cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

PT/BR - Canal de aprendizagem ABAP  - Proposta

Former Member
0 Kudos

Venho pesquisando há algum tempo q por mais que se desenvolvam melhorias e implementem novas "tecnologias" a maior demanda ainda é por bons desenvolvedores ABAP.

Muitos tem conhecimento básico.          Ainda há poucos que realmente são sênior e conhecem sobre os negócios e até mesmo o ERP.

Vi por aqui muito a se falar de HANA. Acredito que por melhor que seja ainda vai levar tempo pra se pensar numa carreira somente por este caminho.

Então, depois de estudar e investigar tudo sobre ABAP ainda acho que é necessário um canal de aprendizagem de curto prazo e alta qualidade, porém, sem os excessivos preços fornecidos em academias.

Uma alternativa seria a formação Junior e Pleno por vias como fóruns, YouTube e Blogs. Posteriormente ou mesmo que como complemento seria interessante uma "mentoria" onde alguém mais experiente ajuda no desenvolvimento do novo profissional.

Ao longo do tempo acumulei muito conhecimento e criei bastante material. Mas, qual seria o interesse da comunidade?

Seria interessante aos experts?

Teria como montar um pequena rede de mentores?

É de interesse de todos difundir o conhecimento?

A comunidade já está dando o ABAP e tecnologias contemporâneas como obsoletas, mesmo com OOP?

Obrigado a todos que puderem dar alguma ajuda.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Cleber,

Não sei se entendi bem a proposição. Este canal já existe e chama-se SCN (anteriormente SDN - SAP Developer Network). Talvez seja a falta de discussões em Português, porém quanto a isso o que percebi ao longo do tempo é que ABAP não tem fronteiras de idioma, então para as questões técnicas, performance tem fórums em inglês bem badalados.

E com o advento do google translator, até quem não saiba inglês consegue por lá navegar. Lembro que consultores mundo a fora (Americanos, Europeus e Indianos principalmente) acessavam o conteúdo do SPED & NFE para tocarem seus projetos de implementação NFE. Sem o Google translator isso seria impossível, pois esta informação só tem aqui mesmo no Brasil 😉

Mesmo com essa facilidade os canais em língua Portuguesa recebem de vez em quando perguntas ABAP, BASIS ou outros tópicos não tão frequentes...  No espaço é designado para as discussões de tecnologia como ABAP.

Dito isto, vou tentar responder as perguntas então:

Ao longo do tempo acumulei muito conhecimento e criei bastante material. Mas, qual seria o interesse da comunidade?

- A comunidade se enriquece com materiais postados pelos colegas. Diariamente temos colegas criando blogs e documents em Português com algum detalhe de implementação, ou demonstração de alguma técnica (é importante ser original para não ferir regras de copyright)

  

Seria interessante aos experts?

- o termo expert é relativo, pois para alguma pergunta ou discussão aquele que tem a resposta (independente de senioridade) é um expert

- e sim, aprendemos dia-a-dia com estes experts em alguma coisa, compartilhando e crescendo juntos

Teria como montar um pequena rede de mentores?

- Já ouviu falar de SAP Mentors?

Recentemente vários SAP Mentors fomentaram palestras, veja o SIT São Paulo 2013 http://scn.sap.com/community/portuguese/blog/2013/10/07/sap-iniside-track-sao-paulo-2013--submeta-su...

Aqui as palestras gravadas e disponibilizadas:

É de interesse de todos difundir o conhecimento?

- Recomendo você vir aqui mais vezes e ler as discussions, blogs e documents postados por brasileiros e ir se inteirando e começar a ajudar. É de certa forma viciante 🙂

A comunidade já está dando o ABAP e tecnologias contemporâneas como obsoletas, mesmo com OOP?

- essa percepção é incorreta. ABAP nunca esteve bombando tanto, veja o NW 740 com melhorias e mais melhorias. Não só quando em cima de HANA.

Seja bem vindo ao SCN Portuguese pra ir se acostumando dê uma olhada Regras de Comportamento - Português (Portuguese) - SCN Wiki

Atenciosamente, Fernando Da Rós

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Veja também que fala sobre as missões individuais que ao atingi-las indica que você está caminhando em "linha" com a comunidade.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Ótima resposta Fernando.

Achei um pouco irônico essa pergunta estar aqui no SCN, uma fonte ENORME de conhecimento 4free.

Mesmo fora desta rede, temos ótimas fontes de conhecimento, como www.abap101.com (pt-br),  o www.abapinho.com (pt) e o ótimo www.zevolving.com (en).

A resposta que eu dou para a sua principal pergunta Cleber:


Q: "É de interesse de todos difundir o conhecimento?"

A: O SCN foi criado em meados de 2003, 11 anos atrás. Esse tempo não foi o suficiente para te convencer que sim?

Abraços!

Former Member
0 Kudos

Agradecido demais pelas respostas.

Muitas destas áreas eu desconhecia,mas, vou me informar mais delas.

Ogrigado.

Former Member
0 Kudos

Mauricio,

Eu ainda não explorei o SCN. Migrei de TOTVS/Datasul para SAP há apenas 1 ano. Apesar de ser desenvolvedor sênior anteriormente ainda prefiro o marcado SAP.

Por ter estudado muito neste período de 1 ano eu não postei muito ou li muitos fóruns de ABAP.

Acredito que há muito conteúdo sim aqui, mas, muita gente com quem trabalho hoje e que está iniciando m ABAP diz que no SCN tem muita coisa mas, não para todos os níveis.

Obrigado.

Former Member
0 Kudos

Eduardo,

Sim. E agradeço o apoio.

Um programador que foi meu "mentor" no primeiro projeto que inicie me propôs criar um Blog ou Canal no Youtube pra que eu transmitisse conhecimento e pudesse aprender mais.

Se ele topar monitorar o material abordado será bem interessante. Dou notícias sobre este projeto.

Obrigado.

Former Member
0 Kudos

Olá Cleber,

Primeiro, discordo TOTALMENTE sobre não ter informação para todos os níveis. Tem para todos os gostos, é só procurar. O que pode acontecer é alguém que não sabe inglês não conseguir aproveitar o material, mas isso é outra discussão.

Acredito ser possível alguém estudar 1 ano e não explorar o SCN, mas quando você tivesse seu primeiro problema "cabeludo", tenho certeza que o SCN (via google ou similares) seria sua fonte primária em busca da solução.

E para esclarecer, a minha resposta baseou-se em duas coisas: você ter dito que "criou muito material ao longo do tempo", perguntando se a comunidade teria interesse (entendi que era material SAP), e a sua conta ter sido criada em 2009. A impressão que deu é que você já estava envolvido com SAP há bastante tempo, porém totalmente alheio ao SCN.

Fica a recomendação para você explorar muito, muito mesmo todo o material aqui disponível.

Abs,
Mauricio

Former Member
0 Kudos

Mauricio,

É bem observado Eu já queria estudar ABAP antes mas como tantos projetos de Datasul que eu tinha não havia tempo mesmo. Acabou que o "projeto" de migrar pra SAP foi abortado.

Em 2013 consegui um material básico de ABAP e me forcei a estudar. Neste tempo fui tirando notas e fazendo programas de exemplo. Na mesma época um conhecido me deu mais dois materiais - 1. que fala sobre o ABAP obsoleto (coisas que não se usam mais) e 2. ABAP OOP - que eu estudei bastante mas sem acesso ao ECC e sim no Trial.

Eu procurei por aqui até mesmo pra estudar com dois amigos uma parte básica sobre ABAP. Eu quando comecei não sabia que programas escrever e eu nem sabia porque de algumas coisas - digo de conceitos mesmo, ex. declarações de tabelas internas e outros - mas depois de ver alguns vídeos no YouTube pesquisei no Help e fui achando as coisas.

Agora estou focado nisso e tenho dois programadores ótimos que estou ajudando a começar.

Eu fiz uma playlist de uns videos do Rafael Bertani que mostra um pouco sobre o que eu aprendi. Estou implementando umas BADI´s já e com sucesso. Me falta um ambiente melhor pra aplicar User-Exits e outras "ferramentas" de customização.

Segue a playlist Curso (demo) de Abap passo a passo - YouTube

Se eu tivesse acesso a isso em 2009 (quando tudo era uma névoa pra mim, risos, seria muito mais fácil.

Qualquer link educacional neste nível que tiverem pra me passar fico muito grato.

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

custodio_deoliveira
Active Contributor
0 Kudos

Mauricio Cruz wrote:

Mesmo fora desta rede, temos ótimas fontes de conhecimento, como www.abap101.com (pt-br),  o www.abapinho.com (pt) e o ótimo www.zevolving.com (en).

Sei que a modestia te impediu, mas deveria ter citado o www.abapzombie.com tambem, pois eh excelente!

Abraco

Custodio

Former Member
0 Kudos

Olá,

Vcs poderiam falar com o Rafael Bertani pra colocar nos blogs esta playlist Curso (demo) de Abap passo a passo - YouTube

Valeu.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Cleber,

Acredito que de certa forma seus colegas devem estar certos, mas sugiro você "assinar" os fóruns em Portugues para receber comunicações e perguntar/ajudar quando puder.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Cleber,

Não é bem assim que a banda toca.

No SCN se preza pela originalidade onde os colegas estudam e preparam material para postar.

Não é por que existe algum material solto pela internet que ele tem que estar aqui no SCN, inclusive material postado com conteúdo em "duplicidade" ou sem trazer algo original deve ser pelas regras do SCN removido.

Antes de mais nada convido você novamente a ler as regras Regras de Comportamento - Português (Portuguese) - SCN Wiki

E passe a frequentar para entender por que o SCN é único.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Sim, eu entendi. Eu havia sugerido que fossem postados nos blogs que citaram anteriormente (ababzombie, abapinho, abap101, etc) e não aqui no SCN.

Estou a todo momento acompanhando as ações e estou gostando. Este tipo de material que o Bertani criou é ótimo para iniciantes.

Inclusive eu te peço uma ajuda. Se alguém me diz: "Não sei nada de ABAP e não tenho condições de investir em cursos, onde no SCN encontro o necessário para inciar os estudos?"

Eu mesmo tentei procurar (e talvez não tenha procurado nos locais corretos) e mesmo em inglês não encontrei os conceitos e exemplos mais básicos como, tabelas transparentes, domínios, definições de parâmetros e etc. Entende?

Se eu encontrar até faço a tradução para aqueles que tem dificuldade com inglês.

Mais uma vez, muito obrigado.

Former Member
former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Cleber,

Se alguém te perguntar isso, você pede para ele criar o id SCN e começar a participar com esta primeira pergunta.

Quanto ao inglês: Experimente translate.google.com.br coloque a URL que deseja traduzir e escolhe idiomas.

Atenciosmente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Fala Mauricio,

Que bom seu post. Eu sigo o ABAPZombie e gosto muito.

Bem, como dito eu já havia lido estes posts e é claro indiquei e indico a todos que me perguntam. Mas, vamos concordar que sem aquele PDF mágico ou uma oportunidade de treinamento numa empresa fica complicado.

Vou dizer a vocês o que eu tenho te material e que já estudei.

- Tenho uma documentação de um Curso IN-Company, contendo:

INTRODUÇÃO AO SAP
ABAP WORKBENCH
2.Trabalhando com tabelas
3.Trabalhando com telas
4.Trabalhando com Status GUI
5.CODIFICANDO A TRANSAÇÃO
ABAP Reporting
1.Criação de relatórios usando instruções ABAP
2.Lógical database / Conceito de evento
3.Estruturas e Tabelas Internas

4. Relatório Interativo

IV.   PROGRAMAÇÃO DE INTERFACES

2.1.Batch input "clássico”
2.2.Call transaction
3.Aplicações típicas de Batch input
4.Analisando transações SAP
5.Escrevendo um programa de Batch Input
6.Processamento de sesões de Batch Input
7.Registro de execução de transação

- Apostila de ABAP/4 OOP

Eu já programo em .Net e então conheço bem OOP

- Uma apostila só de exemplos (mas, acho que esta é bem antiga)

- Apostila de ABAP Obsoleto

  Esta é bem legal. Tem vários exemplos de mudança de sintaxe, abordagens de código que irão gerar erros no ambiente ABAP Objects, etc.

Isso foi o que já estudei e já desenvolvi. Estou atrás de um material bom e detalhado de Screen Painter e sobre customizações em geral.

É isso! Obrigado pela ajuda.

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Cleber

Você está no lugar certo! SCN! E, ela está aberta pra você compartilhar o conhecimento e trocar experiências com a comunidade como um todo!

Aproveite!!!

Abraço

Eduardo Chagas