cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Compensação Cambio F-44

0 Kudos

Estou com seguinte cenário:

A nossa empresa realiza processo de importação, é realizado o adiantamento e depois é feito a compensação na F-44, onde é realizado a compensação e também é transferido a variável do valor do cambio para conta correta de passivo, porém faz um mês que além do valor da variável que é transferido pela F-44 e transfere um valor a mais, esse valor esta impactando no resultado do mês, eu não consigo identificar de onde esse valor vem.

Já olhei na OBA1 e configuração da conta está correta, será que algum de vocês já passaram por esse cenário?

Grato.

Flávio Pereira

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Pelo documento que você me passou, não entendi o você quis dizer com:

O valor de R$ 13.683,87 é a diferença entre valor com dólar 2,46 204.762,20- Valor com dólar a 2,29 R$ 189.781,00. Eu preciso encontrar o paramento onde o sistema entende que data do lançamento na F-44 ESTÁ CORRETA E NÃO DO LANÇAMENTO DA PROVISÃO.


Tá meio confuso pra entender sua necessidade.

Mas analisando as telas eu vejo que você tem 2 taxas de câmbio para a mesma data: 2,46 e 2,29. Você está querendo que o sistema traga os montantes da fatura e da conta de variação cambial com uma taxa de cambio igual, é isso?

Antes de mais nada, saiba que a OBA1 funciona automaticamente com as taxas definidas na OB08.

Verifiquei pela imagem que o seu documento 103210764 foi feito manualmente pela FB1K (F-44). Isso que dizer que existem uma diferença de base de dados da variação cambial. Alguém alimenta a OB08 com uma taxa, e o contas a pagar utiliza uma outra. Tudo para a mesma data.

Verifique isso e comente,

abraço

0 Kudos

Boa tarde Marssel!

Sim, existe uma pessoa que alimenta diariamente o SAP com cambio, verifiquei a transação OBA1 esta correta a configuração, na transação OB08 esta com apenas um valor de cambio.

Hoje o cenário é no memento da compensação da F-44, o SAP aceita o cambio atual, o problema é quando eu vou salvar o documento o mesmo lança uma nova partida na conta de "Variação monetária passiva" com a diferença de cambio.

Obrigado.

Flávio Pereira

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Flávio,

você pode me dizer qual a operação deste lançamento da conta 702124 no item 002 do documento?

O campo é BSEG-KTOSL. Pode ter entradas como CEX, KDB, KDF, etc

0 Kudos

Segue

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Não Flávio. Esse campo é o operação referência do cabeçalho.

Abaixo segue o campo correto na síntese do documento:

Clique na figura para ampliar

0 Kudos

Bom dia!

Segue o campo correto

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Flávio,

verifica-se que as contas dos últimos itens tem a operação KDF, que é a determinação de contas da OBA1.

Já o item 002 não possui operação. Isso foi inserido manualmente pelo usuário. Este processo tem que ser discutido com os Key Users e Usuários.

Solução:

Existe a opção de desativar o processo automático. Você deve discutir essa alteração, pois funcionaria nas transações de compensação: F-44, F-53, F-32, F-28. Ela desativa a determinação de contass pela OBA1 e a variação cambial deverá ser lançada somente manualmente,

Na OBY6, para a sua empresa, você tem a opção:

sem diferença de câmbio ao compensar em MI (No ex.rate difference when clearing in local crcy)

Fica na posição da tela abaixo

http://wiki.scn.sap.com/wiki/download/attachments/202082033/oby6.png?version=1&modificationDate=1287185839000&api=v2

Para lançamentos contábeis e faturas em geral, o processo fica normal e a determinação de contas lançará a operação KDF.

att

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Ola Pessoal, muito bom dia, preciso de uma ajuda por favor, trabalho em uma empresa de venda e distribuição de agua, isso em Angola, trabalhamos com o SAP e SAC, temos tido muitos problemas com facturas. clientes á que pagam, as suas dividas normalmente, quando voltam para fazer o pagamento das outras encontram as facturas ja pagas ainda em aberto como não compensados. por favor como faço para compensares estes clientes automaticamente no SAP R3.

correndo a transação F-32, preciso de ajuda por favor.

Att

att

Former Member
0 Kudos

Olá Maco

Por favor abra uma thread nova com a sua pergunta. Evite pegar "carona" em outras threads.

Grato

Eduardo Chagas

Moderação SCN

Former Member
0 Kudos

Olá  Eduardo

Peço as minhas sinceras desculpas, não sabia como usar,  mais agradeço e ja aprendi não pego mais carona.

Um abraço

Maco Manganga

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Olá Flávio tudo bem? Bem vindo ao SCN.

O que vc quer dizer quando com:

é transferido a variável do valor do cambio para conta correta de passivo

Diferença de cambio na compensação vai para uma conta de resultado como ganho ou perda.

Você mencionou um valor a mais sendo transferido. Você consegue anexar a tela do documento gerado ?

abraço

Former Member
0 Kudos

Oi Flávio!

Não sei se entendi. Você fez o adiamento na mesma moeda? Essa diferença é em função da conversão?

Se a mais que vc menciona é lançado em que conta?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos