cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Bloco K

JarleiN
Active Participant
0 Kudos

A SAP tem alguma nota referenciado esta necessidade ?

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member203887
Active Participant
0 Kudos

Olá Jarlei, bom dia!


A Nota de Anúncio sobre esse tema é a "1977068 - LC Announcement SPED ICMS/IPI: Ato Cotepe 52/2013 Block K" e contêm maiores informações a respeito do bloco K.

Espero que te ajude.

Abraços,
Vinícius Ferrari

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal, tudo bem?

Vocês já começaram a trabalhar nesta questão do Bloco K?

Vocês trabalharam com ABAP? Preciso implantar em um cliente, poderia me dar maiores detalhes?

Abraços,

Cristiane.

Answers (10)

Answers (10)

0 Kudos

Bom dia,

  Fiz a aplicação das notas no sistema e reduziu bastante a execução do bloco K em comparação do que estava antes, antes a execução demorava mais de 8000 minutos, após aplicado as notas ele executa em pouco mais de 3000.

att

Jonathan

leandropia
Contributor
0 Kudos

A saber, houve alteração na data da entrega do Bloco K: Prazo do Bloco K é adiado para janeiro de 2017

Leandro da Pia Nascimento

0 Kudos

Bom dia Sandro,

  Teve alguma resposta no seu chamado enviado para a SAP ?

sandro_vila2
Explorer
0 Kudos

Boa tarde Jonathan,

O suporte da SAP liberou as notas 2215393 e 2233670 para tratar a performance do programa, aqui no cliente não ainda não aplicamos as notas, não sei dizer se vai resolver o problema. 

Att,

Sandro Ávila

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Sandro,

Não encontrei essas notas no SAP Notes (dá "Document is not released").

Será que é só para o release do seu cliente?

Pessoal, vocês ainda continuam com problema de performance? Ou relaxaram visto que o Bloco K foi adiado?

Att.

Rafael Paes

0 Kudos

Boa tarde,

Também não encontrei essas notas.

A execução do bloco K está MUITO lenta no meu sistema, só é possível geral o arquivo via background, e mesmo assim demora horas... Mesmo que adiado a entrega, precisamos realizar os testes, e a demora está atrapalhando bastante.

att

Jonathan

Former Member
0 Kudos

Jonathan,

No meu SAP também demorava horas (de 5 a 8). Melhorou com a aplicação da Nota citada no meu comentário acima, mas não apliquei mais até outubro.

Outra detalhe que melhorou bastante foi Não flegar o "Materiais WIP". No caso do meu cliente que não possuíam materiais em processamento. Tente esse Jonathan!

Agora executa em minutos e o SPED inteiro com os Bloco K e H não passam de meia hora com massa de dados de produção.

Att.

Rafael Paes

sandro_vila2
Explorer
0 Kudos

Boa tarde Rafael,

As notas voltaram para a área de desenvolvimento da SAP, por isso não estão mais disponíveis.

Aqui no cliente também não deu tempo de aplicar, vamos ter que aguardar mais um pouco.

Obrigado,

0 Kudos

Olá Pessoal,

  A performance para a geração do bloco K está tão lenta que chega ocasionar dump de time out no nosso ambiente. O problema está no include "J_1BEFD_BLOCK_K_K220"... Alguém está com um problema semelhante ? Existe alguma nota para corrigir esse problema ?

  Obrigado.

att

Jonathan

Former Member
0 Kudos

Olá Jonathan,

Aplicamos a nota 2232146 por causa de performance, veja se te ajuda.

Liziane

0 Kudos

Obrigado pelo retorno Liziane..

  Apliquei a nota indicada, porém ainda está muito lento, ocasionando dump de time out da mesma forma. Existe alguma outra nota de correção para isso ? Segue o ponto onde está dando o problema.

sandro_vila2
Explorer
0 Kudos

Boa tarde.

Jonathan,

Eu estou com um chamado aberto na SAP para tratar da performance desde Outubro, aplicamos a nota 2232146 porém não resolveu muita coisa, assim que tiver uma resposta eu compartilho com todos aqui.



Att,

Sandro Ávila

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Pessoal,

Essa nota da SAP 2232146 desfaz a seleção da MSEG pelo campo novo criado nas notas do Bloco H e com seleção e explicação na nota 1526684. Esses campos novos da MSEG (BUDAT_MKPF, VGART_MKPF ...) são atualizados por transações do tipo MB51 e etc. Assim a MSEG ficaria com dados da MKPF, e com seleção na MSEG por estes campos novos melhoraria muito a performance. E no meu caso melhorou muito. Desde que a execução do SPED Bloco K fosse para períodos após a aplicação dessas Notas. Agora não entendi o porquê de desfazer essa lógica que deu certo e no caso de vocês não está melhorando.

Alguém sabe me explicar? Ou se tiverem dúvidas quanto a minha explicação..

Obrigado.

Rafael Paes

ABAP SPED

sandro_vila2
Explorer
0 Kudos

Bom dia Pessoal,


O bloco K foi adiado para 2016!!!

"Na 5a. reunião do CONSEFAZ, do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), realizada em Brasília, em 14/08/2014, o plenário concluiu que a implementação da obrigatoriedade da escrituração fiscal digital do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque, nos termos do § 7º da Cláusula terceira do Ajuste SINIEF 2/2009, que institui a Escrituração Fiscal Digital - EFD devará ocorrer em 2016."

Link para acesso da noticia.  EFD ICMS IPI - Bloco K - Obrigatoriedade em 2016

Abs,

0 Kudos

Pessoal, boa tarde

A SAP disponibilizou a nota 2055710 para tratar este problema do flag.

Former Member
0 Kudos

Pessoal de uma olhada neste Material, creio que possa ajudar, principalmente o tipo de material, para auxiliar na geração do Bloco, de uma olhada no cadastro produto.

Sds

Adriano Sabino

Former Member
0 Kudos

Também estou no aguardo ,se a SAP vai liberar o flag  para seleção  somente do Bloco K na J_1BEFD, mas  já conseguimos gerar alguns arquivos para testes, mas como a Receita ainda liberou o PVA não temos como validar.

Sds

Adriano Sabino

Former Member
0 Kudos

Adriano, fizemos uma geração inicial e o programa trouxe ordens de manutenção que, a princípio, não deveriam ter vindo. Nossas listas técnicas não foram trazidas. Estamos verificando o que pode ter acontecido.

Grato,

Nelson Bertolino

0 Kudos

Olá Pessoal,

Apliquei as seguintes notas:

1799324

1892847

1962079

1990080

1991058

Mas ainda não consigo listar as informações do bloco K, estarei analisando se ainda faltam notas a serem aplicadas.

Outra observação é quanto a performance da transação J_1BEFD, pois piorou muito com a aplicação destas notas.

Att,

Leandro

Former Member
0 Kudos

Leandro, bom dia,

Fizemos a aplicação das notas também. Além da performance também notamos a falta de um flag específico para o Bloco K, como existem para os demais.

Também tivemos problemas com os tipos de materiais. Nós não utilizamos os tipos de materiais standard. Foram criados tipos Z, a partir dos standard. Tivemos que pegar uma chave ABAP para alterar o código do programa standard para funcionar.

Vocês estão tendo dificuldades de interpretação da lei? Ou vão usar o que a SAP definiu?

Grato,

Nelson

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Nelson.

Qual seria esse flag faltando que você se refere?

obrigado

André

Former Member
0 Kudos

André, boa tarde,

Na tela de seleção da J_1BEFD exitem flags para seleção de quais blocos do SPED devem ser gerados (C, D, E, etc). Não há um flag para que seja gerado somente o Bloco K, conforme tela abaixo:

Este flag seria útil para a validação dos resultados do Bloco K antes de gerar-se em definitivo.

Outro ponto importante é a performance da geração. Ela piorou com a inclusão do bloco K.

Grato,

Nelson Bertolino

0 Kudos

Olá Nelson, boa tarde

          Também percebi a falta deste flag, eu pensava no seguinte, como será obrigatório a entrega deste bloco então nem viria a opção do flag, mas pensando melhor, tem estado que a obrigatoriedade será só em 2016 e tem empresas que não são do ramo industrial ou não são equiparadas, portanto, a SAP terá ainda que modificar essa tela de seleção, ou talvez, já tem uma nota para tratar do assunto.

Qualquer novidade mantenha-nos informado.

Abs,

Leandro

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Olá Leandro.

A questão deve ser avaliada na SAP ainda.

O que é possível dizer é que não existe no momento uma nota que cubra isso.

abraço

André    

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Olá Nelson.

Veja a nota 2055710.

Ela implementa o flag e uma melhoria na performance.

Com o flag você também vai poder ver melhor a diferença de performance entre a execução com e sem o bloco K.

O Bloco K vai ter uma seleção de dados que pode ser bem pesada, por um campo não indexado originalmente na base, então se o caso for mais profundo na sua base vale avaliar a necessidade da criação de um novo índice.

abraço

André

0 Kudos

Dear Nelson and other experts,

I work for a Germany company whose subsidiary is in Brazil. Looks like we are also impacted by Block K. We have custom material type Y and Z. Can you please share what you have to change in the ABAP code? You mentioned that you had to request access key to modify some programs.

Appreciate you input.

Best regards,

Ram

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Hi Ram.

Are you aware this was postponed by the government to 2016?

Is not the answer you are looking for, but important to know if you don't 😉

Best regards

André

0 Kudos

Dear Andre,

Thank you so much for the info! I didn't know that was official. We are having meeting with Brazilian colleagues tomorrow I will bring it up Thanks you!

Best regards,

Ram

0 Kudos

Dear Andre,

My Brazilian colleagues mentioned that this is not officially published in the newspaper so according to them that has to happen before we conclude this is postponed until 2016.

Best regards,

Ram

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Link to official website:

EFD ICMS IPI - Bloco K - Obrigatoriedade em 2016

It is done, official.

0 Kudos

Olá Jarlei

Já começou a aplicar as notas da SAP?

Caso queira trocar informações: leandro@totalalimentos.com.br

Former Member
0 Kudos

Olá!

Eu também gostaria de saber como está o processo de vocês!

Vamos começar a configurar o GRC/PI para a Nfe 3.10, logo depois será o bloco K.