cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NFe 3.10 - Estrutura necessária

Former Member
0 Kudos

Caros colegas,

Vamos iniciar as atividades de implementação das Notasno ERP e GRC, mais inbound, para a NFe 3.10.

Pensamos numa estrutura de 1 ABAP, 1 Basis, 1 PI, 1 SD/Nfe e 1 MM (part-time), por uns dois meses.

Cinco empresas em dois Estados. Dez centros emissores de Notas.

Os que já implementaram, poderiam citar suas estruturas e tempo de Projeto?

Além das notas que a SAP menciona, têm outras considerações?

Gratos,

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Sergio

Vocês já possuem NF-e saida e entrada?

Usam alguma aplicação não SAP emitindo NFes pelo SAP NF-e (grc)?

Possuem desenvolvimentos buscando informações de nota no SAP NFe?

Irão implementar a badi nova?

...

Todas empresas e filiais em um mesmo ambiente?

Eu diria que 2-3 meses com os recursos que vc mencionou podem ser adequados. Mas depende de muitos fatores.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Bom dia Eduardo.

Aqui já está em uso o GRC, saída.

Planejamos implementar o Inbound também.

Todas empresas e filiais num mesmo ambiente.

Planejamos implementar a BADI nova.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Sérgio

Dai nesse caso o consultor de MM não seria parcial. Acho que parcial ou melhor... pontuais seriam o basis e PI.

Mas é aquilo... depende de muita coisa, do ambiente da empresa, do conhecimento dos consultores e por aí vai...

Onde eu acho que é preciso ter atenção é nos desenvolvimentos já que as interfaces com o ERP mudaram logo se você tem algum legado se comunicando com o SAP NF-e terá que refazer tudo. Outro ponto são as tabelas no  SAP NF-e que mudaram para versão 3.10. É de se avaliar também o preenchimento dos novos campos via badi ou se é o momento para migrar para nova badi e/ou mesmo implementar a persistência dos dados no ERP.

Eu acho que 3 meses é um bom prazo ou melhor dizendo recomendado já que a cada 4 meses você tem uma nova liberação de SP (o próximo já está ogramado para maio se não me engano)!

Do ponto de vista técnico... a automação é rapida de se implementar... e deve seguir o seu cronograma do SP como um todo; porém é um projeto que envolve muito mais a área de negócio e a implementação gradual dos fornecedores no processo de automação.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo, obrigado pelas informações.

Por favor, quando você menciona: É de se avaliar também o preenchimento dos novos campos via badi ou se é o momento para migrar para nova badi e/ou mesmo implementar a persistência dos dados no ERP.

Qual a nova BADI?

Obrigado novamente.

Former Member
0 Kudos

Oi

A badi nova é... J_1BNF_ADD_DATA ela é chamada no momento em que o documento é salvo ao invés de ser no momento em que o documento é enviado para a mensageria. Além disso você tem a persistência dos dados, e se você tiver o TDF, aplicar regras de validação/auditoria fiscal seja pela solução standard ou de terceiros antes mesmo de numerar e/ou fazer o envio para a SEFAZ.

Se nao me engano está disponível apartir da 6 EHP5

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Eduardo,

Só para eu entender, essa nova BADI, 'substituiria' ou complementa a CL_NFE_PRINT?

Ou estamos falando de outro processo?

Obrigado

Felipe Martin

Former Member
0 Kudos

Oi Felipe

Ela substitui. Uma vez que você ativa ela os métodos IF_EX_CL_NFE_PRINT~FILL_HEADER e IF_EX_CL_NFE_PRINT~FILL_ITEM são desativados.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Ou seja... você tem que reescrever toda lógica na badi nova!

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Eduardo,

Sabe dizer qual nota SAP cria a entrada no SPRO para essa nova badi?

Aplicando a nota 1933985 e as pre-reqs o novo menu para essa badi não aparece. Nem mesmo ela estar disponível no caminho SPRO > Cross-Application Components > General Application Functions > Nota fiscal > Sales and Distribution - Billing Documents > Business Add-Ins (BAdIs) > BAdI: Redetermination of Nota Fiscal Type per Line Item

Obrigado.

Abraços,

Sérgio Sanita

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo, boa noite

Tudo bem?


Lendo a documentação do XML 3.10 liberada pela SAP não encontrei onde fala dessa nova Badi J_1BNF_ADD_DATA, e que a mesma irá substituir a CL_NFE_PRINT. Em toda a documentação só vi o nome CL_NFE_PRINT.

Onde você viu essa informação?

att,

Gizela

pedro_baroni3
Active Contributor
Former Member
0 Kudos

Oi Baroni, boa tarde

Dei uma olhada nas notas e pelo que entendi ela possui alguns campos adicionais que a outra badi não tem. Como as notas do XML 3.10 não falam na Badi nova, só na antiga, acredito que a Badi CL_NFE_PRINT ainda possa ser utilizada sem problemas e não seria obrigatório migrar a logica para J_1BNF_ADD_DATA certo?

Você vê algum problema em manter a Badi antiga? Ainda não iniciamos a mudança da versão do XML e seria bom ter uma idéia se vale mesmo a pena migrar ou não a Badi.

Att,

Gizela

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Gizela,

No projeto em que estou implantamos a NF-e 3.10 utilizando apenas a BADI antiga (CL_NFE_PRINT) e está funcionando perfeitamente.

Quanto aos impactos, ainda não pensei a respeito, mas o que o Eduardo Chagas escreveu acima já aponta algumas diferenças:

"...A badi nova é... J_1BNF_ADD_DATA ela é chamada no momento em que o documento é salvo ao invés de ser no momento em que o documento é enviado para a mensageria. Além disso você tem a persistência dos dados, e se você tiver o TDF, aplicar regras de validação/auditoria fiscal seja pela solução standard ou de terceiros antes mesmo de numerar e/ou fazer o envio para a SEFAZ...."

Att.,

Baroni

Former Member
0 Kudos

Obrigada pelo retorno Baroni,

Vou pesquisar os impactos da migração e passar as opções para o time, se mantemos a badi atual ou mudamos para a nova.

att,

Gizela

phsap
Explorer
0 Kudos

Já devem ter resolvido isso, mas to implementando só agora, segue para futuras referências:

SPRO -> Funções gerais da aplicação -> Nota Fiscal -> Documentos Fiscais eletrônicos (NF-e) -> Business Add Ins -> BAdI: dados adicionais para Nota Fiscal


Former Member
0 Kudos

Pedro, boa tarde!

Estava lendo essa conversa e surgiu uma dúvida...

No caso, essa nova BADI só estará disponível nas versões mais atuais do SAP, correto ?

SAP_APPL   605

SAP_APPL   606

SAP_APPL   616

SAP_APPL   617

Se o cliente estiver na versão 600 por exemplo, iremos continuar utilizando a BADI CL_NFE_PRINT normalmente, sem nenhum impacto ?

Obrigado!

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Olá Luis.

A BADI existente nos releases mais baixos é suportada e atualizada também nos releases mais altos.

Então, por exemplo, ao fazer upgrade do 600 para 606 você pode levar sua implementação da BADI antiga sem problemas.

Uma migração seria recomendada por motivo dos benefícios da persistência, mas isso não é um passo mandatório.

abraço

André

Former Member
0 Kudos

Entendi Andre...

Aqui pelo jeito vamos ficar no 600 por um tempinho ainda.

Quando subirem para uma versão mais atualizada iremos pensar a respeito dessa mudança de BADI.

Muito obrigado!

Luis.

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Ola Sérgio,

Segue abaixo uma conversa que tivemos sobre a implementação do GRC-NFe.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, pode entrar em contato.

Atenciosamente

Marcelo Macedo