cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Rejeição do validador do GRC dos campos IND_PRES e IND_FINAL

luisbarros
Participant
0 Kudos

Bom dia,

Estou implementando o layout 3.10 da NF-e e encontrei um problema na validação dos campos IND_PRES e IND_FINAL.

O cliente possui SAP_APPL 600 SP 24.

O problema é na chamada do método FILL_HEADER da BAdI CL_NFE_PRINT: antes da chamada do método, os campos xmlh_310-ind_pres e xmlh_310-ind_final são valorizados. No entanto, após a chamada desse método, como não faço nenhuma alteração nos campos IND_PRES e IND_FINAL, as seguintes linhas de código sobrescrevem os valores da estrutura xmlh_310 com valores iniciais:

Include: LJ_1B_NFEF41

    if xmlh_badi is not initial.

      move-corresponding xmlh_badi to xmlh."#EC ENHOK

       IF xmlh-version >= gc_nfe_version_3.                "1933985

->          move-corresponding xmlh_badi to xmlh_310.       "2048213

      ENDIF.                                              "1933985

Alguns comentários:

1) Na implementação do método FILL_HEADER, a primeira coisa que eu faço é um MOVE-CORRESPONDING:

  MOVE-CORRESPONDING in_xml_header TO out_header.

  MOVE-CORRESPONDING in_doc TO out_header.

2) Acho muito estranho que o parâmetro de Import IN_XML_HEADER seja do tipo J1B_NF_XML_HEADER, pois nessa última estrutura não vejo os campos IND_PRES e IND_FINAL. Procurei notas relativas aos campos da J1B_NF_XML_HEADER, mas não achei nada de relevante para o meu problema.

3) Antes da aplicação da nota 2048213 existia um check para verificar se os valores eram iniciais antes de sobrescrevê-los com o move-corresponding...

4) Na chamada do método FILL_HEADER, a estrutura xmlh é passada, mas a estrutura xmlh_310 não. Então eu não tenho acesso aos campos xmlh_310-IND_PRES e xml_310-IND_FINAL no método FILL_HEADER.

Agradeço muito se puderem ajudar a resolver esse problema.

Obrigado!

Luis

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

luisbarros
Participant
0 Kudos

Bom dia a todos,

Em resposta ao chamado a SAP criou a nota piloto:  2087471 - [3.10] Header Additional Data fields cleared by mapping BAdI (CL_NFE_PRINT) que corrige esse problema.

No meu caso resolveu o problema. Talvez sirva para vocês também, mas o ideal seria esperar que a nota fosse liberada para todos os clientes.

Atenciosamente,

Luis

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Boa Luis, também estou enfrentando exatamente o mesmo problema. Como li que você abriu um chamado para SAP, já encaminhado para os desenvolvedores, vou aguardar pela tua resposta.

Obrigado,

Angelo

0 Kudos

Olá senhores,

Luis, a SAP chegou a responder seu chamado sobre a criação dos campos IND_PRES e IND_FINAL na J_1BNFDOC?

Estou no release 600, os campos estão sendo preenchidos corretamente na estrutura que monta o XML, porém não temos os campos replicados na J_1BNFDOC.

Já deve ser do conhecimento de todos,  a nota 2060171 contém um guia dos campos da versão 3.10.

Att,

Gabriel

luisbarros
Participant
0 Kudos

Oi Gabriel,

A SAP ainda está analisando o chamada, mas já foi encaminhado para os desenvolvedores. Quando eu tiver notícias, posto aqui.

No entanto, meu sistema está funcionando usando o workaround que eu mencionei acima.

Att.,

Luis

Former Member
0 Kudos

Olá, Luis.

Acredito que seja um pouco tarde para responder, pois provavelmente você já resolveu seu problema.

Os campos IND_PRES e IND_FINAL estão na estrutura in_doc.

O que fizemos foi incluir na BADI FILL_HEADER os comandos de MOVE na seguinte ordem:

MOVE-CORRESPONDING in_doc TO out_header.

MOVE-CORRESPONDING in_xml_header TO out_header.

Com isso, os campos acima foram preenchidos corretamente na BADI, e nenhuma outra ação foi necessária.

Por favor me avise caso ainda ocorra o problema.

Abraço e boa sorte

Rodrigo Ferreira

luisbarros
Participant
0 Kudos

Olá Rodrigo,

Obrigado pela resposta. No entanto, no meu sistema, a estrutura in_doc (tipo J_1BNFDOC) não contem os campos IND_PRES e IND_FINAL. Já revisei todas as notas, mas talvez a SAP não tenha liberado uma nota para esse caso para o release 600. Poderia me dizer em qual release vocês estão trabalhando?

Enquanto isso, vou dar mais uma conferida nas notas para ver se saltei alguma coisa.

Obrigado!

Luis

Former Member
0 Kudos

Olá, Luis.

Se não me engano, esses campos são criados na J_1BNFDOC pela nota principal da NF-e 3.10 (1933985). Os campos são adicionados na estrutura J_1BNFDOC_ADD.

Já trabalhei com 6.05, 6.06 e 6.17, e até agora não tive esse problema.

Veja que esses campos são adicionados nos passos manuais ou na importação do pacote para a sua versão.

Abração

Rodrigo Ferreira

luisbarros
Participant
0 Kudos

Oi Rodrigo,

Eu usei importei o .sar nesse sistema. Mas fui conferir a nota principal não exite a criação da estrutura J_1BNFDOC_ADD para o 600. Somente do 605 em diante.

Abri um chamado para verificar isso. Quando eu tiver notícias, posto aqui.

Obrigado,

Luis

luisbarros
Participant
0 Kudos

De qualquer jeito, como workaround eu copiei o código standard para esses campos dentro da BAdI e já está funcionando. Não é a solução ideal, mas a gente dá sempre um jeito .

Former Member
0 Kudos

Muito bom, Luis.

Se precisar de um print sobre como ficou a estrutura J_1BNFDOC_ADD é só dar um toque.

Grande abraço e boa sorte

Rodrigo Ferreira