cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Automação de Fretes

Former Member
0 Kudos

Olá, estou com o objetivo de automatizar o processo de recebimento/pagamento de fretes na empresa.

Um breve resumo, já recebemos os XMLs, validamos e armazenamos (ou seja não temos o licenciamento do inboud, que teoricamente é o caso posterior que visamos implantar e automatizar)

No SAP como processo:

-Criação do contrato com a transportadora

-Aprovação do contrato acima

-Criação do pedido de compra (baseado no contrato previamente criado/aprovado)

-Aprovação por alçada deste pedido de SERVIÇO baseado no contrato inicial
-Criação da Folha de Serviço (aprovação durante a criação)

-Miro (recebimento fiscal)

-Posteriormente os passos financeiros e contábeis (sem interface com Audit "sistema satélite", hoje manual)

Objetivo:

-Ler o XML que ja recebemos (os validados claro)

-Automatizar criação de pedido de compra (se possível utilizando o contrato previamente criado ainda) Possivelmente sem estratégia de aprovação

-Folha de serviço automática, sem aprovação

-Miro automática

-Contabilizações automáticas

-Integração com o Satélite (audit, que pode ser que fuja desse escopo principal)

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Bruno

Não ficou claro o que deseja. Você quer saber como outras empresas estão automatizando o lançamento sem ter a solução de automação de entradas?

Não vi nenhum grande problema em termos de processo; até porque pelo que você descreve vocês já possuem a entrada de frente padronizada. O que você precisa observar é como irá fazer o vínculo do CT-e com o seu contrato/pedido de compra já que no CT-e não tem essa informação.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo e desde já obrigado.

Na verdade não preciso saber das demais empresas e sim como automatizar aqui mesmo.


Precisamos buscar a automação standard mesmo, se necessário adquirir o licenciamento inboud ou seja de fato precisamos buscar o vínculo do CT-e com o seu contrato/pedido de compra já que no CT-e não tem essa informação mas acredito que seja uma das fases da automatização de entrada de fretes como um todo.


Poderíamos utilizar outras chaves para tal fim, mas o projeto como um todo necessitada de uma orientação mesmo, uma documentação sobre essa segunda parte sendo que temos a entrada padronizada.


Resumindo, via standard preciso que essa entrada padronizada tenhamos no standard a possibilidade de:
-criar pedido (automatico)
-Aprovação do pedido (manual por questões internas)
criar folha de serviço (automática)
-miro (automático)

OU

Passarmos a ter serviço como material e

-criar pedido (automatico)

-Aprovação do pedido (manual por questões internas)

-migo (automática)

-miro (automático)


Na spro, onde seria a tal customização para isso funcionar, as badi, para que eu tenha um foco do que entender para partir para ação juntamente com um abap e basis que temos internamente.

Não sei se consegui expressar o possível escopo mas agradeço se puder ajudar.

Former Member
0 Kudos

Bom... isso é assunto para um livro! rsrsrs

Vou tentar ser sucinto... você tem duas formas.

1. Uma através da solução 100% standard na qual você precisa fazer uso do LES. Neste caso você vai ter a criação do pedido de compra e do registro da folha de serviços automáticos pelo LES. E, então o lançamento do CT-e via automação.

2. Você fazer uso do processo FLEX onde você tem uma badi disponível antes e depois de entrar o DACTE. Neste caso o lançamento dos documentos ficar por conta do cliente (desenvolvimento).

Vocês já usam o LES?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Legal Eduardo, estamos então falando a mesma lingua.


1. Uma através da solução 100% standard na qual você precisa fazer uso do LES. Neste caso você vai ter a criação do pedido de compra e do registro da folha de serviços automáticos pelo LES. E, então o lançamento do CT-e via automação.


Esse é o objetivo e além disso ir até o AUDIT

Mas de fato nessa discussão manteremos esse vínculo LES + solução 100% standard.


Ai pergunto, porque utilizar o LES (aqui GKO) se ja tenho dentro do SAP o XML, poderia criar o pedido diretamente a partir do XML concorda?

Essa "solução 100% standard" preciso saber onde buscá-la, tenho um prazo bom para estudá-la e testá-la em outros ambientes. Porque se essa solução automatiza pelo menos o processo de compras para mim já é válido.


Att

Former Member
0 Kudos

Humm entendi.

Bom... neste caso e se você já usa outra solução para controle de frete e quer somente automatizar o CT-e... talvez o melhor mesmo seja você partir para o desenvolvimento. Dai você precisa avaliar dentro do cenário que você tem o que seria melhor.

Só não vejo muito sentido então você ter contrato, pedido de serviço, folha de serviço... se você controla isso no GKO. Não seria somente fazer o lançamento da fatura? Poderia ter um pedido quadro e lançar somente fatura para o mesmo pelo seu desenvolvimento. Teria que avaliar.... não sei que controles você precisa ter.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá,

Então Eduardo, até mesmo a fatura direta seria possível aqui, eu acredito que teríamos que transformar o SERVIÇO em sim em material (nosso caso DIEN).

Estou bem cru de informações para tomar essa decisão, não queria partir para Z e estou buscando ao máximo entender essas suas dicas.

Com o XML dentro do SAP já, teria algo STANDARD que eu pudesse customizar para criar o Pedido?

Mesmo que tenhamos desenvolvimento dai pra frente, mas a criação do pedido em si, teria como ter algo standard lendo dos XMLS do monitor de entrada?

Former Member
0 Kudos

Oi

Pra usar o standard... ai como falei você precisa usar o LES... configurar todo o sistema, executar o processo de transporte no SAP... criar remessa, criar o documento de transporte, criar o documento de custo de frete e por sua vez ter o pedido de compra de serviço e folha de registro de serviço criados automaticamente. Ai então pelo SAP NF-e automação de entradas... você poderia então ter o registro da fatura de frete lançado automaticamente.

Sem a execução do transporte pelo LES... ai somente com desenvolvimento.

Não sei se ficou claro mas qualquer dúvida avise.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Com relação ao questão de você lançar a fatura direto (desenvolvimento) ai depende do seu processo e dos requisitos! Existem diversas maneiras de lançar frete no SAP. Você pode ter um material de serviço sim e criar o pedido com ele.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Eduardo, acredito que com essas informações posso partir para reunião aqui com material suficiente para tomar decisões.

Como não temos Transportation e estamos em fase de atulização SAP pode ser que tenha que partir para desenvolvimento, a não ser que tenhamos tempo para atualizar o SAP e voltar a discutr sobre o LES (que não possuímos até então) (atualização prevista para final do primeiro semestre)

Agradeço

Former Member
0 Kudos

Estou pensando no momento atual, automatizar a criação desse pedido, automatizar de alguma forma a miro (será que isso tem standard?) e posteriormente automatizar interface com audit (manual hoje)

Former Member
0 Kudos

Acho que essa é uma boa referência pra você iniciar...

582221 - FAQ: BAPIs for purchase orders