cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Retenção de Pis/Cofins/Csll sobre nota de comissão

Former Member
0 Kudos

Boa tarde!

Estou passando pelo seguinte cenário:

Tenho um fornecedor que presta dois serviços, um de serviço de garantia (somente com retenção de PisCofinsCsll - por pagamento superior a R$ 5000,00), e o outro é serviço de comissão (somente retenção de IRF).

Quando realizo o pagamento de uma nota de serviço de R$ 3.100,00 de garantia (neste caso não teria a retenção por não ser superior a R$ 5.000,00) e mais uma nota de R$ 2.800,00 referente a comissão, o SAP entende que o pagamento ao fornecedor foi de R$ 5.900,00 e retem PCC de R$ 274,35.

Alguém já passou por algum cenário semelhante?

Teste realizado: Ao entrar no documento da nota de comissão, nos impostos retidos, na linha do imposto PCC e zerar os campos Base IRF e Mont. IRF, o SAP passa a entender que a nota de comissão não é mais base de PisCofinsCsll. E faz a retenção de forma correta.

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Oi Raquel,

Se voce fez a configuracao conforme a SAP recomenda, os impostos serao calculados dependendo de.

1) flags no dado mestre do fornecedor

2) tax code

3) excecoes

Nao sei qual excesao voce fez, mas se voce cria uma para garantia e outra para comissao, deveria funcionar. Outra opcao e criar dois tax codes, um para cada situacao e colocar na mao no pedido. Se vc estiver usando material de tipo DIEN, da ate pra criar registro info para fornecedor/materia, e ai vc linka o tax code especifico para cada caso.

Espero ter ajudado.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Raquel,

Nos casos de fornecedor com dois tipos de atividade você deve manter todos os impostos no dado mestre e selecioná-los na entrada da fatura, conforme você vem fazendo. Acontece que você deve eliminar o código do imposto e não somente os valores. Dessa forma o sistema não irá calcular o valor no pagamento.

Att.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Marssel, tudo bem?

Eu testei esta opção e deu certo. Só que meu cliente não quer fazer isso de forma manual pois o risco de erro é grande. Teriamos como fazer isso de forma automática? Alguma configuração mais especifica?

Abraços.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Raquel,

o SAP standard oferece apenas a opção manual. Caso você queira automatizar terá que desenvolver uma lógica que busque o tipo de material do pedido criado. Dessa dessa forma você poderá determinar as duas maneiras de lançar os impostos retidos. Essa lógica pode ser desenvolvida através de uma user exit.

Att.

Former Member
0 Kudos

Obrigada Marssel!

Eu estava com esperança que fosse somente configuração.

Vou alinhar com o Cliente e quando concluir posto aqui a minha dica de Exit.

Abraços.

Former Member
0 Kudos