cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Itens gratuitos e de venda na mesma Nota Fiscal

Former Member
0 Kudos

A funcionalidade standard de determinação de bonificação em mercadoria não pode ser usada no Brasil, tal qual concebida no SAP standard internacional.

O fato é que o item gratuito precisa ter valor.

E, caso tenha, o problema se converte em outro: como fazer com que não some no Contas a Receber?

Alguém já configurou?

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

0 Kudos

Sergio, já passou bastante tempo da sua dúvida, imagino que você já tenha solucionado. Mas caso não tenha, não seria o caso de marcar a opção "Só imposto" especificamente para o item gratuito?

Abs

Edison Rabello

Former Member
0 Kudos
Former Member
0 Kudos

Bom dia Eduardo, Consegue me ajduar nesse ponto? Num processo de compras,  foi contabilizado valor do material no estoque e como bonificação deveria ter o registro somente de quantidade reduzindo assim o custo unitário. Quando rodar o fechamento de custo teremos efeito necessário na valoração do estoque desta mercadoria e do que foi consumido, ou seja, o custo menor em virtude da bonificação? Como fazer pra nao contabilizar ? Obrigado! André.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Oi Serjão, tudo bem?

Certamente você precisa contabilizar, mas numa conta de despesa, pois vai gerar um débito nesta conta ao invés do lançamento no contas a receber.

Ficaria mais ou menos assim:

D - Cliente a receber

C - Baixa do estoque

D - Despesas não dedutíveis (Não geradoras de receita)

Abs

Former Member
0 Kudos

Sim, meu amigo Marcel.

A questão que coloco aos colegas é que já fiz este cenário, mas com todos os itens da ordem gratuitos,  configurando uma outra Pricing que desvia as contas de resultado e um tipo de documento de faturamento com contabilização caixa, desviando a conta do contas receber para outra.

Até aí, normal.

O problema começa quando querem na MESMA nota fiscal, ou seja, como fazer com que os itens gratuitos não somem no Contas a Receber...

Former Member
0 Kudos

Sérgio, você poderia criar uma categoria de item com valor estatístico e criar uma regra de determinação, dessa nova categoria, através da categoria de item superior.

Na fatura não existiria contabilização para esse item, porém o valor seria destacado na nota fiscal.

A contabilização para o item bonificado seria realizada na baixa do estoque, até mesmo pq não deverá existir CPV para o mesmo, você poderia fazer isso através da utilização de um movimento específico.

Acho que assim você resolve seu problema.

Qualquer dúvida vamos conversando para fechar a solução.

Former Member
0 Kudos

Olá Benedito,

Se entendí bem, quando vc diz item bonificado estatistico, significa que possui valor mas não contabiliza? Ou que possui valor zero? (Valor zero não pode...)

Mas ele possui impostos. Então deve contabilizar.

Ele deve estar no total da Nota, porém não no Contas a Receber.

Obrigado por enquanto....

Abraço,

Sérgio.