiliza automação de entradas. Quando criámos a NF em SAP, o emissor já habia cancelado a NFe em SEFAZ e nós enviamos a autorização desde o monitor de NF-e em SAP. SEFAZ respondio como "Autorizada". Mas tempo depois nos multo porque estabamos enviando NFe canceladas pelo emissora. Necesitariamos validar a NFe dantes de ser enviada pelo monitor.

Obrigado.

German

Former Member
0 Kudos

German,

Se eu entendi, a empresa não verifica o status antes de lançar no ERP. Se o fazem, verificam o status no monitor de entrada quando é na verdade o status do momento que receberam o xml. Ainda me parece  que  não receberam o xml de cancelamento.

Segue algumas alternativas:

- por procedimento verificar status manualmente no website sefaz antes da entrada da mercadoria;

- deixar a etapa de verificação do status como manual e disparar através do monitor de entrada ;(fiscal workplace)

- solicitar ao seus fornecedores para enviar o xml de cancelamento;

- conferir no fiscal workplace se o mesmo foi recebido
Att.
Karen

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Germán

Até onde eu conheço, o SAP não verifica junto a SEFAZ, se a NF-e correspondente a Chave de Acesso e XML enviados para sua empresa continua com o Status Aprovada, ou se por algum motivo foi cancelada.

O SAP só faz a verificação do XML, verificando se o Status dele está "Aprovado".

Cabe ao usuário que está efetuando a entrada da NF-e consultar o SEFAZ ou o Portal Nacional de NF-e, para verificar o Status da NF-e, com a Chave de Acesso, antes do lançamento da mesma no SAP.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Former Member
0 Kudos

Obrigado Karen.

como posso configurar a NFe para:

deixar a etapa de verificação do status como manual e disparar através do monitor de entrada ;(fiscal workplace)


Att.

German

Former Member
0 Kudos

Germán,

Me permite uma correção, a SAP permitia realizar isto manualmente, mas infelizmente foi bloqueado

O que recomendaria para sua empresa seria adquirir o produto da SAP de automação de entradas que oferecem varias vantagens, tais como:

- possibilidade de verificar inconsistências e problemas no XML antes do envio da mercadoria, pois o fornecedor envia o XML previamente aguardando aceite do seu cliente;

- agilidade no processo de recebimento, pois o XML ja foi previamente validado;

- recebimento mais agil da mercadoria ja que o processo de automacao facita e torna agil varios processos no recebimento;

- realizar os eventos de manifesto do destinatario;

- controle e verificacao de status da NF-e evitando recebimento de NF-e canceladas;

- garantir o recebimento de todos XMLs emitidos pea empresa conforme menciona legislação....etc...

Espero que ajude...

Att.

Karen

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Giovani/Karen/Eduardo,


Obrigado pela ajuda!


Att.

German

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Germán

Como vocês não tem a automação ou outra solução o jeito até lá é o pessoal fazer a verificação diretamente no site da SEFAZ.

Conforme o Giovane e a Karen comentaram é um requisito legal a verificação do status de autorização antes do lançamento da nota fiscal!


Conheço muita empresa que não faz essa verificação. Cada um sabe o risco que corre!


Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Oi German!

Está estranho as informações pois a SEFAZ retornaria com erro conforma a Karen mencionou.

De que campos estamos falando? Você pode colocar aqui imagens do documento e do XML?

Abraço

Eduardo Chagas