cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Base de cálc. PIS/COF retido no pgto sem IPI / tabela WITH_ITEM (classic - BRJ)

Former Member
0 Kudos

Olá Amigos, boa tarde !

Estou tendo dificuldades em parametrizar a retenção de PIS / COF (no pgto) com as condições impostas pelo meu cliente (TAXBRJ Classic.)

Já apliquei as todas as orientações do documento Customizing_ISS_PIS_COFINS_for_Classic_V1_4    /   Customizing_WHT_Accumulation_for_Classic, mas não consegui atender.

O requerimento é o seguinte: calcular a retenção de PIS/COF utilizando como base o valor da mercadoria, ou seja, sem a inclusão do IPI.

Essa mesma base (sem IPI) , deve ser alimentada na tabela WITH_ITEM (Tela que aparece quando visualizamos a partida do cliente e clicamos em "Dados de imposto retido na fonte").

Pergunta: É possível fazer isso de forma standard na BRJ ?

Análise:

Cálculo da Base sem IPI: Ao analisar a função J_1BCALCULATE_TAXES, verifiquei que ele sempre soma os impostos ao valor líquido, deixando a base sempre com o valor bruto, por mais que modifique as fórmulas na pricing.. 805/806 - 825/826.

Tabela WITH_ITEM: A configuração das categorias de IRF está de acordo com o documento:

1.1 WHT Types at Invoice

Transaction SPRO: SAP Reference IMG -> Financial Accounting -> Financial Accounting Global Settings -> Withholding Tax -> Extended Withholding Tax -> Calculation -> Withholding Tax Types -> Define Withholding Tax Types for Invoice Posting -> specify a country key (BR for Brazil) and press push button New entries or select an existing entry and press the push button Copy as … Finally, save all new entries.

Base amount                = Modified Tax Amount

Rounding rule              = W/tax comm round

Post w/tax amount          = X

No accumulation

W/tax base manual          = X

Manual w/tax amount        = X

No cert numbering          = X

Base amount                = W/tax code level

Withholding tax amount     = W/tax code level

Desta maneira, o SAP preenche a base de IRF com o valor do montante de IRF. É esse mesmo o resultado esperado? Não deveria preencher a BASE de IRF corretamente ?

Alguém já passou por isso ? poderiam me dar uma luz?

Obrigado.

Abs,

Francisco Malavazzi

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos
Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Francisco,

Você definiu o PIS/COFINS no momento da Fatura ou na Cobrança?

Normalmente o Imposto federal vem no momento da compensação do título em aberto e somente irá preencher os montantes nas informações de IRF após o setor financeiro ter realizado a cobrança da fatura.

Após lançar a fatura, entre na transação F-28 ou F-51 e faça a baixa do documento e verifique se o imposto está sendo exibido.

Abs

Former Member
0 Kudos

Olá Marssel, obrigado retorno!

As categorias foram parametrizadas para reter no momento do pagamento.

Isso está funcionando corretamente. Quando executo a F-28, ele calcula e contabiliza de acordo.

O problema está na base de IRF. Após a execução da F-28, ele preenche o montante de IRF com por exemplo 50,00, enquanto a base também foi preenchida com 50,00. Existe alguma maneira de levar o valor da base correta para a WITH_ITEM?

O outro problema, é que não estou conseguindo descontar o IPI da base para o cálculo do PIS/COF retido. Por mais que altere a fórmula da base da condition ICW3, ele considera o valor com IPI na fórmula 320. Veja anexo.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Franscisco,

Esse cálculo da base vem das condições mesmo. Você pode dar uma olhada nas notas abaixo:

947218 - IPI value included in PIS/COFINS base for resale

1643930 - Wrong PIS and COFINS base for resale returns scenario

Former Member
0 Kudos

Olá Marssel,

Encontrei uma nota outra nota que cita exatamente o ponto da função J_1BCALCULATE_TAXES que anexei no 1o post.


779617 - MP-135: Base Amount of Withholding Taxes


Pelo visto, para atingir o resultado esperado, temos que modificar a função standard mesmo .. meio que... fique a vontade, vê ai como você quer calcular e manda bala...rsr


Agora só está me faltando resolver o problema da tabela WITH_ITEM..  me parece que existe uma BAPI para preencher a Base de IRF corretamente.


Alguém já utilizou alguma BAPI para atualizar a WITH_ITEM ?

Grato,

Francisco