cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Serviço de Lista e Download

matheusog
Participant
0 Kudos

Bom dia!

Eu dei uma olhada no programa /XNFE/COLLECT_DOCUMENTS, que dispara o serviço de lista de notas para download, e verifiquei que no final da função /XNFE/NFELIST_COLLECT_NFE, caso a nota esteja autorizada e não tenha nenhum evento de manifestação, é disparado um evento automático de conhecimento da operação, e a nota é colocada disponível para download do XML no monitor de lista e download.

Esse disparo de conhecimento é feito pela função  /XNFE/NFELIST_TRIGGER_OPAC.

O fiscal me questionou se para a SEFAZ, não haveria nenhum problema caso eles fossem Desconhecer a Operação posteriormente. O serviço permiti, porém eles ficaram preocupados em uma fiscalização por parte da Sefaz sobre a nota devido à mesma ter um evento de conhecimento, e posteriormente um desconhecimento.

Vocês sabem se há algum problema nisso? Disparar um Desconhecimento da Operação de uma nota com evento de Conhecimento da Operação.

Att,

Matheus Goulart

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Matheus,

A priori isso não deve gerar nenhum problema! Até porque você está fazendo somente ciência da operação. Você pode perfeitamente enviar o evento de operação não realizada.

Agora se realmente estão com receio. Sugiro então entrar em contato com a SEFAZ e obter uma resposta formal.

Abraço

Eduardo Chagas

matheusog
Participant
0 Kudos

Então Eduardo,


Eu entendo que uma Operação Não Realizada seria uma espécie de estorno (o cliente tinha ciência da operação, porém o produto/serviço foi cancelado, por isso a operação não foi realizada).


Um desconhecimento eu entendo que seria para casos de fraude ou coisa do tipo, quando uma nota é emitida contra um CNPJ do cliente, e o mesmo desconhece a nota, ai ele dispara um desconhecimento, caso contrário dispara uma ciência.


Vou pedir para que eles entrem em contato com a SEFAZ para esclarecimento desse caso, e depois posto aqui.


Att,

Matheus Goulart

Former Member
0 Kudos

No portal da NF-e diz...

É possível reconsiderar o registro de um destes eventos?

O destinatário poderá enviar uma única mensagem de Confirmação da Operação, Desconhecimento da Operação ou Operação não Realizada, valendo apenas a última mensagem registrada. Exemplo: o destinatário pode desconhecer uma operação que havia confirmado inicialmente ou confirmar uma operação que havia desconhecido inicialmente.

O evento de "Ciência da Emissão" não configura a manifestação final do destinatário, portanto não cabe o registro deste evento após a manifestação final do destinatário

matheusog
Participant
0 Kudos

Valeu Eduardo!

Polpou o trabalho  de falar com a SEFAZ.

Answers (0)