cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Feedback sobre MBA EM SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL SAP?

Former Member
0 Kudos

Boa tarde pessoal,

Estou pensando em iniciar no ano que vem o MBA da FIAP de gestão empresarial com SAP, será que tem alguém aqui que já fez o curso e pode me dar algum feedback?

Obrigado, abraços e um feliz ano novo!

Marco Bandettini

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Marcos, tudo bem?

Eu estou fazendo o MBA na FIAP e posso te dar algumas dicas. Porém primeiramente, me diga o que você estaria buscando nesse curso? Quais são seus objetivos principais?

Att,

Jônatha

Former Member
0 Kudos

Olá Jonatha.

Também estou pensando em entrar no curso este ano. E no meu caso, já trabalho com SAP, atuando com testes em todos os modulos. Tenho um conhecimento básico em todos os modulos. Mas busco, profissionalmente, trabalhar como gerente de projetos de SAP. Para isso acho que seria importante conhecer sim todos os modulos, mais  fundo do que já conheço e também aprender um pouco de gestão de projetos.

O que você acha? Será que vale a pena?

Obrigado!

Renan Gaspar.

Former Member
0 Kudos

Prezado Renan e demais colegas,

Permita-se fazer um adendo.

Se você busca trabalhar como um Gerente de Projetos, há uma certificação específica da SAP somente para Gerente de Projetos, chamada SAP Certified Associate Project Manager.

Acredito que ela vá ao encontro do que você procura.

Para saber mais sobre a prova C_PM_70 acesse

https://training.sap.com/shop/certification/c_pm_70-sap-certified-associate-project-manager-g/

A composição dos cursos desta prova são: SMI210, SMI310, ASA380, E2E040, BPM100, OCM100 e VD100.

Caso queira conhecer os treinamentos em detalhes, acesse: https://training.sap.com/br/en

Espero ter ajudado.

Cordialmente,

Maurício Schorsch

SAP Education Latin America

Former Member
0 Kudos

Oi Renan,

O objetivo principal do MBA em SAP é formar gestores e não consultores.

Por volta da metade do curso, começa a se ter as aulas dos módulos do SAP, porém elas são bem superficiais. Eu não aconselho se você tiver buscando conhecimento nos módulos especificamente.

A parte boa que você está buscando é a relação do curso com a metodologia ASAP. Agora no último módulo estamos tendo muitas aulas voltadas para o ASAP e ao final do curso teremos direito de fazer a certificação em ASAP sem custos (apenas teremos direito à uma tentativa). Estas aulas tem sido ministradas pela própria SAP e se comprássemos por fora pagaríamos muito caro.

Este módulo final tem sido muito bom em minha opinião.


Espero ter esclarecido um pouco de suas dúvidas, e sugiro você tentar agendar participar de alguma aula como visitante. Muito provavelmente as aulas serão na Paulista. Tente verificar a logística, principalmente em tempos de manifestações...


Estou à sua disposição em qualquer dúvida.


Abraço,


Jônatha

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Obrigado Mauricio! Gostei do site de treinamento da sap, vou ver mais a fundo!

Jonatha, você me ajudou bastante, obrigado pelo esclarecimento. Talvez eu não tenha sido muito claro, na verdade meu foco é justamente Gestão e não tecnico. Quero ter a visão de todos os modulos, mas uma visão de gestor, não de consultor.

Meu foco é trabalhar com gerenciamento de projetos SAP.

Neste caso, pelo que entendi da sua mensagem, o curso é bem interessante para mim, certo?!

Muito Obrigado !

Former Member
0 Kudos

Olá Renan,

A FIAP tem um MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI® também, acredito que vale a pena você dar uma analisada. Imagina você conseguir conciliar a dica do Mauricio Schorsch relacionada curso: SAP Certified Associate Project + o MBA da FIAP... seria o mundo perfeito alem do que você se tornaria um gerente bastante gabaritado.

Segue o link: MBA EM GESTÃO DE PROJETOS COM PRÁTICAS DO PMI®

Boa sorte

Rodrigo Alves

Former Member
0 Kudos

Oi Renan,

Recentemente eu recebi a informação de um professor sobre qual é a certificação que teremos em breve via FIAP. É a seguinte: https://training.sap.com/shop/certification/c_pm_70-sap-certified-associate-project-manager-g/.

É bom confirmar com a FIAP se isso será aplicado para as próximas turmas. Pois acredito que a minha turma tenha sido a primeira a ter essa certificação.

Sobre os seus comentários recentes, estou de acordo com o que você disse, principalmente se você está fazendo a sua primeira pós-graduação. Na primeira fase são matérias teóricas relacionadas à gestão tecnologica, e em certo ponto são cansativas, porém ao final com as matérias de projeto da SAP, o curso está valendo a pena.

Se você estiver interessado, converse com o pessoal da FIAP e me avise se você for lá.

Abraço,

Jônatha

Former Member
0 Kudos

você pode ajudar?

Former Member
0 Kudos

Opa Chagas, com prazer.

Embora eu seja suspeito a comentar pois o curso fez real diferença na minha carreira profissional. Quando a FIAP menciona que o MBA em Sistemas de Gestão Empresarial - ERP - SAP® irá: "apresentar como utilizar o ERP SAP® como instrumento de apoio estratégico, tático e operacional" e principalmente ajudar os alunos à "...consolidar uma abordagem abrangente, desde a visão estratégica do negócio à sua operacionalização, passando pelo entendimento dos requisitos, escolha do ERP, gestão das pessoas, processo de implantação e estabilização, até a sua plena utilização" não é marketing, é a mais pura verdade.

Destaco o seguinte:

* Clima de ensino é muito bom (e isso é muito importante), pois inspira o aluno a se envolver, à se dedicar e à se superar;

* Professores altamente gabaritados e sabem como motivar e envolver os cases dos próprios alunos nos temas de aula, e isso faz diferença;

* Conteúdo programático atualizado e alinhado com as melhores praticas de gestão de sistemas ERP SAP®.

Módulo: Universo Empresarial

Quadrado pequeno branco Planejamento Estratégico de TI

Quadrado pequeno branco ERP – Visão Geral

Quadrado pequeno branco Fundamentos da Gestão por Processos de Negócio

Quadrado pequeno branco Fundamentos da Arquitetura Orientada a Serviços – SOA

Quadrado pequeno branco Gestão Comercial

Quadrado pequeno branco Gestão de Materiais

Quadrado pequeno branco Gestão Produção

Quadrado pequeno branco Gestão Financeira

Módulo: Estudo de Caso com o ERP SAP®

Quadrado pequeno branco Introdução ao ERP SAP ECC e Navegação

Quadrado pequeno branco Processos Integrantes do Estudo de Caso com SAP

Quadrado pequeno branco Gestão de Vendas e Distribuição

Quadrado pequeno branco Gestão de Materiais

Quadrado pequeno branco Gestão de Planejamento e Execução de Produção

Quadrado pequeno branco Gestão de Custos e Finanças

Quadrado pequeno branco Processo Integrado Venda, Compra, Produção, Contabilidade e Finanças

Módulo: Gestão Estratégica e Colaborativa com ERP SAP®

Quadrado pequeno branco Customer Relationship Management (CRM)

Quadrado pequeno branco Business Intelligence (BI)

Quadrado pequeno branco Supply Chain Management (com SRM e APO)

Quadrado pequeno branco Product Lifecycle Management (PLM)

Porem, antes da matrícula, é importante refletir qual grau de importância e seriedade será dado à tal empreitada, pois REALEMTE um MBA é coisa séria, alem do que, vale muito a pena por proporcionar um excelente Networking, excelente troca de experiencias e, segundo a ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, em média o aumento de remuneração gira entre 20% e 50%.

Forte abraço \o/

Rodrigo Alves

Former Member
0 Kudos

🙂 valeu Rodrigo! Abraço!