cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Base de ICMS ST / PIS / COFINS diferente da OV e FATURA

Former Member
0 Kudos

Olá grupo,

Desde a implementação das notas SAP referente ao controle do nro. do FCI no XML, onde tivemos que implementar as notas da CT-e, pois eram pré-requisitos, estamos deparando com o seguinte problema...

Num cenário de SD, onde incide IPI, quando criado a nota fiscal, as bases de cálculo do ICMS ST, PIS e COFINS estão ficando erradas na nota fiscal, porém com os valores calculados corretamente referente as bases corretas.

Verificando as mesmas bases nos documentos precedentes, a ordem de venda e a fatura, na pricing elas se mantém corretas, ou seja, somente no documento da nota fiscal são determinadas erradas.

Já verificamos o mapeamento para nota fiscal, e tudo está correto.

Outro detalhe, parece que somente ocorre está situação quando os documentos precedentes são criados em moeda estrangeira.


Já abrimos chamado na SAP, e ainda não tivemos sucesso nas respostas.


Alguém está ou esteve com esta situação ?



Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

marcioh_bell
Explorer
0 Kudos

Bom dia Marcelo, tudo bem?

você já tentou a aplicação da SAP Note 984871? Você menciona que o problema ocorre apenas na nota fiscal e essa nota corrige um problema com alíquotas exatamente nesse ponto, pode ser que te ajude.

Eu sempre a implemento nos projetos onde utilizo a RVABRA ou cópia dela.

At.

Marcio H. Bell

Former Member
0 Kudos

Obrigado Marcio pela resposta.

Na verdade, conseguimos identificar o problema. Referente ao campo custusage (utilização do material), código de imposto na J1BTAX.

Entendo que esta informação está sendo tratado incorretamente, afetando a tratativa do valor de IPI (ipi_amount) na rotina de conversão da moeda estrangeira para BRL.

INCLUDE: LJ1BGF01

FORM: convert_nf_to_local_currency

Isto tudo se iniciou com a aplicação da nota SAP 1546493, pré-requisito a aplicação das notas do FCI.

Estamos com o assunto na SAP em análise.

Abraços,

Marcelo Julidori.

Former Member
0 Kudos

Olá Marcelo

Estou com um caso igual e justamente com processo de transferencia mas que tem FCI no meio.

Tenho uma pricing habilitada na delivery.

Quando verifico a condição ICVA consta correta como 13%, porém quando crio a nota fiscal a condição ICM3 aparece como 18% o qual esta incorreto.

Teve alguma resposta por parte da SAP para isto?

Agradeço!


Former Member
0 Kudos

Olá Emiliano,

Sim, tive uma resposta da SAP, e foi criado uma nota SAP específica para o problema, ou seja, específica para EHP 6.0.

Acredito que seu caso não seja o mesmo do meu, pois no meu casos as bases de PIS / COFINS / ICMS ST estavam sendo invertidas entre elas.

Entendo no seu caso, o problema é uma redeterminação de impostos quando criado a nota fiscal.

Isto acontece, quando no controle de cópia entre documentos, não se configura para manter os valores do documento antecedente. Por exemplo... no momento da criação da OV ou PEDIDO o ICMS era 13%. Porém, quando for criar o documento subsequente, se houve alguma mudança na J1BTAX em relação a este ICMS, por exemplo, alterado para 18%, e o controle de cópia não estiver configurado para manter valores do documento antecedente, irá redeterminar novamente o imposto, se utilizando o que está atualmente na J1BTAX.

Espero ter ajudado, abraços,

Marcelo Julidori.

Former Member
0 Kudos

Olá Marcelo

Obrigado pela resposta!

Então, no meu caso é um processo de STO, ou seja: Schedule Agreement de MM > Delivery (Com pricing) > Nota fiscal

ja verifiquei configurações na VOV4, VOV8 e J_1BSDICA e tudo ok.

Õ que eu percebi que quando a nota fiscal é criada ele busca a aliquota das regras gerais da J1BTAX e não das exceções. Isto somente acontece para este processo de transferencia o que me leva a acreditar que seja alguma logica dentro do programa.

se tiver mais alguma dica sera bem vinda.

Novamente agradeço e tambem fico a disposição no que puder ajudar.

Obrigado!

Emiliano

Former Member
0 Kudos

Emiliano,

Se a condição ICVA está sendo carregada corretamente, insisto no controle de cópia. Talvez você não está olhando na transação de controle de cópia correta. Você tem que descobrir qual a transação de controle de cópia que está determinado os tipos de documento utilizados para este cenário. Dê uma olhada na transação VTLA.

Abraços,

Marcelo.

Former Member
0 Kudos

Emiliano,

Desculpe... provavelmente você terá que verificar a transação VOFM.

Abraços,

Marcelo.

Former Member
0 Kudos

Emiliano, no seu caso, recomendo que naquelas excessões que você diz que não foram pegas, você mude o Grupo de impostos para GERAL.

Atenciosamente,

Donaire.

Former Member
0 Kudos

Marcelo

Muito obrigado pelas suas respostas as quais foram de grande ajuda. Infelizmente como é um scenario muito especifico com varios desenvolvimentos no "meio do caminho", foi necessario fazer esta alteração dentro da BADI e desta maneira agora sim busca o valor da aliquota que esta na pricing dentro da delivery.

Problema resolvido.

Obrigado novamente!

Former Member
0 Kudos

Olá Sergio

Coloquei a solução na resposta ao Marcelo ok?

Eu tinha tratado esta possibilidade da regra geral, porém em reuniões com o dpto fiscal fui informado de que há diversas exceções dentro da J1BTAX que precisam ser verificadas, por este motivo a regra geral do icms de 18% no caso, foi descartada.

de qualquer maneira, agradeço sua resposta.

Att