cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

J1BNFE - Estorno antes da autorização (NFe 3.10 - SP18)

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

Preciso fazer um controle de acesso da funcionalidade "Estorno antes da autorização" presente na J1BNFE (Menu NFe). Existe algum obj de autorização ou alguma outra forma de controlar este acesso?

Motivo: Alguns usuários da área de faturamento que possuem acesso a J1BNFE, utilizam esta funcionalidade de forma errada. Assim que a nota é numerada no ECC e sabem que por algum motivo será necessário estornar esta nota, antes mesmo de aguardar a autorização da SEFAZ (ECC ainda com status engrenagem), eles utilizam a opção "Estorno antes da autorização" e em seguida "Estornar documento de Origem". Após isso, no ECC a nota fica estornada, porém na SEFAZ está autorizada.

Gostaria de encontrar uma forma para restringir este acesso por usuário.

Obrigado,

Vitor Jesus

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Vitor,

No meu entendimento, o mais correto seria ter um procedimento para que o usuario não use essa funcionalidade nestes casos. Se a NFe precisa ser cancelada, que antes seja autorizada e depois cancele. De qualquer forma, estornando antes da autorização, é preciso comunicar a sefaz o cancelamento desta NFe afim de evitar questionamento por pulo de sequencia.

Gizela

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Gizela,

A funcionalidade foi criada para o use case de momentos de indisponibilidade de comunicação/governo onde não se conseguia a autorização para poder realizar o cancelamento. Junte isso ao estoque "preso" à NFE em processamento acabava por bloquear todo um processo gerando prejuízo financeiro.

@Vitor,

Como a Gizela lembrou, o fato deles usarem de forma incorreta à princípio só gera o transtorno de fazer o cancelamento depois. Uma autorização ou um Z pode bloqueá-los mas a necessidade existe, se não for uma base grande um treinamento poderia amenizar o problema.

Outro ponto, se isto chega a ser um problema pode ser que a velocidade de autorização de seu sistema não está adequada verifique a configuração de jobs, fechamento de lote e PI para garantir o melhor tempo possível.

Resolvendo a questão de autorização de forma rápida você já resolve a questão de cancelamento pré-autorização.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Olá,

A atividade de autorização que controla esse processo é a 85.

Porém esse objeto controla também tanto o botão de cancelamento/skipping, bem como a possibilidade de definir a contingência por região/filial.

Então se você restringir um, você restringirá os outros por consequência. Talvez seja necessário que você faça um enhancement no monitor para controlar as alterações da maneira que você quer fazer.

att,

Renan Correa