cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NFe - Atualização de Z no retorno do cancelamento

Former Member
0 Kudos


Prezados, bom dia!

Estamos com um cenário onde as NFe saída são geradas todas por processos Z.

Quando solicitamos um cancelamento pelo monitor J1BNFE, no retorno do cancelamento autorizado necessitamos estornar as NFe pelos processos Z, devido a várias tabelas Z de controle.

Para isto verifiquei que existe o método CALL_RSNAST00 onde poderia incluir toda essa lógica Z. Essa lógica Z cancela o documento de origem e também a NFe.

Se eu montar esse processo, haverá um conflito com a function module J_1B_NFE_CANCEL NFE que cancela doumento de origem e NFe.

Existe alguma configuração que desative o cancelamento do documento de origem/NFe?

Está correto o ponto onde estou pensando em colocar essa lógica Z?

Grato.

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Oi Nelio!

Eu sinceramente não recomendo você fazer isso. Acho que seria melhor você revisar os cenários e mudar para o standard.

Por curiosidade... você pode explicar com mais detalhes um cenário? Digo, uma situação em que criaram toda essa lógica Z e porque o cancelamento standard não pode ser realizado?

Abraço

Eduardo Chagas

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Olá Nelio.

Para esclarecer o cenário:

Você cria as Notas por uma chamada a BAPI de criação de Nota, certo?

Ao fazer isso você também preenche tabelas Z relativas à esse processo.

Essa nota aparece no monitor, você solicita o cancelamento na Sefaz.

No retorno, além do status dessa nota precisar ser atualizado (o que já acontece) você precisa disparar outra lógica para processar suas Z.

Isso?

obrigado

André

Former Member
0 Kudos

Oi André,

Está perfeito o entendimento.

Só um detalhe que a lógica Z atual atualiza as tabelas Z e também cancela o docto de origem e NFe.

E no retorno standard de cancelamento, pelo que entendi a função J_1B_NFE_CANCEL vai cancelar o docto de origem e NFe também.

Estou pesquisando se existe um modo de configurar o retorno do cancelamento para que não cancele o docto de origem e NFe e deixe que a lógica Z faça isso.

Att.

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Olá Nelio.

Minha sugestão é você somente implementar Z daquilo que o SAP não cobre no seu cenário.

Quer dizer, deixar o SAP cancelar os documentos standard e você somente atualiza o conteúdo Z.

Isso para o caso da SAP estender a lógica de cancelamento, você vai perder essa lógica.

Ex: o NFe pode ser integrado com outros produtos, como CRM, que vai receber mensagem do cancelamento da NFe no ECC dentro das rotinas de cancelamento. Se você substituir a lógica por uma própria essa mensagem falta e seu sistema fica inconsistente.

abraço

André