cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Criação de divisões no SAP sem documentação fiscal

Former Member
0 Kudos

Olá,

gostaria de compartilhar uma experiência que temos em nossa rede e captar soluções.

Nossa rede atua no varejo de materiais para construção. Implantamos o SAP em meados de agosto/13 e estamos com o seguinte problema: para criação das divisões no SAP (novas lojas) o sistema está travado para que sem a documentação fiscal (CNPJ e IE) não possa ser criada a divisão no sistema. Essa trava é necessária ou pode ser desbloqueada?

Se é uma trava necessária, como os parceiros tem feito com as despesas pré-operacionais de novas unidades de negócio que ainda não existem no SAP? Digo, antes mesmo da inauguração ou mesmo da finalização do processo de documentação fiscal da nova loja temos gastos operacionais referentes a esta filial ainda fora de funcionamento, como viagens, estadias, alimentação, maquinário, etc.? Como os parceiros tem imputado essas despesas no SAP tendo em vista que a loja/divisão ainda não foi criada no sistema?

Agradeço!

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Marcelo,

Divisão seria a parte contábil da filial (GSBER). Só por definição de sistema. Sua dúvida é refente a configuração de filiais dentro do SAP.

Nesse caso de não haver CNPJ e Inscrição, não há a obrigatoriedade fiscal das filiais. Qualquer despesa para este fim pode ser considerada uma despesa da matriz. Poderia ser considerado até um mesmo ativo em construção. O setor financeiro também seria afetado, uma vez que sem CNPJ não há conta pessoa jurídica e todos os pagamentos estariam em nome também da matriz.

A partir do momento que é necessário um balanço fiscal e contábil, a nova unidade gerida deverá possuir suas próprias estruturas organizacionais.

Do ponto de vista gerencial, você poderá administrar qualquer resultado através de centros de custo, projetos ou centros de lucro (se for o caso), já que no CO você analisaria os relatórios internamente apenas.

att.