cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Dúvida - Manifesto Destinatário

former_member187533
Participant
0 Kudos

Boa Tarde!

Pessoal uma dúvida rápida que me surgiu após pesquisas sobre o manifesto de destinatário.

O processo de manifesto de destinatário, alem de inumeras funcionalidades obvias, vai funcionar como um repositório de XMLs de entrada, uma ferramente que vai agilizar todo esse processo de XML. Correto? Lá estarão os XMLs lançadas contra a empresa, buscados diretamente da SEFAZ.

Porem durante minha pesquisa me veio a seguinte questão respondida no site da SEFAZ:

Então as empresas destinatárias poderão fazer download de todas as NF-e de seus fornecedores?

Não. O emitente da NF-e tem obrigação de enviar o arquivo XML para o destinatário da mercadoria, conforme definido pela legislação vigente. O sistema só permitirá o download, pelo destinatário, de um percentual da média mensal do volume total de suas NF-e. 

Ou seja, o download do manifesto é parcial, não abrangendo todas as notas emitidas contra minha empresa. Sei que existe a solução de B2B de entrada para a automação de entrada. Mas qual a intenção dessa limitação? Por que não liberar o download total das notas minimizando assim a necessidade de contato direto com o fornecedor, que cá entre nós, sabemos que muitas vezes não envia o XML.

Dúvida lançada!

Obrigado!!

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Lucas.

A SEFAZ disponibilizou o serviço para download mas ela não espera que as empresas façam download de 100% dos xmls. Ou seja, permanece a obrigação das empresas em fazer o B2B e o destinatário poderá em casos "excepcionais" baixar o arquivo do site da SEFAZ.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member187533
Participant
0 Kudos

Eduardo,

Entendo que legalmente existe a obrigatoriedade de envio do XML para o cliente, mas se existe a possibilidade de fazer download direto da sefaz, por que esperar o XML do fornecedor?

Sendo que meu ponto não nem esse. O ponto é, se minha empresa achar interessante realizar 100% dos downloads na ferramenta, até pelo controle/facilidade que a ferramenta oferece, será possível? Ou poderei realizar apenas o download de uma parte dessas notas (limitação que ao meu ver não faz o menor sentido...)

Obrigado Eduardo!!!

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Lucas,

eu vejo essa ferramenta de lista & download com dois objetivos:

1 - Permitir ao contribuinte listar quais notas foram emitidas contra ele, assim evitando fraudes;

2 - Oferece "redundância" ao processo de B2B. É uma muleta para algumas empresas que tem problemas no B2B e que acabariam impactando no processo já automatizado;

Onde estou trabalhando hoje a comunicação B2B com os fornecedores funciona bem para 95% dos casos. Nos outros 5% o caminhão aparece na portaria sem o XML ter chegado via e-mail ou qualquer outra forma. Nesses casos a nota consta como "documento em falta" e utilizamos o download.


Lucas Goncalves wrote:

O ponto é, se minha empresa achar interessante realizar 100% dos downloads na ferramenta, até pelo controle/facilidade que a ferramenta oferece, será possível?

Pelo que diz a SEFAZ: não. Você estaria abusando do serviço disponibilizado. Só não sei se eles implementaram algum tipo de controle do consumo do serviço, mas imagino que sim, já que muitos consumidores já devem ter tido essa idéia.

O SAP NF-e já te ajuda a utilizar os serviços de lista & download num volume reduzido.

[]'s

JN

former_member187533
Participant
0 Kudos

José,

Perfeito, na verdade já imaginava esta resolução da dúvida, mas sempre bom ver as ponderações de outros profissionais. Mesmo que continue parecendo "desnecessária" essa limitação de download.

Muito obrigado pela ajuda!!

Former Member
0 Kudos

Na minha opinião a SEFAZ deveria disponibilizar 100% dos XMLs! Afinal... as empresas em sua maioria, além dos impostos só está pagando conta da NF-e e as constantes mudanças.

Mas... como já comentei e o Zé bem colocou... não é assim que SEFAZ espera. Então você pode implementar o projeto dessa forma mas uma hora você poderá ser notificado e ser impedido de baixar os arquivos.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member187533
Participant
0 Kudos

Bah Eduardo, já estava achando que eu estava louco em pensar isso sobre a sefaz tambem... haha

De um lado tu exige que o cliente envie o XML, do outro tu limita o downlod direto do orgão autenticador. No sense!

Mas como sempre, seguimos a "lógica" da sefaz!

Faleu Eduardo!!!

Abs!!

Answers (0)