cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Validação XML 3.10 (campo série)

matheusog
Participant
0 Kudos

Boa tarde pessoal.

Estou com um problema aqui um pouco estranho.

Estamos fazendo a configuração do XML 3.10, e agora está acontecendo um erro.

Durante a chamada da função /XNFE/OUTNFE_CREATE, que cria a nota de saída no GRC, é chamada a função /XNFE/OUTNFE_VALIDATION. Essa função faz a validação dos campos da nf-e de acordo com as regras existentes na tabela /XNFE/XMLVALID.

Quando essa função vai validar o campo SERIE, o mesmo retorna erro na validação.

A expressão regular da expressão é:

0|[1-9]{1}[0-9]{0,2}

O valor da Série é "001".

Teoricamente essa expressão regular permite utilizar esse valor, pois ela permiti ou o literal "0" apenas, ou valores com pelo menos 1 dígito obrigatório de 1 à 9, com até dois dígitos (não obrigatórios) de 0 à 9.

Essa expressão deveria permitir, "1  ", "001", " 01", "  1", etc.

Eu testei a expressão em sites da internet com esta regex, e funcionou perfeitamente.

Testei alterar a expressão (teste em programa Z) para 0|[0-9]{1}[0-9]{0,2}, e ai sim a expressão funcionou. Parece que o ABAP está considerando que é obrigatório que o primeiro campo da série seja diferente de 0.

Att,

Matheus Goulart

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member195468
Participant
0 Kudos

Boa tarde Matheus, estou com o mesmo problema aqui no cliente...

vc tem alguma novidade sobre o campo serie?

att,

Alexandre.

matheusog
Participant
0 Kudos

Alexandre,

Eu abri um chamado na SAP e ele criaram a nota mencionada pelo Allan:

2034728 - Adjust validation of field serie in tag ide, refNF and refNFP

Answers (2)

Answers (2)

WB
Participant
0 Kudos

Ola a todos ,

  Verifiquem a SAP Note -  2034728 - Adjust validation of field serie in tag ide, refNF and refNFP


  Obrigado

matheusog
Participant
0 Kudos

Fiz um teste utilizando o comando FIND REGEX do ABAP, e o mesmo aceitou a expressão regular com o valor "001".

Vou abrir chamado na SAP para isso, mas se alguém souber de algo, toda ajuda é bem vinda.

OBS.: o ambiente está no SP 16.

Att,

Matheus Goulart

WB
Participant
0 Kudos

Ola Matheus ,

   Tivemos o mesmo problema em um cliente, se você desativar o validador do GRC vai e enviar o xml request (versão 3.10) para SEFAZ de origem você vai ter um erro de falha do xml.

   Verifique no xml da versão 2.0 o valor da tag <serie>.  Mesmo enviando para o GRC a serie "001" o valor no xml ficava como <SERIE>1</SERIE>.

   Em resumo: Fizemos fizemos um ajuste na BADI CL_NFE_PRINT no metodo HEADER e  retiramos os "zeros a esquerda" da série da nota fiscal e não tivemos mais problemas.

BR

Allan Pizaia