cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

F110 - Data de compensação (futura)

Former Member
0 Kudos

Aqui onde estou com projeto, sempre fizeram a opção de programar a data futura de pagamento pela F110. O problema é que na "Data de compensação" quando cai no final de semana e feriados, está considerando no documento de compensação a data de pagamento programada na F110, com isso quando consultamos o documento na FB03 por exemplo, na data de compensação, informa a data programada na F110 pelo usuário. Porém esta compensação ocorre no próximo dia útil, e neste caso foi no mês seguinte. Não deveria considerar a Data da compensação efetiva, a que saiu o valor da conta corrente (conta transitória) no documento?

Dia 30/11 foi domingo e a saída efetiva do pagamento foi dia 01/12 conforme print abaixo

Alguém ja pegou algum caso parecido com este?

Accepted Solutions (0)

Answers (5)

Answers (5)

Former Member
0 Kudos

Oi Murilo

Resolveu? Por favor dê um feedback na thread e se for o caso encerre a mesma qualificando as respostas dadas.

Como encerrar uma thread


grato

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

O problema é que são feitos pagamentos via LSMW, em massa, ou então quando o usuário preenche a informação na F110 para, 15, 20, 30 dias ou mais, ele não se atenta se a data irá cair no final de semana ou dia útil, para poder alterar a data de lançamento para o próximo dia útil, e é neste momento que entendo que o SAP tem um "gap". Ele considera a data de lançamento como a data de compensação no documento. Existem algumas notas SAP que tratam deste caso para parametrizar de acordo calendários bancários europeus, ou na nota 953613 que aplica-se a correção para considerar o próximo dia útil na data de compensação, mesmo você informando na data de lançamento sendo um fim de semana ou feriado. Porém aqui não funcionou mesmo aplicando esta nota.

Por isso decidiram criar uma enhancement e colocar isso dentro do programa da transação F110. Ainda não conheci ninguém com um caso parecido, mas com certeza a maioria das empresas devem enfrentar este dilema, quando o volume de pagamentos é muito grande, e deve existir alguma solução standard para estes casos.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Todo pagamento em massa é via F110 mesmo se sua carteira tem "n" itens.

Lá você preenche a data de compensação no campo data de lançamento (do documento de pagamento).

Caso o usuário precise compensar via LSMW, acredito que ele não esteja utilizando a F110. Não faria sentido. Deve ser numa transação de pagamento qualquer, daí neste caso ele deve apontar a data correta no preenchimento da planilha.

Pelo que entendi, a solução que você busca é uma regra de substituição do campo BUDAT - Data de lançamento quando o documento de pagamento for lançado em dia não útil.

você deve checar se suas configurações de calendário estão corretas.

Former Member
0 Kudos

Exatamente, o ideal seria uma regra de substituição do campo BUDAT - Data de lançamento. Veja um exemplo do que está acontecendo atualmente, acabei de realizar uma simulação com a data do dia 25/12.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Sim. O sistema não obedece ano calendário em datas contábeis. O que você inserir alí será lançado. Isso é standard.

Se quiser alterar terá que fazer um desenvolvimento pra isso através de uma user exit com regra de substituição.

Former Member
0 Kudos

Ola Eduardo, agradeço o retorno, mas não funcionou a solução que você enviou. Aplicamos a nota SAP 0000953613 mas também não resolveu o nosso problema

Tivemos que criar uma enhancement e estamos realizando uma alteração direto no SAP.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

É sempre bom dar um retorno nos threads abertos na comunidade. Dessa forma muitos outros irão se beneficiar da solução encontrada, bem como você também dará um retorno a alguém que dedicou tempo para lhe ajudar.

Não entendi qual o problema de gravar o Job da F110 mudando apenas a data de lançamento. O usuário pode fazer isso sem problemas programando um dia útil.

Former Member
0 Kudos

Oi Murilo

Por favor dê um feedback na thread e se for o caso encerre a mesma.

Grato

Eduardo Chagas

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Olá Murilo, tudo bem?

De qualquer forma a data da baixa do título não é o mais importante nesse momento. A data do extrato bancário deverá ser tomada como a data de saída do pagamento. Porém isso dificulta a vida da tesouraria na reconciliação bancária. O ideal mesmo é que a baixa e o extrato estejam com mesma data de lançamento.

Você pode definir a data de compensação na F110 pela data de pagamento.

Veja abaixo o Posting Date

http://architectsap.com/blog/wp-content/uploads/2010/10/APP-parameter.jpg

Neste caso seria necessário definir a programação para um dia útil e rodar.

O que acha?

Att.