cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro na composição de notas de base do ICMS em notas com IPI

Former Member
0 Kudos

Boa tarde pessoal,,

Precisamos dar a entrada em faturas de materiais que serão utilizados na produção como insumos, mas não somos contribuintes do IPI e em todas as situações ele deve ser incluído na base do ICMS. O IVA I3 tem apresentado problemas para a composição da base de cálculo do ICMS , pois está considerando como se fossemos contribuintes, sem incluir o valor do IPI na base do ICMS, como na imagem abaixo. Para os IVAS de consumo as bases são preenchidas de forma correta.

Realizamos a alteração do tipo de utilização do IVA “I3” para consumo e com isso o cálculo passou a ser realizado corretamente, porém, apenas para materiais que sejam classificados no mestre de materiais como “Consumo”.  O SAP não permite que materiais classificados como industrialização no mestre de materiais sejam lançados na miro com IVAs que estejam classificados como “Consumo”, e vice versa. Não podemos alterar a classificação dos materiais para consumo por conta da determinação das chaves de cfop, caso contrário os cfops de industrialização seriam gravados no livro como consumo e não industrialização.

Será que alguém pode nos ajudar?

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

david_medeiros
Participant
0 Kudos

Olá Rodrigo, boa tarde!

Tente utilizar o Cálculo Alternativo na visão J_1BMWSKZKALSMV você deve cadastrar I3 = C3.

De qualquer forma o SAP entende que só existe IPI na Base quando é uma mercadoria de Consumo, por este motivo o IPI nunca é incluso na base de ICMS quando industrialização.

Espero ter ajudado, Abraços.