Skip to Content

Archived discussions are read-only. Learn more about SAP Q&A

ISS retido

Bom dia,

Na J1BTAX tenho a opção "Atualizar valores propostos p/taxa impostos " aonde defino a alíquota básica de iss ex: 2,00

Quando faço um pedido de compra com as chaves de retenção informadas no fornecedor, o botão "impostos" no meu pedido de compra consegue identificar a alíquota de 2% do ISS , mas não consegue identificar uma base de calculo para o ISS e não consegue identificar as bases para a retenção.

Pq o sistema não calcula estas bases?  (não queria usar exceções neste momento)

Só funciona quando eu cadastro um grupo de exceção, como por exemplo o grupo 89 indicando o domicílio fiscal do fornecedor, a alíquota, e a flag ISS IRF.

Assim o botão "impostos" no pedido de compra consegue identificar a aliquota (cadastrada na exceção) para o domicílio (cadastrado na exceção) e a flag ISS IRF (na exceção).

Gostaria de saber se é possível não utilizar a exceção, partindo apenas da alíquota básica. Assim independente do domicilio fiscal, os fornecedores sem chave de retenção não teriam as retenções. e os fornecedores com chave teriam as retenções.

Um segundo problema é quando eu não tenho que reter, e sim somente destacar o ISS na nota.

Estou tendo que criar uma exceção por exemplo grupo 89 indicando o domicilio, a alíquota e sem a flag ISS IRF marcada para que o destaque do ISS ocorra.

O problema é que não posso ter no grupo 89 o mesmo domicilio fiscal com a flag marcada e outro com a flag desmarcada.

Assim não consigo de maneira genérica, independente do município, sempre destacar o ISS caso o fornecedor não tenha as chaves de retenção. e caso tenha as chaves, reter ao invés de somente destacar.

Eu sei que  eu poderia usar uma exceção por fornecedor para tratar as retenções e o destaque do iss na nota deixar nesta exceção mais genérica 89 somente pelo município, mas isso operacionalmente faz com que o fornecedor tenha que ser cadastrado informando as chaves e ainda esteja cadastrando também dentro da exceção 85 por exemplo (domicilio+fornecedor).

Alguém poderia me dar alguma ideia? Existe um jeito mais simples e mais genérico?

Former Member replied

Bruno, a tabela default (valores propostos) realmente não pode ser usada desde a nova solução SAP após a LC116 para o ISS.

Para tabelas mais genéricas, utilize por exemplo o SETOR INDUSTRIAL como chave nas dinâmicas.

Att.

Sérgio Donaire.

1 View this answer in context

Helpful Answer

by
Not what you were looking for? Ask a question