cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Explicações para a criação do arquivo FCI-Ficha de Importação

claudio_carrara
Active Participant
0 Kudos

Olá a todos, eu não falo portoighese italiano e esta mensagem foi traduzida com o Google.

Minha empresa tem um pequeno escritório em São Paulo, que usa o SAP ERP 6.0 vem diretamente da Itália. Eu preciso descobrir como implementar a criação do arquivo de FCI-Ficha de Importação. Eu entendo que não há solução SAP probabilemnte, e então você tem que escrever um programa Z.

Alguém pode explicar se, além da documentação que se encontra neste endereço

http://www.fazenda.sp.gov.br/fci/manual/manual.asp existem outros documentos que explicam o que deve facilmente segurar o arquivo?

Obrigado a todos que me ajudar.

Claudio

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Claudio, boa tarde!

Sugiro que faça leitura dos blogs criados sobre o assunto, assim poderás compreender melhor o assunto e direcionar seu questionamento.

São eles:

Att.

Karen Rodrigues

claudio_carrara
Active Participant
0 Kudos

Oi, Karen.

Obrigado por suas direções.

Eu gostaria de entender melhor como:

1) para cada vendas factura fora do estado de s. Paulo gerou um arquivo FCI com o programa ABAP Z, o válido e enviar para a SEFAZ com o software fornecido pela SEFAZ.

2) quando eu receber a confirmação com o protocolo, digite este número no documento de vendas SD (depois de aplicar a nota 1897850).

3) quando o projeto de lei gera a NFe arquivo XML a ser enviado para o protocolo de FCI contém SEFAZ.

É o procedimento?

Cada apresentação deve conter apenas uma fatura ou você poderá fazer uma única postagem com todas as contas do dia?

Graças a quem vai responder minhas perguntas.

Obrigado

Former Member
0 Kudos

Claudio,

Procedimento (simplificando os passos)seriam estes, mas bom buscar orientação de um profissional da área fiscal, pois temos alguns detalhes bem importantes...focando apenas na FCI.

Você precisa observar as seguintes regras de envio do FCI:

- Mensalmente - dispensada nova apresentação nos periodos subsequentes enquanto não houver alteração do percentutal do conteúdo de importação que implique em mudança de faixa.

- Previamente a operação de saída com o produto submetido ao processo de industrialização que contenha insumos importados.

Se num momento futuro o bem ou mercadoria voltar a ter a mesma faixa de conteudo de importação de uma FCI anteriomente  transmitida, o contribuinte industrializador poderá utilizar o numero de controle da mesma, pois a entrega de nova FCI para um mesmo produto não substitui a anteriormente apresentada. Todas as FCIs permanecem validas, devendo ser utilizada conforme o conteúdo de importação apurado no periodo.

Eu nao entendi muito bem o que você quis dizer com:

"Cada apresentação deve conter apenas uma fatura ou você poderá fazer uma única postagem com todas as contas do dia?"



Você se refere a FCI ou a Nota Fiscal?

Att.

Karen Rodrigues

claudio_carrara
Active Participant
0 Kudos

Karen

Talvez a culpa é do tradutor, porque eu não sei o português.

Se você tem que preparar um arquivo para FCI para cada factura de venda, ou apenas 1 arquivo com todas as facturas por dia?

Obrigado

Claudio

Former Member
0 Kudos

Claudio,

Deixa eu ver se entendi sua pergunta,

Na Nota Fiscal a FCI é informada a nivel de item - cada item tem sua respectiva FCI. Se mesmo produto foram originados de um mesmo calculo de conteúdo de importação e originadas de mesma FCI podem ser informados juntos, caso contrário separados.

Ou seria sobre o envio da FCI sua pergunta?!

Desculpe, estou tentando lhe entender para ajuda-lo...

Karen Rodrigues

claudio_carrara
Active Participant
0 Kudos

Hi Karen

I try to explain in English because google translator doesn't work fine.

this is my main question:

I have to produce a File for Sales or for Purchases (Import) ? I supposed for any SD Invoice but now I'm not sure.

Depending on the answwer to this question I'll need few other questions.

Regards

Claudio

Former Member
0 Kudos

Claudio,

O numero originado na  FCI deve ser informado nas Notas Fiscais que sua empresa emitir, quanto for aplicável, exemplos: Transferencia, venda, devolução de venda, etc...seja em SD ou MM.

Att.

Karen Rodrigues

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Olá Claudio,

Se entendi corretamente, você quer saber a) quando é necessário criar a FCI, e b) quando/como informar nas Notas Fiscais, certo?

Sendo assim:

a) É necessário gerar uma FCI para cada produto acabado produzido pela sua empresa, quando o CI (Conteúdo de Importação) for acima de 40%. Normalmente pode ser feito o cálculo mensalmente, e se houve variação maior do que 5% ou se mudou a faixa, deverá ser criada nova FCI (reportando os novos valores/%). Outras situações podem depender do processo produtivo.

b) Para cada Nota Fiscal emitida pela sua empresa, quando o(s) produto(s) tiverem Origem de Material 3 ou 8 (e dependendo do estado, também a 5) deverá informar o código da FCI, para o item correspondente.

É isso que você precisa saber?

===============================================

In English, maybe it gets clearer than Google's translation

===============================================

Hi Claudio,

If I understood you correctly, you need to know a) when you need to create the FCI (Import Content File/Form), and b) when/how to inform it at the Notas Fiscais ("invoices"), correct?

Considering it is this:

a) It is necessary to create the FCI for each finished product produced by your Company that has Imported Content (CI) over 40%. Usually you recalculate the %CI monthly, to check if you need to create a new FCI - you should each time there is a variation over 5% or if the Material Origin changes (remember that Origin Material is determined by the %CI). Also remember that this condition may change according to the production process of your Company (the Fiscal team should analyze this).

b) For each Electronic Nota Fiscal (NF-e) issued by your Company, depending if the Material Origin of the goods are 3 or 8 (and depending on the State, also 5), it is necessary to inform the FCI code for that item.

Please let us know if that is what you needed to know. If not, clarify what is missing.

Abraços / Best regards,

Eduardo Hartmann

claudio_carrara
Active Participant
0 Kudos

Oi Eduardo e obrigado pela sua explicação.

Desculpem o atraso, mas na semana passada não estava na empresa, então só hoje li sua resposta.

Agora está tudo muito claro, mas eu gostaria de entender mais detalhes.

Aqui estão minhas perguntas:

1) é o protocolo n ° que voltarmos da FCI, válido para todos os materiais pertencentes à mesma sessão?

1) FCI arquivo deve conter além dos materiais produzidos no Brasil (com valor importado 40) também materiais totalmente importados e vendidos sem qualquer transformação?

2) a cada mês você tem que recalcular os valores dos materiais (produtos e importado). Se seu valor for alterado -5, devemos para criar e especificado um arquivo novo para obter a FCI novo protocolo para estes materiais?

3) cada mês nós importamos produtos novos para venda. Isto significa que, após cada importação deve garantir que todos os materiais têm código FCI. Caso contrário, temos de fazer uma transmissão para solicitar o código FCI e para atribuir o novo material.

4) com BADI ou outro sistema, nós deve garantir que todo o material incluído na Nfe tem um FCI atribuído é claro somente se importada ou produzida com componentes importados valor 40?

Muito obrigado se você quiser me ajudar, respondendo a estas perguntas.

Obrigado

Claudio

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Traduzione in Inglese

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hi Eduardo, and thank you for your explanation.

Sorry for the delay but last week wasn't in the company, so only today I have read your reply.

Now everything is quite clear, but I would like understand more details.

Here are my questions:

1) Is the Protocol n° which we get back from FCI, valid for all materials belonging to the same  session ?  

1) FCI file must contain in addition to the materials produced in Brazil (with imported value > 40%) also materials fully IMPORTED and sold without any transformation?

2) Every month you have to recalculate the values of materials (products and Imported). If their value changes +/-5%, we must to create and trasmit a new file to get the new FCI protocol for these materials ?

3) Every month we import new products for sale. This means that after each import we must ensure that all materials have FCI code. Otherwise we have to make a transmission to request the FCI code e to assign to the new material.

4) With BADI or other system, we must ensure that any material included in Nfe has an FCI assigned of course only if imported or produced with imported components > Value 40% ?

Thank you very much if you want to help me by answering these questions.

Thank you

Claudio

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

This message was moderated.