cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

FCI - Origem do material / Classificação Fiscal.

Former Member
0 Kudos

Pessoal, Boa noite.

Gostaria de pedir ajuda de vocês para me certificar que estamos agitando da forma correta aqui no projeto.

Entretanto, antes de falar sobre o FCI, preciso detalhar a minha o cenário..

Estou em um projeto, onde a empresa produz veículos.

Quando falamos em veiculo, vamos pensar da seguinte forma.

Por exemplo.

Familia Pailo

  • Palio Economy
  • Palio Sport
  • Palio 1.4

Familia Punto

  • Punto 1.4
  • Punto 1.6
  • Punto Sport

Adote que cada Família de veiculo (Família Palio, Família Punto) representa um código de Material na MARA.

No FCI, a regra aplicada seria:

Se o conteúdo de importação do material (MARA) ultrapassar 40%, a Origem do Material seria 3 e Classificação Fiscal 4 obtendo o imposto com 4% de ICMS.

Entretanto, o conteúdo de importação no caso deve ser visto por tipo de veículos (Palio Economy, Sport, 1.4, Punto 1.4, Punto 1.6, Punto Sport) que no caso controlamos com o numero do Valuation Type.

 

Portanto, para cada veiculo eu consigo atualizar a origem do material, e até aqui ok!

Porém, a classificação fiscal é a nível organizacional(e não por veiculo), e se eu modificar a classificação fiscal eu estaria modificando para toda a organização de vendas, afetando assim veículos que não teria conteúdo importando.

Infelizmente ainda não domino parte de impostos, e gostaria de saber qual seria o impacto em modificar o tax Classification, sendo que eu teria veículos com conteúdo importando e outros não, afinal isso indifere ou não para a venda?

Desde já muito obrigado!

Enzo Sevilhano

SAP - SD

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Bom dia Enzo, a classificação Fiscal no IBRX que você mencionou não vai te trazer problemas, ela sim, deve ser a mesma, que, para todos os casos, deve ser 1, Taxable.

Seja com 4% ou com 7% ou com 12% de ICMS, em todos os casos deve estar o IBRX com 1.

Atenciosamente,

Sérgio Donaire

Consultor SAP SD.

Former Member
0 Kudos

Bom Dia Sergio,

Primeiramente, obrigado pela resposta, realmente irei adotar a não atualização da classificação fiscal.

Eu realmente fiquei com duvida, pois se você visualizar o IBRX, temos lá os campos de 1 a 4, onde o 4 representa material importando e considerando uma vez que a origem do material seria importada, pensei em atualizar classificação fiscal também.

De qualquer maneira, obrigado e vou prosseguir com os testes.


Obrigado

Enzo Sevilhano

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Olá Enzo,

O que muda na tributação em relação ao conteúdo de importação é se o material será tributado a 4% ou alíquota normal - que varia de acordo com a origem/destino - lembre que estamos falando do ICMS apenas.

Sobre a configuração de Tax Classification, essa sempre deverá ser 1 - salvo em casos em que a operação não é tributada, mas isso é outra história (como o comentou).

O campo que é alterado para esta definição é o MTORG - Origem de Material da tabela MBEW, creio que vá funcionar corretamente para o que você precisa.

Você já tem uma solução para efetuar o cálculo do CI para os materiais? Como fará a atualização da Origem de Material?

Abs,

Eduardo Hartmann

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo, Bom Dia

Quanto ao ICMS, essa parte está clara.

Minha duvida mesmo seria quanto a classificação fiscal, se deveria mudar ou não, considerando esse aspecto que explique sobre a familia de produtos.

Hoje existe um legado que envia o valor de importado e custo, através dele irei realizar o calculo da média de vendas para identificar o CI.

Para Atualização do material devo utilizar algum programa batch.

Obrigado pela ajuda!

Enzo Sevilhano

Answers (0)