cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Assinatura NFS-e - Município SP

Former Member
0 Kudos

Senhores, bom dia!

Preciso desenvolver uma solução para NFS-e aqui no cliente e gostaria de saber se alguém já fez a parte de assinatura da nota em Abap. Gostaria também de saber se é possível aproveitar funções e/ou métodos da parte da assinatura da NF-e.

Muito Obrigada pela ajuda!

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Olá,

Eu tive que desenvolver uma solução de NFS-e para Salvador/BA, e tentei inicialmente utilizar a Assinatura Digital via ABAP.

Entretanto, a Assinatura Digital da NFS-e é diferente da NF-e, pois é necessário primeiramente Assinar Digitalmente o RPS, e depois de incluí-lo em um Lote é necessário Assinar também o Lote de RPS.

Com isso a solução via ABAP não estava tratando muito bem o fato de assinar um XML já assinado, enfim, foram várias Notas SAP, inclusive com atualização de Kernel, pois as rotinas que fazem a Assinatura Digital são de SIstema Operacional....e nada.

No fim das contas a solução foi apelar para o JAVA.

De qualquer modo, pode olhar o seguinte no ABAP:

Report: SECXML_DSIGNATURE

Function: /XNFE/006_SIGN_NFE_OUT

Att.,

Pedro Baroni

Former Member
0 Kudos


Olá Pedro!

No meu caso não há lote. As notas seriam enviadas uma a uma. Se não houvesse lote sua solução geraria a assinatura corretamente?

Obrigada!

Gabriela

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Se você for usar um Webservice que não necessita de Lote, então deve funcionar.

Pois os XML de RPS que eu conseguia gerar eram assinados corretamente.

Veja a função /XNFE/CORE_SIGNATURE_CREATE.


Boa sorte!

Pedro Baroni

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Baroni,

Estava tentando lembrar desse report hahahah thanks por ter postado aqui.

Valeuuuuu

Former Member
0 Kudos

Seria interessante ter um doc explicando/exemplificando uma integração NFS-e com alguma prefeitura.

Abraço

Eduardo Chagas

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal,

Vocês teriam algum exemplo de assinador Java?

Atte.

Allan Oliveira

Former Member
0 Kudos

Oi Allan

Sugiro você abrir uma nova thread!

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

É senhores, vou ter que usar o Java mesmo pois teremos que fazer com lote...

Muito obrigada pela ajuda de todos e assim que eu tiver algum material eu posto.

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Maria,

Na sexta-feira no SAP Inside track, conversei com Former Member sobre essa assinatura digital, eu faria em java também, acho que ele fez em abap.

Via java da para você fazer a assinatura via javamapping - Assinatura Digital Via Software, eu até tenho um codigo aqui mais preciso de tempo para escrever um blog sobre o assunto, e está me faltando, quando for possivel eu publico.

Agora a assinatura do lote, acredito que também de para fazer via java mapping, se não via module.

Abraços,

Ricardo Viana.

Former Member
0 Kudos

Oi Viana! Muito obrigada pela ajuda!

Eu estou com um código de um assinador em Java. O único problema é que teria que usar BPM mas creio que não há outra maneira...

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Maria,

Sugestão, verifique o codigo de assinatura de NF-e no GRC.

Não me recordo de cabeça o report mais busca por algo se37 -  *SIGN*.

Estou sem acesso agora, posto mais tarde.

Valeu.

Former Member
0 Kudos

Oi Viana!

Estou debugando essa função... é a /XNFE/SIGN_NFE. Ela chama várias funções e métodos então estou tentando ver o que poderia reaproveitar.

Obrigada!

Gabi