cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

ISS retido

bruno_viol
Participant
0 Kudos

Bom dia,

Na J1BTAX tenho a opção "Atualizar valores propostos p/taxa impostos " aonde defino a alíquota básica de iss ex: 2,00

Quando faço um pedido de compra com as chaves de retenção informadas no fornecedor, o botão "impostos" no meu pedido de compra consegue identificar a alíquota de 2% do ISS , mas não consegue identificar uma base de calculo para o ISS e não consegue identificar as bases para a retenção.

Pq o sistema não calcula estas bases?  (não queria usar exceções neste momento)

Só funciona quando eu cadastro um grupo de exceção, como por exemplo o grupo 89 indicando o domicílio fiscal do fornecedor, a alíquota, e a flag ISS IRF.

Assim o botão "impostos" no pedido de compra consegue identificar a aliquota (cadastrada na exceção) para o domicílio (cadastrado na exceção) e a flag ISS IRF (na exceção).

Gostaria de saber se é possível não utilizar a exceção, partindo apenas da alíquota básica. Assim independente do domicilio fiscal, os fornecedores sem chave de retenção não teriam as retenções. e os fornecedores com chave teriam as retenções.

Um segundo problema é quando eu não tenho que reter, e sim somente destacar o ISS na nota.

Estou tendo que criar uma exceção por exemplo grupo 89 indicando o domicilio, a alíquota e sem a flag ISS IRF marcada para que o destaque do ISS ocorra.

O problema é que não posso ter no grupo 89 o mesmo domicilio fiscal com a flag marcada e outro com a flag desmarcada.

Assim não consigo de maneira genérica, independente do município, sempre destacar o ISS caso o fornecedor não tenha as chaves de retenção. e caso tenha as chaves, reter ao invés de somente destacar.

Eu sei que  eu poderia usar uma exceção por fornecedor para tratar as retenções e o destaque do iss na nota deixar nesta exceção mais genérica 89 somente pelo município, mas isso operacionalmente faz com que o fornecedor tenha que ser cadastrado informando as chaves e ainda esteja cadastrando também dentro da exceção 85 por exemplo (domicilio+fornecedor).

Alguém poderia me dar alguma ideia? Existe um jeito mais simples e mais genérico?


Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Bruno, a tabela default (valores propostos) realmente não pode ser usada desde a nova solução SAP após a LC116 para o ISS.

Para tabelas mais genéricas, utilize por exemplo o SETOR INDUSTRIAL como chave nas dinâmicas.

Att.

Sérgio Donaire.

bruno_viol
Participant
0 Kudos

Sérgio, agora de manha realizando uma análise mais completa. Realmente pensei em utilizar o setor industrial.

Quando for optante do simples (setor industrial SNAC), não cairá em exceção nenhuma, não destaca iss.

Quando for um prestador de serviço (setor industrial PSPJ) cai na exceção 89 sem a flag e destaca o iss.

Quando for um serviço que possui retenção, cai na exceção 75 (NBS) com a flag e devido as chaves cadastradas no fornecedor realiza a retenção.

Por enquanto é a melhor opção que encontrei!

Answers (1)

Answers (1)

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Bruno,

Para o ISS retido não é necessário definir na J1BTAX. Você pode verificar a parte de FI na nota:

1706309 - CI BR: CBT - Condition-Based Tax Calculation Brazil(updated)

Basicamente você irá configurar as transações abaixo:

Definir bases e acúmulo da categoria

S_ALR_87003264    

Definir alíquota dos códigos

S_ALR_87003617

Veja também a discussão:

Att.