cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Estratégia eSocial

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal. Boa tarde.

Estou avaliando algumas estratégias de eSocial, e em termos de SAP existem duas alterrnativas.

A primeira delas, com TDF, que abrange a integração completa, e a segunda, com HCM, que trata de parte dos layouts que são obrigadórios.

Gostaria de tirar umas dúvidas sobre a segunda opção.

Dos layouts que são relevantes para nós, tenho problemas em 7 que ficaram fora do escopo da SAP.

São eles:

  • S-1070
  • S-1310
  • S-1320
  • S-1330
  • S-2820
  • S-2260
  • S-2365

Procurei nas documentações por aqui, e no help da SAP, mas as respostas são definitivas em termos de cobertura, informando que não há suporte aos mencionados layouts.

Os primeiros 5, entendo que são de fácil solução, uma vez que tem relação com tomada de serviços e legal basicamente.

Porém, aqui vem a minha primeira pergunta:

Qual a arquitetura da solução de mensageria?

Vi a nota que fala como criar meus próprios eventos, mas gostaria de entender um pouco mais. Coisas do tipo "quem faz a troca de mensagens? Não vi referências ao PI de forma direta?", ou ainda "devo fazer minha integração com o HCM, para que ele gerencie o envio?"

Foram pontos que entendi da nota que mencionei.

Quanto aos outros 2 layouts, eles estão relacionados com o EH&S, mas também com base na documentação, ele ainda não está localizado para o Brasil, e portanto, não atende às informações. Isso nos leva à segunda pergunta:

Como resolver esta integração?

Um dos layouts trata da ASO, por exemplo, que cai exatamente no ponto que comentei ali em cima.

Esses gaps estão nos levando a considerar outros fornecedores, que não SAP, mas antes desta tomada de decisão, gostaria de "clarear" um pouco as ideias.

Abraço!

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Glauber,

Não tive tempo para atualizar o blog ainda, vou ver se contigo de ajudar.

Na questão de arquitetura utilizando HCM, você vai se conectar com ambiente de PI utilizando o B2G (Bussiness to Governament), que em outros países não existe o PI como middleware layer, e sim uma conexão direta do HCM, os dados saem criptografados etc..etc.

Os layouts cobertos pela SAP, a parte do PI ai ser entregue, então não precisa se preocupar.

A arquitetura definida pela SAP é a mesma utilizada no GRC NF-e, PROXY to SOAP.

Sobre esses layouts basicamente você vai fazer uma integração "Z", quando governo liberar os layouts (XSD) você vai precisar criar toda a interface dentro do PI, do lado do governo vai estar pronto, do lado do SAP você vai precisar criar proxy ou RFC, e toda codificação para preencher os valores desses layouts, os campos digo.

HCM/SAPECC <----> PROXY ou RFC <----> SAP PI <----> SOAP (HTTPS) + SSL<----> ESocial

Na minha singela opnição, acredito que o que diferencia você utilizar o TDF é que ele seria o "centralizador - middlware" de impostos para localização Brasil.

Atenderia a legislação do sped eSocial e sped NF-e.

falei certo ou divaguei no espaço ?

O grande ponto é que como TDF está utilizando tecnologia de ponta (HANA), o seu valor é alto.

Acho que o ponto acima responde as suas duas perguntas.

Att,

Ricardo Viana.

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Oi

A comunicação com o governo será via PI. Veja mais informações no link abaixo; especialmente os webinars!

http://www.sap.com/brazil/pc/analytics/governance-risk-compliance/software/fiscal-management-esocial...

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Ola, estou tentando achar mais detalhes sobre a arquitetura e as interfaces que vem dentro do HCM.

Voce tem alguma dica? tentei o link que o Roberto Chagas enviou (Soluções de governança, risco e compliance | Tecnologia | SAP) mas esta redirecionando para um site generico...

Abrcs

former_member187533
Participant
0 Kudos

Glauber,

Como tu esta conseguindo montar uma arquitetura levando em conta esses layouts, sendo que esses não são os liberados pela SEFAZ?

Sobre a criação de novos eventos, conversei após a apresentação do SAP Forum 2014, com o responsável por essa solução (desculpe não lembrar o nome) e ele me mostrou rápidamente como funcionaria a criação de novos eventos, aonde teríamos enhancements específicos para isso e a parte da mensageria seria desenv mesmo.

Mas volto a tecla de que sem os layouts e WS, aqui pelo menos, estamos evoluindo a passos de tartarugas, seja a favor ou contra o SAP.

Abraço!!!!

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Lucas,

Na realidade os layouts já existem em uma documentação:

http://www.esocial.gov.br/doc/MOS_V_1_1_Publicacao.pdf

Porém os serviços ainda não, digo schemas xml e wsdls.

Acho que pela documentação da para você ter uma prévia, já da para ir estudando como fazer, preparando a codificação, tabelas bla bla bla,mais sabia que vai ter mudanças, recebi informações que estavam testando e já está na versão 1.1 os layouts.

Absssssssssssss

Former Member
0 Kudos

Obrigado pessoal.

Então, estou montando a arquitetura do projeto com base no que já foi definido no layout 1.1, e em informações que temos do mercado. É muito claro o gap de informações que temos pelo SAP para que seja possível atender à todo o projeto, então estamos nos desdobrando.

Em termos do desenho, o grande lance são os layouts não cobertos.

Por exemplo, sistemas jurídicos, EH&S, etc...

O fato de todo o conteúdo ser disponibilizado via PI content facilita, uma vez que posso complementar estas interfaces de forma mais simples.

Aqui tem os diagramas do eSocial 1.1, para quem se interessar:

https://sites.google.com/site/esocialdiscute/diagramas-xsd/s-1020

Former Member
0 Kudos

Então, tem uma nota que fala disso...

Só sobre como criar os eventos:

http://service.sap.com/sap/support/notes/1920686

Dentro tem uma questão que aponta para um PDF que descreve como fazer isso.

Da minha parte, me perturba um pouco o fato de não termos a localização do EH&S disponível, para atender aos eventos do eSocial. Penso que, se fosse isso resolvido, os únicos gaps que de fato existiriam seriam os relacionados às questões jurídicas / legais.

Vou continuar "cavando", pra ver se acho algo mais.

Abraço!

Former Member
0 Kudos

Olá Ricardo Viana,

Tu tens algum material que apresente a "cara" destes monitores?

Um dos nossos critérios para seleção é usabilidade...

Além disso, o TDF, por exemplo, possui alguns indicadores interessantes, enquanto outras ferramentas de mercado também os tem. E essa solução do HCM, tem algum indicador deste tipo?

Abraço!

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Glauber,

Não tenho visibilidade ou material sobre os monitores ainda, como a parte de integração está tudo parado devido o atrasado do governo, parei de olhar.

Preciso atualizar o blog e ainda não tive tempo.

Sorry man.

Abs

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Glauber,

Recebi uma série de documentos sobre o TDF, vou fazer uma compilação sobre e atualizar o blog, acho que essa semana lanço algo novo.

Att,


Ricardo Viana.

Former Member
0 Kudos

O TDF hoje tem um mix. Algumas funções você acessar via SAP GUI e outras em UI5.

Abraço

Eduardo Chagas

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Glauber,

Atualizei o blog com o desenho do SIT sobre TDF + Esocial.

Tem o help da SAP tb.

Abs