cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Retorno de Transferências (1.208/2.208 ou 1.209/2.209)

Former Member
0 Kudos

Caros,

Temos uma situação muito peculiar que eu gostaria da opinião de vocês.

Estamos efetuando uma implementação em um cliente onde transferências entre plantas são feitas utilizando o pedido de transferências (STO).

Entretanto, a área fiscal nos colocou a seguinte situação:

"Após geração do pedido de transferência, remessa e SM, é detectado algum problema que impede a saída do transporte e a NF esteja incorreta. Caso excedam as 24 horas a SEFAZ já não permitirá o estorno da NF. Além disso, fazer a entrada no centro destino para depois devolver não está correto, uma vez que a NF estará errada e a mercadoria não transitou."

Desta forma, faz-se necessário um processo de retorno de transferência com os CFOPs 1.208/2.208 ou 1.209/2.209. Neste processo deve ser baixado o estoque em trânsito e realizada a entrada com NF Própria. Localizei então, a nota "1512390 - Stock Transfer: Full/Partial Return of Transit Stock (new)" que desenvolve exatamente esta funcionalidade.

Entretanto, após a migração para versão 3.10 da Nfe, a NF está sendo rejeitada indicando que o tipo de NF não corresponde a devolução/retorno. Realmente, estava como Nota Fiscal normal. Efetuei a configuração para tipo 6 (Restit.). No entanto, não há como preencher o docref dentro da NF para que ela referencie o XML da saída, o que faz com que ela também seja rejeitada.

Debuguei o programa que gera a NF a partir do doc. material para STO e não estou certo que o sistema tenha alguma configuração para ajustar esta situação.

Alguém já se deparou com este problema?

Obrigado

abs   

Gian

Accepted Solutions (0)

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Caros,

Peço desculpas pelo atraso na resposta, porém não tinha mais acesso à algumas informações pois já finalizei esta causa já faz algum tempo.

Então, dividirei a resposta em dois pontos:

1) Problema de Saldo em estoque para EM (Problema relatado pela Alessandra):

Na ocasião abri um chamado para a SAP, e o retorno foi o seguinte:

Execute transaction 'SE16';

Enter 'T156V' in the field 'Table Name;

Enter 'EKPO-WEMNG' in the field 'FELDV';

Select the 'Execute' button (F8 key);

Enter ' ' (empty) in the field 'XFEHL';

Select the 'Save' button.

** Com isso o sistema deixa de exibir a mensagem referente ao estoque não disponível.

2 ) Após a solução acima, o sistema permite executar todo o processo corretamente. ENTRETANTO, após a entrada em vigor do layout da NFe 3.10. A SEFAZ passou a rejeitar NFs que não possuam a categoria "5 - restit". No entanto, ao configurar a categoria de NF para esta, ele passou a exigir a NF Referência e o sistema standard não estava determinando automaticamente. Para tanto, foi aberto um novo chamado p/ SAP e o resultado foi a nota abaixo:

2133551 - Full/Partial return of STO gets rejected by SEFAZ (NF-e without reference or wrong CFOP <-> finNFe)

Por fim, existem duas considerações importantes sobre esta solução:

a) Pedido de Transferência (o primeiro) permanece em aberto, visto que não haverá uma entrada para ele (e sim através do novo pedido de devolução), sendo necessário marcar o flag "Remessa Final".

b) Custos ref. tp. mvto 671 (ET p/estoq.trânsito): Quando é a realizado o 671 o material vai sair do estoque em trânsito (dep. destino) e retornar para o livre utilização (dep. origem), a contabilização deste processo irá promover um saldo de custo não alocado que será necessário ajustar manualmente pela controladoria.

Espero ter ajudado.

abraços

Gian Carvalho

Former Member
0 Kudos

Olá Gian e demais membros!

Gian, muito obrigado pelo retorno!

Bem, eu faço parte do Negócio e estou analisando se há vantagens em implementar esta funcionalidade. Não tenho acesso nem ao ambiente de Customizing nem às SAP Notes, porém gostaria de colocar algumas dúvidas para os experts, aproveitando suas considerações, Gian.

1)


a) Pedido de Transferência (o primeiro) permanece em aberto, visto que não haverá uma entrada para ele (e sim através do novo pedido de devolução), sendo necessário marcar o flag "Remessa Final".

1.a) OK! Marcando o flag "Remessa Final" eu encerro o Pedido de Transferência original. Ao rodar uma query no BW o pedido original (considerando que só exista um item no pedido) será listado com Status EM = Completamente atendido. Imagino que este pedido também sairá da visão de necessidade de estoques do Centro Recebedor (MD04).

Dúvidas:

a.1) O que ocorre com a Nota Fiscal de Saída autorizada e impressa neste pedido (pedido original), pois visto que não será gerado nenhum movimento de entrada ela não será escriturada automaticamente?

a.2) O flag "Remessa Final" só pode ser marcado após emitir o Pedido de Retorno, certo?

a.3) O Estoque em Trânsito do Pedido original é movido para o Pedido de Retorno?

a.4) Quando o Pedido de Retorno é criado, o Centro Fornecedor é o mesmo do Pedido original?

2)

b) Custos ref. tp. mvto 671 (ET p/estoq.trânsito): Quando é a realizado o 671 o material vai sair do estoque em trânsito (dep. destino) e retornar para o livre utilização (dep. origem), a contabilização deste processo irá promover um saldo de custo não alocado que será necessário ajustar manualmente pela controladoria.

b.1) o material retorna para o depósito origem apenas quando é feito a EM no Pedido de Retorno, certo? Isto é, ele entra novamente na condição de estoque em trânsito até que o Pedido de Retorno seja recebido na origem.

b.2) o valor do estoque contabilizado na saída do Pedido original é "estornado" ou são gerados novos documentos contábeis (presumo que ocorra isso).

b.3) o movimento 671 é relevante para emissão de Nota Fiscal?

b.4) uma Nota Fiscal diferente da NF do Pedido original será numerada e autorizada pela SEFAZ no Pedido de Retorno?

b.5) supondo que a Controladoria ajuste manualmente o saldo de custo não alocado, isto deve ser feito imediatamente ao retorno do material ao depósito de origem? Dentro do período contábil? Como é feito o ajuste manual?

3) Dúvida com relação à funcionalidade do Pedido de Retorno:

3.1. Qual a vantagem - qual o ganho - entre fazer um Pedido de Retorno e fazer um Pedido de Transferência no sentido contrário (após dar entrada virtual no Pedido original, visto que o material fisicamente retornará à origem).

Atenciosamente.

Pedro

former_member203887
Active Participant
0 Kudos

Olá Pedro, boa tarde !

Bom, são diversas perguntas e tentarei ajudá-lo o máximo possível, vamos lá.

1)

a.2) O flag "Return Item" (Item de Retorno) é marcado somente no Pedido de Retorno;

a.3) Enquanto não é feita a EM do Pedido de Retorno no centro de origem, o estoque permanece como "em trânsito";

a.4) Sim, os dados de ambos os pedidos são basicamente os mesmos (centro de destino, centro de origem, etc), o que deve ter de adicional no Pedido de Retorno é o flag "Return Item" e o número do Pedido original no campo de referência;

2)

b.1) o material retorna para o depósito origem apenas quando é feito a EM no Pedido de Retorno, certo? Isto é, ele entra novamente na condição de estoque em trânsito até que o Pedido de Retorno seja recebido na origem;

Enquanto não é feita a EM do Pedido de Retorno no centro de origem , o estoque permanece como "em trânsito", só depois da EM é que o material é efetivamente contabilizado no depósito origem.

b.2) Novos documentos contábeis são criados;

b.3) Cabe a cada empresa definir qual tipo de movimento será relevante ou não para NF. Essa customização pode ser feita na view J_1BIM02V;

3)

3.1. A diferença entre os processos é que no Pedido de Retorno, você não tem que efetuar a entrada de mercadoria no sempre de destino para posteriormente, ter que fazer a devolução/retorno, cenário esse que é necessário no Pedido de Transferência no sentido contrário.

O departamento fiscal de muitas empresas têm o entendimento de que esse processo (fazer a entrada no centro de destino, uma vez que fisicamente isso não ocorreu) não é legalmente válido, e acabam aderindo ao Pedido de Retorno pois atende fielmente, segundo a interpretação deles, o cenário.

Espero que com essas informações fornecidas, você já consiga avaliar a viabilidade da utilização dessa funcionalidade ou não.

Abraços,
Vinícius Ferrari

Former Member
0 Kudos

Vincius, muto obrigado por suas respostas! Clarificou bastante.

Eu li novamente o wiki demonstrando o processo, porém ainda tenho dúvidas de como se dá o tratamento fiscal do retorno das mercadorias não entregues. Eu entendo que o movimento 671 tem que ser relevante para a NF, visto que é mandatório existir no retorno à origem uma NF de Entrada com referência à NF de Saída não recebida no destino.

Eu percebo que uma vez que não será feita MB0A no destino deverá ser marcado o flag "Remessa Final" no Pedido original para encerrar este pedido. Neste ponto surge uma outra dúvida, pois nunca marquei este flag com o estoque em trânsito.


Se o estoque em trânsito não foi baixado, uma vez que não houve registro de entrada no destino (MB0A), o que ocorre com o estoque em trânsito?


Qual o impacto de marcar o flag "Remessa Final" no pedido original?

Atenciosamente,

Pedro Oliveira

Former Member
0 Kudos

Alguém conhece essa funcionalidade do ponto de vista fiscal?

Atenciosamente,

Pedro Oliveira

Marcelo_L_Gois
Explorer
0 Kudos

Caros,

     O procedimento resolve a parte fiscal, entretanto, para equacionar o estoque em trânsito, é necessário usar o report da nota 2068760 - STO: Adjustment of stock in transit after note 1512390.

    Att, Marcelo Góis

Former Member
0 Kudos

Vinicius bom dia,

Estou realizando o processo de devolução de transferência e no momento de executar a entrada de mercadoria na vl02n, o sistema apresenta o erro " Entrar código de imposto - Mensagem 8B289" . Entretanto existe código de imposto no pedido e também na remessa.

Você teria laguma idéia do que pode estar errado?

Grata,

Ana

former_member203887
Active Participant
0 Kudos

Olá Ana,

Estranho, não?!! Se o código de imposto está inserido corretamente na aba Financial Processing (Processamento Financeiro), não sei o que pode ser o motivo.
Sugeriria você abrir uma mensagem na SAP para uma análise mais profunda do caso.


Abraços,
Vinícius Ferrari

Former Member
0 Kudos

Olá, Gian!

Você evoluiu na implementação desta funcionalidade?

Atenciosamente,

Pedro

Former Member
0 Kudos

Ola, Gian. Voce conseguiu resolver esse problema?

Estou tentando implementar e estou tendo problemas tambem.

No momento da geração da remessa esta voltando a mensagem como se não houvesse estoque em transito.

021 M7 E CM Qtd.EM não atingido em 10 PC : 2901609 BR00 34E

Obrigada por qualquer ajuda.

Former Member
0 Kudos

Alessandra,

Respondi sua dúvida, no post original.

Peço desculpas na demora

Sds.

Gian

Former Member
0 Kudos

Oi Gian

Você informou o número da remessa de saida na referência externa da remessa de entrada?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo,

Preenchi sim, conforme a nota SAP indica. Inclusive o sistema exibe erro se não preencher o campo, pois não localiza os dados referência.

Obrigado.

abs

Gian