cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Adicionar ICMS ao Estoque

0 Kudos

Boa Noite,

estou com a seguinte situação.

Segundo a contabilidade de meu cliente, para a compra dos produtos, o ICMS ou IPI e o ICMS ST deverão ser adicionados ao Estoque(Custo).

Com a opção de % não dedutível consigo colocar o IPI e ST no Custo, mas como faço para adicionar apenas o ICMS e não o PIS e COFINS que também são impostos inclusos no preço?

O que tentei fazer foi o seguinte:

1 - criei uma formula para o ICMS e considerei ele como não incluso no preço e campo % não dedutivel como 100%, a contabilização ficou correta mas o valor da NF ficou errado pois somou o ICMS ao total.

Alguém já passou por esta situação e consegue me ajudar?

Obrigado,

Rafael Rodrigues

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Bom dia Rafael Rodrigues,

Neste caso, não vejo necessidade de criar uma nova formula.

Basta no tipo de imposto, marcar a coluna "Incluído no preço" e colocar "100%" na coluna "% não dedutivel".

segue imagem:


Desta forma o SAP não irá somar o valor do ICMS ao preço dos produtos, e já irá considerar o valor do imposto no custo do item.

Efetue os testes e post novamente aqui, se deu certo ou não.

Att,

Everton Silva

0 Kudos

Everton, Bom dia.

Qual a versão do seu SAP pois na versao 9.0 que estou se eu deixar marcado como incluso no preço o campo de % nao dedutivel nao fica habilitado.

Rafael Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Rafael,

Me desculpe, estou na versão 9.1 PL 02, pois estou analisando a versão.

Verifiquei na sua versão e realmente não libera.

Mas vamos lá.

Se o ICMS na entrada da nota, a contabilidade diz que o valor é custo, entendo que não precisa ser tributado, ou seja, na parametrização do "Tipo de Imposto", os impostos deve ter como base 100% outras.

Neste sentido, se a formula para o ICMS estiver utilizando como parâmetro a variável "tributada" para calculo do imposto, o SAP não irá calcular o ICMS por se tratar de base "outras", por consequência, não irá deduzir do custo do produto.

Att,

Everton Silva

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Bom dia Rafael, É ai o que fez? Dê um feed back pra nos. T+

0 Kudos

Jean,

Obrigado pela Ajuda, ainda estou aguardando o retorno do departamento fiscal do cliente.

Como tratas-se de uma empresa da Suiça, acredito que eles não irão aceitar fazer este "trabalho" sugerido por você, mas pra mim seria uma alternativa.

Estou torcendo para que o departamento fiscal aceite a proposta do Everton, se incluir o ICMS em Base Outras.

Obrigado,

Rafael Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Buenas,

Se você tirar o ICMS do preço, automaticamente o valor sera adicionado ao total da nota fiscal, com certeza isto não é o que vocês querem.

Sugiro que você faça sempre o seguinte:

1) De entrada normalmente na nota fiscal em um deposito separado tipo: - Deposito de Conferencia, Deposito da qualidade, etc.

2) Faça a reavaliação do Estoque, adicionando ao custo o valor do ICMS e contabilizando contra a conta pelo qual você contabilizou o icms na nota de entrada. (Revertendo a contabilidade para custo)

3) Transfira para o deposito correto a mercadoria.

(O processo de ter um deposito especifico para isto, seria para evitar que a reavaliação contamine o custo de produtos do seu antigo estoque e ficar mais transparente a operação)

Outra forma que poderia funcionar seria lançar o icms como despesa de importação o que pode ser mais fácil, mais não faço desta forma então teria que avaliar melhor a opção.

Falei bobagem? hehehe

Um abraço.