cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

PIS/COFINS - REVENDA - ICOR X SPED

Former Member
0 Kudos

Pessoal bom dia,

Estamos com um conflito em relação ao SPED x pis/cofins para revenda (Condição ICOR).

O problema é o seguinte:

Temos a condição ICOR marcada nos IVAS de MM para calcular a diferença do PIS/COFINS quando há o IPI na base de calculo para materiais de revenda.

Aplicamos a nota 1717837 - Flexible PIS and COFINS Base for FI/MM Tax Codes para tentar a justar a questão, porém mesmo assim o pessoal do SPED nos aponta erros nos valores unitários e percebemos que a diferença é exatamente o valor que conta na condição ICOR.

Já fizemos testes com ela ativada e desativada e sempre o valor continua o mesmo, sendo que os valores contábeis, e valores fiscais batem sem problemas, ficando somente o erro na geração do SPED.

Sei que essa questão a condição ICOR é muito antiga, porém necessitamos de uma ajuda para entendermos em qual lado teremos que ter codificação Abap para resolver essa questão, pois após várias notas aplicadas e inúmeros testes com e sem a condição, chegamos a conclusão que o standard para revenda com IPI não vai fechar nunca em algum dos lados.

Desde já agradeço a ajuda.

Abs.

Rodrigo.

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Caro Rodrigo,

Existem algumas Notas SAP sobre esse cenário de PIS/COFINS para Revenda:

947218 - IPI value included in PIS COFINS base for resale

1500647 - Resale - PIS COFINS value in Nota Fiscal does not include the IPI value - Accounting Document is as expected – MM (FAQ: PIS/COFINS for Resale Purchases)

1063650 - Base amount for PIS COFINS by resale for IPI Contributor

1088901 - PIS COFINS for resale duplicates amounts

1717837 - Flexible PIS and COFINS Base for FI_MM Tax Codes (ver anexos desta Nota)

Algumas Notas são mais antigas e atendiam à versão 4.6C.

Outras são mais recentes e atendem ao cenário de Revenda sem nenhum impacto para as versões superiores a 6.0.

Como o cenário de Revenda existe duas possibilidades de base de PIS/COFINS, com ou sem IPI, a SAP foi atualizando o sistema para atender a esses cenários, com isso a TAXBRA já tem as condições de PIS/COFIS com o resultado com IPI e sem IPI.  O mapeamento das condições para a NF é que vai determinar qual a base será utilizada.

A condição ICOR foi criada para atender ao cenário quando não havia a configuração pela tabela J_1BKON1MMVV (acesso pela SM30) para incluir o valor do PIS/COFINS no preço do produto na aba de condições e ficar igual ao preço enviado pelo fornecedor.

Para as versões do ECC acima da 6.0, não é mais necessária a utilização da condição ICOR, pois na aba de condições do pedido de compras pode ser inserido o preço com PIS/COFINS e utilizar condições para obter o valor do ICMS e IPI e chegar no preço bruto.

Sugestão: não utilize mais a condição ICOR e trabalhe com o preço no pedido com PIS/COFINS embutido e a configuração na tabela J_1BKON1MMVV (SM30) ou pelo SPRO (Contabilidade financeira (nv.)/ Configurações globais contabilidade financeira (novo)/ IVA/ Configurações globais/ Brasil/ Define quais impostos estão contidos em condições p/determinação preços MM)

Espero sua resposta para saber se conseguiu resolver o problema.

Former Member
0 Kudos

Caro Rodrigo,

Conseguiu resolver o seu problema com a solução indicada?

Abs,

Paulo Oliveira

Consultor MM/WM

www.e-it.net