cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NFe de estorno / Ajuste - SEFAZ RS

0 Kudos

Bom dia.

Na empresa onde trabalho precisamos emitir NF-e´s de ajuste (estorno) para o SEFAZ/RS. Conforme a legislação do Estado:

http://www.legislacao.sefaz.rs.gov.br/Site/Document.aspx?inpKey=109367

Isso seria possível emitindo uma NF-e do tipo 3 (ajuste) com CFOP invertido(???). Na discussão anterior:

https://scn.sap.com/thread/2115865

Foi informado pelo Bruno Renzo que isso não era suportado pelo ERP. Gostaria de confirmar se a situação ainda é a mesma, e se alguém já fez algum desenvolvimento para isso, tratando também o status da NF-e referenciada.

Obrigado!

Leonardo

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Ola Leonardo, tudo bem?

Chegaste a olhar estas duas SAP Notes - 1971803 e 1030893 - Implementation fo NF de Ajuste?

att.

Karen Rodrigues

0 Kudos

Oi, Karen, tudo bem e vc??

Humm... vi que a nota 1971803 tá fresquinha ainda... vou dar uma olhada. A outra acho que está com o número errado. Mas muito obrigado pela dica!

Abs,

Leonardo.

Former Member
0 Kudos

Oi Leonardo... erro de digitaçao, a outra SAP Notes: 1939893.

Abraços,

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Leonardo e Karen,

Acho que a OSS Note correta é a 1939893 - Implementation of Nota Fiscal de Ajuste.

A "1971803 - Implementation of Nota Fiscal de Ajuste", segundo consta no momento no service, é válida apenas pro ECC 5.00.

Att.,

Alexandre B. Dambrowski

0 Kudos

Tranquilo... olhei essa nota... não ajuda muito... cria só um tipo de nota novo (8) e move o tipo 3 para o XML... tem outras questões que ficam em aberto... como o status da nota referenciada no monitor da NFE... mas tudo bem, vamos lá....

Abs,

Leonardo.

Former Member
0 Kudos

Oi Alexandre,

Obrigada pela ajuda.

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Leonardo,

Mas o que você precisa é referenciar a chave de acesso da NF-e que se deseja estornar (campo refNFE), você pode faze-lo na criacao da NF-e.

Poderia elencar quais questoes entendes que ficariam em aberto...quem sabe alguem pode lhe propor alguma idéia?

Particularmente, confessoq ue nao entendi o que você quis dizer com status da NF referenciada no monitor....

att.

Karen Rodrigues

0 Kudos

Oi, Karen.

Por exemplo, eu tenho notas paradas no monitor que por algum motivo não foram estornadas no prazo correto. Eu vou fazer a nota de ajuste, referenciando essas notas. Porém o status das notas paradas no monitor vai continuar o mesmo, certo? Elas vão continuar com erro no monitor, embora tenham sido regularizadas junto ao SEFAZ. Entendo que deveria haver alguma forma de alterar o status no monitor para 101, por exemplo, finalizando o processo da mesma. Tem a questão do CFOP invertido também. Acho que isso é mais uma questão fiscal, porém na situação atual acredito que teríamos que ter uma tabela Z para correspondência dos CFOPs invertidos.

Abs,

Leonardo.

Former Member
0 Kudos

Leonardo,

So é possivel emitir NF-e de ajuste ou cancelamento de uma NF-e autorizada pela SEFAZ do Estado.

Para o caso de NF nao autorizada, entendo que deverias tentar inutilizaçao da NF-e.

Att.

Karen Rodrigues

0 Kudos

Karen,

Vou verificar com a área fiscal qual é exatamente a situação das notas paradas no monitor.

Obrigado novamente.

Leonardo.

0 Kudos

Karen,

Ok, eu tenho duas NF´s autorizadas paradas na etapa 4 após a solicitação do estorno, mas eu tenho um chamado aberto para isso, é uma situação especial. As demais não foram autorizadas.

Obrigado,

Leonardo

Former Member
0 Kudos

Leonardo,

Entao, esta certo a NF-e tem que estar autorizada para SEFAZ, pois ao emitir a NF de ajuste ela  valida o campo  Chave da NF-e a ser estornada.

Ambas NF-e estaram com status 100, mas a de ajuste anula o efeito da NF-e que se deseja estornar, entende?

O volume de vocês para este ajuste seria grande?

Karen Rodrigues

0 Kudos

Karen,

Ok, interessante. O volume é pequeno, está tranquilo. Vou testar essa NF-e de ajuste para esses casos então.

Obrigado!

Leonardo.

Former Member
0 Kudos

Leonardo,

Legal...se tiver algum problema/duvida manda ai...

Alias..se o volume é pequeno nao sei se compensa fazer algum programa Z para inverter o CFOP...avalie ai...

Abraçao!!!

Karen Rodrigues

0 Kudos

Karen, bom dia ! .

Por favor, ajude-me com algumas questões sobre a NF-e de Ajuste.

1. A NF-e original ficará sem indicios de referência ao Ajuste ?.

2. Sobre o Estorno, a NF-e original vai ter o campo Estorno ativado ?.

Desde já, fico grato.

Alexandre Joaquim. 

Answers (1)

Answers (1)

julio_meireles
Explorer
0 Kudos

Leonardo,

No Monitor tem uma função que permite voltar o status da NF autorizada quando foi rejeitado o cancelamento. Se não me engano é " Rejeitar solicitação de cancelamento".

Aguardo seu retorno se teve êxito na função de ajuste, pois estou com essa mesma demanda.

Desde já agradeço.

Abs,

Júlio Meireles