cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

ICMS, PIS e COFINS em nota de importação

former_member226847
Participant
0 Kudos

Boa notie Pessoal! Como vao?

Tenho uma pequena grande dúvida aqui em um processo de importacao e gostaria de verificar com vocês

Seguinte, meu cliente solicitou que no processo de importacao (aqui fazemos nota writer) o ICMS , PIS e COFINS fossem considerados no valor total da nota.

Melhor explicando:

Criamos a nota writer, e na aba de impostos do item eu insiro os meus impostos:

IPI

PIS

COFINS

ICMS

II

E no campo de despesas eu informo o valor da minha despesa.

Porém, meu cliente quer que o ICMS , pis e cofins nao sejam adicionados ao campo de despesas mas sim ao valor total da nota, da mesma forma que acontece hoje com o II (imposto de importacao).

Eu ja tentei usar a flag "Inc. ICMS/ISS" que está na tela inicial da J1b1n, mas o que a flag faz é só calcular os impostos em cima do preco liquido e da despesa.

Vocês sabem alguma forma que eu possa fazer com que o ICMS , PIS e COFINS se comportem da mesma forma que o II?

Isso é considerável?

Agradeço desde já pela ajuda.

Abraços,

Cristina Ferreira

Accepted Solutions (0)

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Para registro a SAP liberou uma solução para isso, vejam as notas :

2265956 - DN CAT 06: NF Writer changes for Importation Scenarios

2265957 - DN CAT 06: NF Writer changes for Importation Scenarios - UDO Report

Sds,

Jose Gama

anderson_rocha
Explorer
0 Kudos

Olá pessoal, tive este problema recentemente.

Não encontramos uma solução standard para resolver então partimos para uma solução ABAP utilizando Enhancement Point.

Com esta solução abaixo, todos os problemas foram resolvidos tanto na emissão da nota, quanto em livros fiscais standard, quanto nos SPEDs.

Incluir um enhancement na Função: J_1B_NF_VALUE_DETERMINATION, no final da função:

*$*$-End:   J_1B_NF_VALUE_DETERMINATION_06------------------------------------------------------$*$*
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""$"$\SE:(1) Módulo de função J_1B_NF_VALUE_DETERMINATION, Fim                                                                                                 A
*$*$-Start: (1)---------------------------------------------------------------------------------$*$*
ENHANCEMENT ZNFE_TOTAL_IMPORTACAO.    "active version

data: zlv_tabix type sy-tabix.

if nf_header-pstdat >= '20151117'. " Para não afetar notas emitidas antes desta data.


   read TABLE nf_item index 1.

   if nf_item-cfop(1) = '3'.

   add EXT_HEADER-icmsval to EXT_HEADER-NFTOT.
   add ext_header-cofival to EXT_HEADER-NFTOT.
   add ext_header-pisval to EXT_HEADER-NFTOT.

   loop at nf_item.

     read TABLE EXT_ITEM with key itmnum = nf_item-itmnum.
     if sy-subrc eq 0.

       zlv_tabix = sy-tabix.

       add ext_item-icmsval to ext_item-nftot.
       add ext_item-pisval  to ext_item-nftot.
       add ext_item-cofival to ext_item-nftot.
       modify ext_item index zlv_tabix.

     endif.


   endloop.



*  EXT_HEADER-NFTOT =   EXT_HEADER-NFNET
*                     + EXT_HEADER-NFFRE
*                     + EXT_HEADER-NFINS
*                     + EXT_HEADER-NFOTH
*                     + EXT_HEADER-NFDIS
*                     + EXT_HEADER-VICMSDESON              "2117096
*                     + EXT_HEADER-IPIVAL
*                     + EXT_HEADER-ICSTVAL
*                     - NF_HEADER-WITHA "change 15.01.97: withholding tax
*                     + EXT_HEADER_STAT-IPIVAL  "change 16.01.97: exclude
*                     + EXT_HEADER_STAT-ICSTVAL " statistical items/taxes
*                     + EXT_HEADER-IIVAL.
*
   endif.

endif.


ENDENHANCEMENT.
*$*$-End:   (1)---------------------------------------------------------------------------------$*$*


Espero ter ajudado.

Former Member
0 Kudos

Olá Pessoal

Hoje 20.10.2015 (exatos 1 ano), estou passando pela mesma situação.

Aqui tambem estamos lançando o valor do ICMS, PIS/COFINS em outras despesas.

Sera que existe alguma solução standard ?

Sds

Jose Gama

Former Member
0 Kudos

Cristina,

Estes impostos ja sao considerados no valor total da NF, so nao sao considerados no valor total do produto, o que esta correto. A NF-e de importacao deve refletir o que e declarado na DI.

Ja o II ele tem um campo especifico para esta informacao no XML.

Mas na aba de impostos voce deve lancar cada imposto com base, aliquota e valor do imposto.  E sendo uma NF writer fica tranquilo fazer isto.

Entao confesso que nao entendi exatamento o que desejam fazer...se importaria de dar mais detalhes, por favor?

Karen Rodrigues

former_member226847
Participant
0 Kudos

Oi Karen!

Desculpe a demora!

Então , querem que o ICMS, PIS e COFINS tenham o mesmo comportamento do II.

Hoje, o que eles fazem: pegam a despesa somam com ICMS , PIS e COFINS e o resultado dessa soma, eles informam no campo despesa:

Entao por exemplo, esses 562.125,51 não são a despesa de verdade. Na verdade o valor mesmo da despesa é de 53.680,82 se subtrairmos pelos valores de ICMS, PIS e COFINS.

E na aba de impostos eles informam as bases, valores e etc.

Lá no inicio da J1B1N, ele flegam essa opcao aqui:

O que eles querem é : Informar o valor do produto como 1.401.934,92, ter os 53.680,82 no campo despesa. e no campo valor total, ser:

PRODUTO + DESPESA + II + ICMS + PIS + COFINS.

O ponto é que sem fazer isso, no XML o valor da despesa está indo errado. Não reflete o valor real de despesa.

Eu tentei fazer um outro teste colocando esses 53.680,82 , flegando a opcao inicial da J1B1N, meu valor total da nota nao bate.

Outro teste, eu nao fleguei essa primeira opçao e cheguei no valor total da nota porém o valor da despesa e do produto mudaram, pois calcularam imposto em cima.

O sistema só pega o campo despesa + o campo valor + II e chega no total da nota.

Nao achei até agora nenhuma nota que falasse disso

Att,

Cristina