Skip to Content

Archived discussions are read-only. Learn more about SAP Q&A

NFS-e município de São Paulo

Olá.

Estou analisando a possibilidade de desenvolver uma solução para envio de NFS-e do município de São Paulo via mensageria.

1) Teria que criar uma solução "Z" para implementação? A solução seria parecida com a da NF-e 2.00 ou 3.10?

2) Com relação ao sistema de monitoramento, como seria feito isso, teria que ser criado uma tela nova? Esta solução seria parecida com monitor da NFE (J1BNFE)?

Att.

André.

Former Member
Former Member replied

Boa tarde André, segue algumas informações que podem lhe auxiliar na tomada de decisão.

O fluxo das informações são parecidas em relação a NFe (ECC -> Mensageria -> WS-SP).

Do ponto de vista conceitual:

1 - No ECC você irá recuperar as informações, tabular e disponibilizar para mensageiria.

Existe um extrator standard da SAP que gera um arquivo TXT,é interessante analisa-lo a fim de verificar se atende a sua necessidade. Além de recuperar, você precisa em alguns momento reenviar, solicitar cancelamento e outros.

2 - Mensageiria efetua comunicação e retorna informações pro ECC.

Importante sincronizar as informações da prefeitura com ECC, ja vi algumas soluções que apenas enviam as informações para Prefeitura.

Se você quiser seguir pelo caminho do "é mais rápido", pode ser feito uma adaptação no produto de NFe, no entanto demanda um conhecimento mais apurado para não impactar no funcionamento do produto.

Do ponto de vista técnico:

1 - A mensageiria será PI/XI, .NET, C#, e outros.

2 - Volumetria de dados (Quantidade de dados trafegados, quantidade de dados armazenados).

3 - Periodicidade de comunicação (online, schedule).

Opinião pessoal:

Se a empresa emite apenas NFSe para SP, recomendo utilizar as estruturas standard do ECC, se ela emite para mais de 1 município, recomendo desenvolver uma solução flexível para atender TODAS as cidades. Esse desenvolvimento/solução implicaria em:

1 - Criar um fluxo de documentos de vendas, ativando a parte de localização Brasil e com nota fiscal não eletrônica. (O numero de 6 posições é para atender a RPS, o numero da nota quem disponibiliza é a Prefeitura, devido isso, você pode criar uma tabela de controle para relacionar essa informação, logo abaixo eu descrevo sobre a tabela de controle).

2 - Criar um programa extrator de dados. Ele seria agendado através de JOB, onde tem o papel de pegar as informações no SAP, gravar em uma tabela de controle, e enviar através de RFC/SPROXY para mensageiria.

3 - Desenvolver a mensageiria para comunicar com a Prefeitura, retornar as informação para o ECC e gravar na tabela de controle. (Garantir que todo pacote recebido, será processado e retornado para o ECC).

4 - Criar um painel de acompanhamento de status no ECC, onde recupera as informações da tabela de controle.

Espero ter ajudado em algo nas informações a cima, se quiser saber mais sobre a solução Standard da SAP, check a OSS - 981687 - NFe: For Services in Muncipio Sao Paulo

Arthur Plácido.

0 View this answer in context

Helpful Answer

by
Not what you were looking for? View more on this topic or Ask a question