cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

BADi Entrada de Material por EWM

Former Member
0 Kudos

Prezados Amigos.

A etapa de entrada de mercadoria pelo processo de GRC será feito pelo EWM, gostaria então de saber se este by-pass poderá causar problemas no restante da validação pelo monitor de entradas e caso isso aconteça haveria uma Badi que pudesse ajudar neste sentido.

Este seria o Cenário proposto pelo cliente.

Recebimentos de mercadorias seriam automatizado (ou seja, precisamos aproveitar BADIs para garantir que as informações DANFE (protocolo número e data) possam ser digitalizados e capturados no ECC de EWN ou IM - ignorarando as verificações de quantidade no GRC). Uma alternativa para a digitalização, seria inserir manualmente e assim capturar as informações.

Alexandre

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Alexandre,

Vc tem o processo standard FLEXPR01 que tem BADI antes e depois da DANFE.

REF: NF-e Process Customer-Specific Business Process with DANFE - SAP Nota Fiscal Eletrônica (SAP Electro...


Não conheço sobre EWM, se puder dar mais detalhes do processo podemos dizer se funciona com GRC ou não.


Abraço

Felipe Leonel Ramasco

MM/GRC

Former Member
0 Kudos

Bom Dia Felipe, tudo bem?

Vamos lá.. Uma Inbound delivery é criada através dos processos de EWM com base num pedido de compras existente, após a criação os steps de EWM são gerados (conferência e alocação nas posições definitivas).

Finalizado os processos do EWM as quantidades estaram dispostas na MMBE e seus depósitos susequentes. Penso que no momento da efetivação do recebimento as quantidades recebidas deveriam ser migradas para o GRC, me corrija se eu estiver enganado.

Obrigado

Alexandre

Former Member
0 Kudos

FElipe, este é o fluxo Standard para o processo proposto.

Obg.

Alexandre

Former Member
0 Kudos

Oi Alexandre

Por standard o recebimento da MIGO pelo SAP NFe (GRC) é obrigatório. Conheço empresas que criaram um Z... copiaram o cenário standard e quando a MIGO é realizada por outro processo eles atualizam o status no SAP NFe como se este estivesse feito. Eu não recomendo, mas enfim...

O fluxo necessariamente não precisa ser como acima, você pode da MIGO gerar as ordens de transporte no EWM. Mas entendo o que querem fazer e a solução é preparada para isso; não somente no EWM mas no próprio WM do LES vc pode operar nessa sequência. O que você precisa observar é:

- Como será tratada uma quantidade a menor? Se entendi, um dos objetivos é apurar a quantidade fisicamente recebida e lançar conforme o físico. Lembre-se que para localização Brasil é obrigatório a revisão de fatura com base na entrada de mercadoria.

- Como proceder caso ocorra algum erro na etapa de revisão de faturas, uma vez que você já fez todo o processo no EWM?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Alexandre,

Acho que o FLEXPR01,te atende no básico, vc pode colocar uma RFC/IDOC na BADI após o Enter DANFE (para teu processo ficar seguro fiscalmente, vc precisa executar a segunda validação da NF-e na SEFAZ) para chamar o processo no EWM e gerar os documentos de material, e ainda tratar qualquer particularidade antes do ENTER DANFE. Não se esqueça que tem que manifestar depois de concluído, então a BADI tem que voltar e continuar o processo.

Eu faria uma derivação do processo NORMPRCH e para fazer uma automação full, com associação pedido item automática, conferencia cega e tudo, dentro do monitor fiscal/logístico.

Para isso vc vai precisar criar todo os fluxos e regras nas tabelas standard:

Veja o processo que criamos aqui:

SIGNATUR

AUTHORIZ

NPURVALD

POASSIGN

RECDANFE

AUTHGRPT

CHCKER01

GRPZGLOC

CHCKER02

CHCKMU01

NFESMLGG

CHCKER03

IVPOSTNG

CHCKER04

SENDOPCO

Note que tenho varios passos Z's

Abraço

Felipe Leonel Ramasco

MM/GRC

Answers (6)

Answers (6)

0 Kudos

Bom dia Alexandre,

Desculpa a demora, mas estava fora da empresa nos últimos dias.

Estava analisando o fluxo que tu anexou acima. E pelo o que entendi tu gostaria de atribuir uma inbound já criada pelo EWM no momento do da atribuição do PO  ( POASSIGN) ?

Olha, eu acho que talvez usando a badi  BAdI: atribuição nº de pedido e item de pedido tu consiga usar para localizar o pedido de compras, a inbound criada para essa PO e ao invés de fazer uma bapi da INBOUND_CREATE , faria uma inbound_change ou update ...

Um ponto que fiquei com dúvida ... é se o recebimento do XML ocorre antes de mercadoria, logo teremos uma inbound criada ... porque não manda essa informação para o EWM ?

Não sei se entendi bem o teu cenário ... Mas porque tu teria uma inbound já criada ? 

abraço

Former Member
0 Kudos

Opa Everton, tudo bem? Tranquilo mas segue o Fluxo detalhado pelo Lider de EWM.

1. O fornecedor envia o ASN (EDI) para o ECC com referência a um programa de remessas.

2. Uma Inbound Delivery é criada no ECC e replicado para EWM. O Inbound channel entrega de informações sobre as quantidades que foram entregues e o número destas são atualizados no relatório de Inconsistências.

3. Se a Inbound Delivery é entre as empresas do grupo (ou seja, uma importação) um Inbound Shipment é criado no ECC e os recebimentos são atribuídos à este Inbound Shipment.

4. Se a Inbound Delivery é de um fornecedor local um Inbound Shipment é criado e os recebimentos são atribuídos este Inbound Shipment.

5. As transferências são enviadas para EWM para criar Ordens de Transportes.

6. Quando a Ordem de Transporte é confirmada o GR é lançado contra esta Ordem de Transporte no EWM que em seguida, envia esta confirmação para o ECC para cada Inbound Delivery.

Quanto ao recebimento do XML esperamos que seja após ao envio do ASN já com o Schedule Agreement atribuído a este.

Dependendo do cenário vou usar a BADi correspondente e assim dar como solucionado a questão, vou manter a thread aberta para que assim todos acompanhem a situação desde requerimento.

Abraços

Alexandre

0 Kudos

back ...

confirmando a informação pessoal ...

O EWM recebe a quantidade da Inbound (exemplo: 100 unidades da nota fiscal), então ele gera uma tarefa (OT) das 100 unidades.

Na confirmação da OT, o operador da empilhadeira identifica a diferença de 5 a menor ...

então ele confirma as 95 no endereço determinado pela regra do EWM e as outras 5 unidades em outro endereço ( de diferenças).

Essa diferença fica em um monitor do EWM para ser tratado depois pelo MM  ...

Mas o EWM devolve para o MM a entrada das 100 unidades. 

abraço ...

Former Member
0 Kudos

Esquia,

Esse processo que está fazendo é o de Compra com pedido? (cenário com mais automação)

Essa contagem está fazendo direto no EWM ou tu integrou com o monitor logístico que tem a mesma finalidade??

E quando o processo foi concluído via GRC, como fico a MIRO?

Abraço

0 Kudos

Felipe,

Ainda não realizamos esse projeto ... aqui na primeira onda, vai entrar o EWM + o Sistema Legado. Na segunda, com previsão para o ano que vem entramos com o SAP e o GRC Inbound.

Mas teremos esse cenário que comentaste acima. Na verdade teremos todos os processos standard do Inbound ( compra, transferência, subcontratação, compra Ent Fut, e ainda vamos desenvolver algumas automatização com o processo FLEX.)

O que eu comentei no outro post foi a ideia do que faremos aqui ... uma vez que na primeira onda vai ocorrer a integração do EWM com o sistema Legado, para o segundo momento vamos integrar com o GRC Inbound.

Mas a ideia será de ter a inbound criada pelo Monitor Fiscal do GRC ,a contagem feito pelo o EWM  que deve comunicar com o Monitor Logístico do GRC e finalizar o processo ( fazendo a EM, EF e registrando a nfe)

Isso tudo é uma ideia inicial ... depois veremos tecnicamente como seria melhor trabalhar com o GRC Inbound e o EWM.

Abraço

Former Member
0 Kudos

Everton, bom dia e obrigado por participar ativamente da discussão.

Estou anexando neste post um Macro Fluxo do que teremos em nosso projeto e gostaria da colaboração de você no entendimento do seguinte ponto.

No momento da POASSIGN onde a Inbound Delivery se pelo fato do EWM já ter criado esta inbound seria possível este passo aproveitar esta inbound já atribuida ao pedido de Compras do XML? Ou seja o sistema enxergar que já existe uma Inbound atribuída e seguir o processo normal?

Quanto aos outros passos vamos utilizar a BADi para atualizar o status do Monitor e do ECC.

Obrigado e um bom dia

Alexandre

diegofrozza
Participant
0 Kudos

Alexandre,

Vocês conseguiram fazer ai? aqui conforme falado pelo Felipe também fizemos um processo que recupera a Inbound Delivery, mas o problema ocorre na MIRO que na maioria das vezes dependendo de como ela é criada o GRC não consegue encontrar essa referência para fazer a MIRO.

Chegou a ter esse problema? Aqui tivemos ele e conseguimos resolver com um Z.

Former Member
0 Kudos

Bom Dia Diego, tudo bem?

Por enquanto estamos nas fases de analise e definições de como será o processo e depois começaremos as customizações, pelo que descrevi no fluxo a MIRO é o menor dos problemas pois uma vez funcionando a questão do Update Status da Inbound Delivery e da Entrada de Materiais a Miro seria um processo tranquilo.

Gostaria de entender do seu lado porque houve a necessidade de um desenvolvimento para atender o requisito de seu cliente, poderia compartilhar?

Abç

Alexandre

diegofrozza
Participant
0 Kudos

Alexandre,

Nosso cliente tem uma solução que agrupa a Inbound Delivery, MIGO, Custo de Frete e Transporte tudo a partir de uma transação Z.

Devido a isso precisamos retirar o passo da MIGO do GRC e integrar um STEP que fazia essa transação.

No teu caso é mais tranquilo porque tu já tem o número só vai recuperar.

Alem de termos o VIM para tratar documentos com erros então tivemos que criar um fluxo baseado no NORMPRCH.

Quanto a MIRO o que acabou nos gerando problema foi que as informações levadas para a Inbound Delivery eram diferentes da busca feita pelo GRC e isso acabou nos gerando um problema. Dependendo de como é criada vocês não vão ter esse problema.

0 Kudos

Bom dia !

Pessoal, estou em um projeto onde teremos o GRC e também o EWM.  Só que tendo o golive em épocas diferentes.

Até onde andei estudando sobre o EWM ... e pelo o que eu entendi até agora, ele usa o inbound delivery criada como "chave" para o EWM. Ou seja, ele pega a  inbound e cria tarefas (que seriam as OTs). No momento que ele confirma essas tarefas e automaticamente faz a entrada de mercadorias.

Então aquela etapa que seria realizada pelo GRC, o EWM estará fazendo ...

Ainda não chegamos na fase de desenhar a solução aqui ... mas acredito que faremos uma integração entre o EWM e o GRC Inbound. Fazendo via RFC ...

Acredito por serem duas ferramentas da SAP, algo standard deveria ser entregue em logo ... Mas aqui no projeto, acredito que iremos por esse caminho ... Integração do EWM com o GRC Inbound, que ao invés do EWM confirmar a entrada de mercadorias, ele deve retornar para o GRC para o processo seja encerrado lá.

Quanto as divergência, com certeza tu terá um log no EWM com a diferença entre as quantidades de foram recebidas da inbound com as quantidades físicas contadas.

Vou descobrir e retorno para vocês ...

Abraço

Everton Esquia

Former Member
0 Kudos

Carlos e Felipe.

Após as observações acredito que o cenário mais plausível neste momento é partir para um desenvolvimento e atender as expectativas do negócio bem como os requerimentos legais.

Agradeço a ajuda no esclarecimento e vou fechar a Thread com as duas últimas respostas válidas para a minha questão.

Muito obrigado pela disposição e o compartilhamento de idéias.

Abraços

Alexandre Santos

Former Member
0 Kudos

Bom Dia Eduardo, tudo bem?

Desculpe a falta de clareza na pergunta, mas como voce disse é realizar o lançamento do recebimento pelo EWM e não pelo GRC, apurando assim as quantidades de acordo com o XML.

Na verdade eu entendi que esse recebimento pelo EWM quanto as quantidades deverão ser replicados no GRC para as próximas etapas.

Abraço

Alexandre Santos

Former Member
0 Kudos

Oi Alexandre

Confesso que não entendi o seu requisito. O seu cliente quer entrar com a quantidade apurada no EWM (que pode ser divergente do XML)?

Ou o requisito é fazer o lançamento do recebimento?

Abraço

Eduardo Chagas