cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SAP e carreira

Former Member
0 Kudos

Boa noite a todos,

Meu nome é Josemir e a partir da semana que vem iniciarei meus trabalhos em uma empresa que está dando os primeiros passos na implantação de um sistema SAP. Apesar de já ter lido diversas matérias sobre a SAP, o ERP e várias outras aplicações da empresa dezenas de dúvidas passam pela minha cabeça a todo o momento e a maior delas é a seguinte:

Onde encontro uma formação SAP na região metropolitana de POA RS?

Me corrijam se eu estiver enganado, mas acho pouco provável que alguém como eu (Analista de Sistema que nunca exerceu a profissão e que programa em PHP e Delphi), vá conseguir assimilar o conteúdo necessário para gerir um projeto de implantação do sistema.

Gostaria que os colegas da comunidade pontuassem por gentileza, quais são as posições que geram melhores resultados em termos de carreira dentro do desenvolvimento ABAP e qual o melhor caminho a seguir para chegar até estas.

Um forte abraço a todos e desde já agradeço pelas respostas.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Josemir, tudo bem?

Essa sua pergunta é uma pergunta recorrente, principalmente porque o mundo SAP parecer ser extremamente fechado para que não faz parte do mercado. Portanto, tem bastante material disponível que pode ajudar a respondê-la. Recomendo que, inicialmente, você acesse este link e este outro, pois tem muita gente com backgrounds diferentes discutindo a questão de como ingressar da melhor forma no mundo SAP/ABAP.

Outra coisa que eu já discuti bastante com amigos aqui da comunidade, é que aprender como trabalhar relativamente bem com ABAP, do jeito que a maioria dos projetos requer, não é tão difícil ( ~2 anos, se for esperto, já vai trabalhar bem). Porém, como em toda linguagem, uma coisa é aprender o idioma, outra é conseguir fazer algo realmente surpreendente com ele.

Desejo boa sorte na sua jornada!

Abs!

Former Member
0 Kudos

Bom dia Maurício, é uma honra ter minha pergunta respondida por você!

Seu blog é uma referência no que diz respeito ao universo ABAP e SAP, então, mesmo que não comentasse seu blog já faria parte de meus favoritos.

Adicionalmente, encontrei também em seu blog o Fabio do ABAP101 que também já está na minha lista de referências a seguir. Com isso posso concluir que iniciei da forma correta e já fico mais tranquilo.

Contudo, ainda me resta a dúvida:

Sabendo então, que é possível iniciar uma carreira com as informações dispostas na internet, é viável investir em uma formação? Conheces alguma na região metropolitana de POA RS?

Fico imensamente agradecido pelas respostas e mais uma vez é uma honra.

Former Member
0 Kudos

Oi Josemir

Em Porto Alegre está localizada a Fontoura Education que parceira de educação oficial da SAP. Veja a lista completa de parceiros no link abaixo:

SAP Brasil - Centros Educacionais Autorizados | SAP Educação

Boa sorte e sucesso.

Abraço

Eduardo Chagas

Answers (0)