cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

GRC Inbound - Erro Simulacao da Fatura - Crédito ICMS (Divergência XML x Pedido)

Former Member
0 Kudos

Estamos enfrentando o seguinte problema ao simular uma fatura durante a entrada automática do XML (GRC 10.0):

Nosso Cenário é de Compra de Óleo Diesel (ICMS CST 60 ou ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária), porém o cliente tem direito a crédito de ICMS, e dessa forma, durante a simulação verificamos o seguinte erro (Taxa imposto prevista ICMS é 12,00 contudo, a taxa imposto XML perfaz 0,00)

Segue impostos no XML:

Resumindo: No pedido de compras o IVA contendo o crédito de ICMS destaca o valor, já no XML as tags referentes aos impostos estão zeradas, causando a incompatibilidade de informações entre ECC x XML.

Encontramos algumas outras threads onde foi levantado alguns problemas parecidos, mas para a situação onde o emissor era Optante pelo Simples, que não é o nosso caso.

Por favor, alguém já passou por esse problema e pode nos dar uma direcionamento de como resolver? Devo tratar com algum ajuste Z, ou existe algo errado em meu processo?

Obrigado,

Att,

Accepted Solutions (0)

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Bom dia André,

Exatamente. Até o momento não achamos nenhuma solução standard para que esse tipo de Nota fosse atendido pelo GRC Inbound.

Para o tratamento como exceção durante a simulação, precisaríamos ajustar o standard com uma Z, o que não estava previsto no projeto. Inicialmente estávamos procurando uma solução standard para resolução dessa questão.

De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda.

Se mais alguém tiver alguma dica, qualquer ajuda é bem vinda!

Obrigado,

Att,

former_member182933
Participant
0 Kudos

Bom dia Henrique,

Estamos com a mesma situação. Em qual ponto do programa você fez o ajuste?

Obrigado.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Thiago,

Como o projeto era 100% standard o cliente resolveu não realizar nenhum ajuste naquele momento e deixar para entrar com esse cenário específico em uma próxima onda.

Att,

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Chegou  olhar as notas 1925823 - Tax rates in XML not as expected  e 2162644 - Tax rate in XML not as expected for industry main type?

No meu caso eu tenho uma exceção usando o campo INDTYP como chave, e esse problema parou de ocorrer apos aplicar a nota 2162644

Former Member
0 Kudos

Bom dia André, inicialmente obrigado pela ajuda e desculpe não ter retornado antes, mas ainda não havia conseguido debater o assunto com o fiscal do cliente.

Conforme as informações do fiscal, o direito ao crédito vêm da seguinte forma:

A refinaria paga todos os impostos inclusive ICMS ST que corresponde ao ICMS que deveria ser destacado pela NFe que vem da distribuidora. No momento da venda da distribuidora para o cliente (no caso nós), não é destacado o ICMS no XML.

A NFe que vem da distribuidora vem sem impostos, porém nós temos o direito ao crédito do imposto ICMS pago na primeira parte (refinaria – distribuidora), pois o valor do imposto é embutido no produto.

Segundo o fiscal o processo é fiscal e contabilmente legal, e aí que surgi a dúvida quanto ao erro durante a simulação da fatura, onde o GRC lê o XML (que chega sem impostos), e conforme a legislação nós temos o direito ao crédito do ICMS pago e embutido no valor da primeira venda.

Att,

Former Member
0 Kudos

Henrique, tranquilo

veja aqui temos um processo parecido, pois compramos produtos para revenda de empresas que não destacam imposto na NF, porém conforme a legislação podemos tomar o crédito do ICMS em um % x. Como não implantamos a entrada automática isto é resolvido na própria MIRO.

Não conheço o processo automático, mas penso em duas possibilidades

1) Tratar esta operação como exceção nas regras de validação do XML com o Pedido;

2) O Crédito ser apropriado na apuração do ICMS na conta gráfica (mas acho que seu cliente não irá aceitar pois a idéia é fazer tudo automaticamente).

Abs

Former Member
0 Kudos

Oi Henrique.

Por favor dê um feedback na thread.

Grato

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

bom dia

Via de regra em compras de produtos e mercadorias onde houve a retenção do ICMS por substituição tributária, seja destacado na NF ou (como é o caso) sem destaque na NF (os valores de ICMS estão zerados), não existe a possibilidade de crédito deste ICMS. Verifique com o fiscal do seu cliente.

abs