cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Atendimento ao eSocial

Former Member
0 Kudos

Bom dia pessoal,

Estou iniciando as minhas atividades no mundo SAP e confesso que preciso muito da ajuda de vocês.


Faço parte de uma consultoria de negócios e não trabalho diretamente com SAP.

Iniciei um projeto de mapeamento da obrigação eSocial em um cliente que utiliza o ERP SAP tanto para o BackOffice quanto para RH (Folha de pagamento).

Uma das atividades do projeto é realizar o mapeamento de campos dos layouts disponibilizados até então pelo governo para orientar o desenvolvimento das especificações funcionais e técnicas para implantação do eSocial.

Vocês possuem algum material que possa me ajudar?

Olhei alguns tópicos e discussões mas não encontrei nada sobre. Não sei se não soube procurar ou se realmente não existe tal informação, ainda.

Desde já agradeço a ajuda de vocês.


Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Gustavo, bom dia,

Nesse link é possível verificar o layout da versão 1.1 do eSocial:

http://www.esocial.gov.br/doc/MOS_V_1_1_Publicacao.pdf

Entretanto, deve ter em mente que esse projeto ainda está em estudo e desenvolvimento pelo governo, e portanto também pela SAP, e o layout 1.2 vai sair em breve, não sei exatamente quando. E esse novo layout irá conter mais de 150 alterações. Se não me engano o prazo final foi prorrogado para o meio de 2015.

Para prosseguir com o mapeamento é necessário que os objetos (tabelas, classes, programas, infotipos e etc.) sejam analisados pelas frentes de HR e ABAP, e é de extrema importância que as frentes funcionais estejam munidas de auxílio fiscal e legal, e que as mesmas procurem se informar com o governo sobre as obrigações, riscos, novos prazos e demais assuntos.

É importante mencionar que a SAP está disponibilizando uma solução standard somente no SAP HCM, sendo que o SAP ERP (ECC) não será ajustado para o eSocial.

Caso utilize o HCM, a nota SAP de anúncio do eSocial é o ponto de partida, e indica os eventos dentro do escopo e fora do escopo da solução Standard. Há muitas outras notas a serem consultadas para dados específicos, também pode realizar a pesquisa no portal services.sap.com/notes

1575963 - LC Announcement: eSocial

Espero que tenha lhe ajudado, tenha em mente que é um projeto de alto risco.

Boa sorte!

Renan

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Olá Gustavo.,

Já faz algum tempo que publicou aqui sua dúvida, mas fiquei curioso se conseguiu essas informações. Obrigado.

Carlos Schmidt.

Former Member
0 Kudos

Oi Carlos, bom dia!

Na verdade a dúvida principal permanece.

Consegui entender boa parte do funcionamento do SAP e como serão tratados os pontos no eSocial, mas um ponto ainda segue obscuro para mim...

Os processos de negócio precisam inserir as informações no HCM (informações de funcionários por exemplo), e essas informações serão enviadas para o eSocial.

Qual é a origem da informação (tabela.coluna) que será enviada para o eSocial?

Sabe se existe esse de-para dos campos do eSocial para o SAP ? Você fez algum trabalho parecido?

Abs

0 Kudos

Gustavo,

O tópico é antigo mas caso não tenha uma saída ainda, pode ser útil.

Sei que você está procurando uma reposta mais teórica para o mapeamento dos campos mas como a SAP está entregando alguns eventos, uma ótima alternativa é a verificação do que está sendo entregue. Sugiro que você utilize o gerador e verifique o que está sendo retornado. Analise os erros e busque as informações faltosas.

É importante lembrar que a SAP realiza suas entregas pensando no standard, caso tenha desenvolvimento próprio para algumas soluções as mesmas deverão ter outro caminho senão a SAP. Outra informação importante é que você deve estar com o seu ambiente atualizado o suficiente para ter as transações do gerador.

Estou a disposição para esclarecimentos,

André Mata

Former Member
0 Kudos

Obrigado pela ajuda Renan e Ricardo!

Ricardo, quando atualizar o blog você me informa?

Abs

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Gustavo,

Devo estar atualizando amanhã, incluindo novas informações e outros.

Abras

Former Member
0 Kudos

Grande Ricardo,

Publicou o artigo no seu blog?

Abraços

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Gustavo boa tarde,

O Grande Renan já lhe passou as infos principais, no meu blog voce consegue achar muita informação:

Vou atualizar essa semana com a nova solução utilizando TDF.

Atenciosamente,

Ricardo Viana

Former Member
0 Kudos

Ricardo,

Obrigado pelas informações, consultei seu conteúdo quando estava iniciando estudos do e-Social.

Excelente conteúdo!

Abs,

Renan


Former Member
0 Kudos

Olá Ricardo, boa noite.

Não estou conseguindo abrir este link, consta como conteúdo restrito. É possível apreciar este conteúdo?

Obrigado

Anderson Oliveira

former_member250417
Discoverer
0 Kudos

Olá Ricardo, boa tarde!

Não estou conseguindo acessar o conteudo do link SAP e-Social (SPED EFD Social). Poderia me ajudar?!

Aparece como restrito.

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Daiana,

Que estranho para mim aparece normal, mas quando efetuar o login.

Na realidade esse foi um blog inicial para explicar o projeto como um todo, está bem desatualizado, pode ser que a SAP tenha tirado do ar.

Att,

Ricardo VIana.

0 Kudos

A mim também aparece "não autorizado".