cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Transferência Intercompany

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal,

Por favor, alguém já se deparou com o cenário supra? Sabem me dizer se há alguma especificidade na sua configuração? Imagino que se trate de 2 empresas controladas pela mesma Holding e que querem "transferir" materiais de uma para a outra... Sabem me dizer se há alguma diferenciação na Pricing/Tributação no Brasil?

Obrigado,

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Bom dia Renato, o cenário Intercompany pode ser configurado de vários modos. Eu particularmente gosto de usar MM/SD, partindo de um Pedido de Compra que gera uma Remessa na outra Empresa. Que gera uma Fatura.

Quanto à Pricing de SD, sim, costumo fazer uma específica, mas isso depende do requisito de qual será o preço base, se um preço de lista ou se partirá do custo, alguns pedem para incluir uma margem sobre o custo, outros usam uma condition específica.

Há geralmente também requisitos de conta de receita, conta de contrapartida de saída de estoque e centro de custo.

Observe que trata-se de uma venda, fiscalmente falando, não de uma transferência, já que as empresas são distintas.

Atenciosamente,

Former Member
0 Kudos

Olá Sérgio,

Obrigado pelo retorno. Na realidade eu já configurei a transferência entre centros de uma mesma Empresa, apenas com Filiais diferentes. E tive que criar de fato uma Pricing específica para tal, com as características de custo que você descreveu. No entanto tive também que configurar diversas outras coisas, conforme Curso de Localização da própria SAP: CFOP, código de imposto SD/MM, contabilização, novos tipos de documento, configuração de mestre de clientes da planta fornecedoa/recebedora, entre outros...

Enfim, minha preocupação é saber se a transferência Intercompany também pode se utilizãr da mesmo tipo de configuração. E quais são as principais diferenças.

Atte.,

Former Member
0 Kudos

Caro Renato.

Há bastante similaridade, sim, com a transferência entre Centros.

Porém, como no processo Intercompany trata-se de uma venda, você terá diferentes dados fiscais, tipo de movimento, lançamentos contábeis (vai ter Contas a Receber, Receita).

E no Intercompany há Faturamento, com valor comercial, e no Transferência não.

Atente também para as contas no lançamento da saída de mercadoria, as empresas costumam pedir para lançar em conta diferente, não na de CPV usual.

Nas receitas e contra-partidas de impostos, também geralmente se usam contas diferentes.

Na Pricing, tudo depende de que preço se parta, se do custo mesmo ou de um preço de lista especial Intercompany.

Att.

Sérgio Donaire.

Former Member
0 Kudos

Olá Sergio, bom dia.

Puxa eu precisava saber mais detalhes sobre esses diferentes dados fiscais, tipo de movimento...

Obrigado,