cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Fechar/Cancelar Documento de Marketing

former_member209021
Active Participant
0 Kudos

Amigos,

Andei fazendo uns testes aqui com as funcionalidades FECHAR e CANCELAR que a versao 9 disponibilizou.

Fiz um recebimento de mercadorias, mas nao quero que este documento fique em aberto para operacoes futuras (Copiar para NF Entrada)...

Testei o "congelamento" desse documento testando as duas opções e percebi que as duas fazem um estorno contabil, sendo que a opção CANCELAR atraves de um novo documento de marketing (Recebimento de Mercadorias - Cancelado), e a opção fechar por meio de um lancamento contabil manual direto.

Há como fazer esse congelamento sem gerar a contabilização de estorno?

Abraços

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Boa noite Wagner.

Estas questões são sempre muito pertinentes e este questionamento ecoa em minha cabeça frenquentemente.

A opção "Fechar" em um recebimento de mercadorias, possui o mesmo comportamento da versão anterior 8.82 a novidade fica por conta do "Cancelar".

Quando é realizado um recebimento de mercadorias o SAP Business One faz a contabilização de:

Débito -> em uma conta do estoque (ativo) colocando o valor contábil do estoque no ativo.

Crédito -> em uma conta "transitória" normalmente também localizada no ativo.

Como o crédito e o débito são em contas do ativo, neste momento não há mudança (aumento) do ativo.

Até este ponto o processo ainda não foi concluído, diga-se que neste caso haverão duas opções para fechamento do processo: uma opção seria a copia para nota fiscal de entrada, a outra seria fechar o recebimento.

No caso da cópia para nota fiscal de entrada o sistema fará:

débito -> da conta transitória, fazendo com que a conta transitória fique "zerada"

crédito -> em uma conta do passivo, pois uma vez que a nota fiscal de entrada deve gerar financeiro, este crédito do passivo representa que a empresa contraiu uma obrigação de pagamento ao fornecedor. Ao zerar a conta transitória e transferir o crédito do ativo para o passivo, há um aumento tanto do ativo da empresa quanto do passivo (obrigações).

Se a opção de encerramento do processo for através da opção "FECHAR" então o comportamento será diferente, onde neste caso acontecerá:

Débito -> da conta transitória, fazendo com que a conta transitória fique "zerada".

Crédito -> Normalmente em uma conta do custo, desta forma este crédito no custo representará uma "redução" dos custos da empresa, pois como a mercadoria foi recebida e não será paga, ou seja: "ganhamos" a mercadoria os custos são amortizados.

Por último, a nova opção do sistema "CANCELAR": Esta representa de fato o cancelamento do recebimento, devendo ser usada nos casos de estorno do lançamento, pois é realizado um lançamento contábil que de fato ESTORNA o recebimento.

Debita -> Transitória, zerando a conta.

Credita -> Estoque, zerando também a conta do estoque.

É importante tomar cuidado com a parametrização das contas.

Acredito ter colaborado.

Abraço.

Att,

Rodrigo da Costa Feula

former_member209021
Active Participant
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Sua explicação foi bem colocada, apesar de já conhecer toda esse contexto.

O fato de desejar congelar esse documento de marketing, no caso o RECEBIMENTO DE MERCADORIA, se dá pela seguinte situação:

Recebo uma NF que me lista 1 item (CAMISA POLO P/M/G) - 30 unidades

Meu pedido de compra consiste em:

(CAMISA POLO P) - 10 un

(CAMISA POLO M) - 10 un

(CAMISA POLO G) - 10 un

Acontece que o meu pedido está de forma que atende meus controles de estoque e vendas, mas a NFe, não...

Se eu receber a mercadoria (pelo RECEBIMENTO), registro meu estoque, contabilizo, e mantenho meus controles em relaçao a venda;

Já a NFe não posso receber na mesma estrutura do meu pedido em função dos registros fiscais, e foi dai que comecei a analisar essa separação do recebimento.

Sendo que de um lado fecho minha contabilizacao e controle fisico (RECEBIMENTO), e do outro vou fazer minha contabilizacao de impostos e financeiro/obrigacao (NF Entrada).

Mas nao queria deixar o status do RECEBIMENTO aberto...

E o contrario disso tambem ocorre!

Voce ve algum caminho possivel para esta situação?

Abraço

Former Member
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Ótimo sua explicação, por alguns motivos desisti de utilizar este documento de recebimento para não gerar erros nas contabilizações:

1) Ao gerar o recebimento e gerar o custo da mercadoria, caso a mesma seja vendida e o custo esteja em desacordo com o do lançamento da nota fiscal vai dar problema.

2) Caso o recebimento seja fechado e não se de a entrada na nota fiscal, também vai gerar erro na contabilização caso a mercadoria já tenha saído.

3) Caso seja uma importação a mesma tem despesas adicionais e com o lançamento antecipado do recebimento pode gerar erros de contabilização se o material sair antes da nota ser lançada.

4) No final caso tenha qualquer diferença entre o documento de recebimento e a nota de entrada a reversão sera sempre muito difícil.

No meu ver: "Os usuários tem que estar muito bem qualificados e tem que se gerar vários bloqueios para que não haja problemas de contabilização deste processo".

Em minhas implantações utilizo sempre o seguinte processo:

1) Material fica no setor de conferencia ate ser lançada a nota fiscal e liberada pelo comprador;

2) Ao ser lançada a nota o deposito de entrada sempre é de conferencia para não misturar com o deposito de venda e venderem antes do material estar devidamente conferido;

3) O setor de conferencia: coloca a etiqueta de código de barras, faz a avaliação do produto e transfere para o deposito de venda quando realmente estiver tudo correto;

Espero também ter contribuído,


Um abraço,

Jean Pierre

Former Member
0 Kudos

Wagner,

     O seu fornecedor deveria de lhe mandar a nota fiscal aberta de acordo com o pedido, mesmo que ele tenha somente um item de controle. Isto é normal de ser feito pelas empresas.

"Fico em duvida sobre o próprio controle de estoque do seu fornecedor em relação ao tamanho das camisas, já que são produtos diferentes."

Um abraço,

Jean

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Jean e Wagner, muito interessante as ideias e conceitos colocados nesta Thread.

Como é bom entrar em tópico construtivo!!!

Muito interessantes as colocações do Jean, servirá para mim como pontos de alerta.

Fiquei na dúvida com relação a questão fiscal, até o presente, não tive problemas com clientes que abriram os itens em seus registros fiscais, diga-se nota fiscal de entrada (logicamente dividindo as quantidades em mais de uma linha, lançaram descrições diferentes de itens, mas NCM, CFOP e demais dados iguais ao documento original). Não seria o caso do cliente fazer uma consulta formal ao Sefaz ou órgão competente, sobre as implicações de receber uma NF-e com um único ítem, mas registrar/transmitir suas obrigações abertas em mais de um item (mantendo os dados fiscais inalterados)?

Amigos, ainda estou pensando um pouco mais sobre o assunto e se lembrar de mais alguma coisa vou a registrar aqui.

Abraços.

Rodrigo da Costa Feula

0 Kudos

rodrigofeula pode me ajudar ?

KatiNonhebel
Advisor
Advisor
0 Kudos

mareriopescados Thanks for coming to SAP Community for answers. As you need help, please post your question as a new question here:

https://answers.sap.com/questions/ask.html
Since you're new in asking questions here, check out our tutorial about asking and answering questions (if you haven't already), as it provides tips for preparing questions more effectively, that draw responses from our members. Please note, that your post here won't be answered.

Answers (1)

Answers (1)

former_member209021
Active Participant
0 Kudos

Olá amigos,

Realmente, quanto mais se mexe, mais pontos se acendem à discussão.

É no minimo interessante, quando praticamos a, teórica, ideia dos nossos gênios fiscais, imaginar que um produto tenha que ser movimentado em todos os níveis da cadeia como sendo único. O favorecido, isento de preocupações com o sistema fiscal da cadeia, será sempre o primeiro da fila, o restante que vire para se ajustar.

Em uma breve conversa com dois profissionais da área fiscal, eles me afirmaram que o procedimento deve ser 1 para 1, que o SPED precisa checar 1 item na saída (origem) para um item registrado na entrada (destino). Mas isso é no minimo, controverso.

Vamos manter essa troca de opiniões, quem sabe encontremos o que pode ser feito a respeito.

abraços a todos!

Former Member
0 Kudos

Buenas,

Se você fosse Industria poderia fazer ordem de produção, transformando a "CAMISA DE FABRICA" em Camisa branca, Camisa amarela, etc...

Faria da seguinte forma:

1) Daria entrada na nota fiscal no deposito de recebimento;

2) Criaria a estrutura dos produtos (camisas amarela, branca) composta da "CAMISA VINDA DE FABRICA";

3) Criaria Ordens de produção para os produtos (camisas amarela e branca) já direcionando para o deposito de venda mais com saída do deposito de recebimento do produto da estrutura (CAMISA VINDA DE FABRICA);

4) Faria a Entrada do produto acabado que é a execução da ordem de produção;

Neste caso o seu setor fiscal não poderia reclamar, pois o produto inicial foi desmembrado pela Ordem de produção, creio que mesmo você não sendo industria e seu produto final tem a mesma NCM do produto de entrada.

T+

Jean Pierre