cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Problemas GRC 1.0 - Connection Reset / Socket Error / Broken Pipe

Former Member
0 Kudos

Prezados, bom dia!

Estou passando por uma situação delicada e gostaria muito se alguém pudesse me ajudar para, enfim, chegar a uma solução  do problema.

O cliente que estou atendendo ainda tem o GRC 1.0 e não há uma previsão de upgrade para o 10.0.

Todos os jobs estão agendados adequadamente assim como a configuração da geração do lote, que é realizada com sucesso. Porém há uma intermitência ocorrendo principalmente com a SEFAZ de SP. A maioria dos envios de lote são realizadas com sucesso mas também estamos com erro em tempos aleatórios ou até mesmo em determinada parte do dia que se extende por alguns minutos ou até mesmo algumas horas.

As mensagens que ocorrem são:

com.sap.aii.af.ra.ms.api.DeliveryException: Connection reset

com.sap.aii.af.ra.ms.api.DeliveryException: unable to create a socket

com.sap.aii.af.ra.ms.api.DeliveryException: Broken pipe

Isso poderia ser causado por alguma configuração do GRC?

Eu acredito que não visto que na maior parte do dia o envio do lote é realizado com sucesso e também que isso ocorre principalmente com a SEFAZ de SP e ocasionalmente com a SEFAZ do PR.

Muito obrigado.

Flávio

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Prezados, bom dia.

Agradeço a todos pelas respostas rápidas.

Realmente parece que a SEFAZ de SP estabilizou e ontem não tive um único problema. Curiosamente, o Basis e mais um pessoal do cliente foram até a SEFAZ de SP e a mesma disse que não tinha absolutamente nada de errado com os serviços. Porém, visto que isso estava acontecendo com mais gente, é de se duvidar o que eles falaram.

Eu vou encaminhar a questão da mudança no certificado para o estado do PR ao Basis. Mas acredito que isso não vai resolver o problema de com.sap.aii.af.ra.ms.api.DeliveryException: Broken pipe que já estava ocorrendo antes dessa mudança do certificado.

Assim que eu tiver mais alguma notícia, postarei aqui.

Flávio Philippi

Answers (5)

Answers (5)

Former Member
0 Kudos

Vide:

http://scn.sap.com/message/14556783

At.,

Bernardo Braga

luciamendes
Participant
0 Kudos

Olá Flávio!

Eu tive o mesmo problema com a questão da atualização dos certificados na SEFAZ PR que ocorreu no dia 20/11.

Eu não entendo muito de PI, pois disto é nosso pessoal na Alemanha quem cuida, mas pelo o que me explicaram, é que a Cadeia de Certificados no Paraná é composta por 4 certificados: 1 Raiz (emitido pelo governo), 2 intermediários e 1 no servidor (que são enviados pelo servidor).

Nosso sistema fazia isso, porém o que eles mudaram foi nos certificados intermediários e agora  o servidor só envia o útlimo deles, o que causou uma quebra de Cadeia.

Para ajustar isso meu pessoal  baixou de novo os certificados intermediários faltantes e a cadeia voltou a ficar completa.

Eles até fizeram uma comparação na aba Certificados Adicionais entre entre os links abaixo da SEFAZ  SP e SEFAZ PR

https://www.ssllabs.com/ssltest/analyze.html?d=nfe2.fazenda.pr.gov.br&s=200.189.124.60
https://www.ssllabs.com/ssltest/analyze.html?d=nfe.fazenda.sp.gov.br

Eles também acham que pela aba Certificados fornecidos,´se pode observar que há um erro na configuração do servidor da SEFAZ.

~

Como eu não entendo nada de PI, não sei bem o que isto tudo quer dizer, mas tentei replicar aqui para ver se te ajuda, ok?

Abraço

Lúcia

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Flavio, bom dia.

Veja o comunicado da SEFAZ-PR informando que as cadeias de certificados raiz mudaram no dia 20/11:

http://www.sped.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=55

CERTIFICADOS VÁLIDOS A PARTIR DAS 12h DE 20/NOV/2013
1) Certificados do Repositório da AC Raiz

- Certificado da AC-Raiz (ICP-Brasil)

2) Certificados intermediários do servidor de produção (AC SERPRO)
- AC SERPRO

- SERPRO ACF

AMBIENTES DE PRODUÇÃO E DE HOMOLOGAÇÃO
3) Certificado do servidor de produção

- nfe2.fazenda.pr.gov.br

4) Certificado do servidor de homologação

- homologacao.nfe2.fazenda.pr.gov.br

Tivemos problemas em alguns clientes que demandaram atualização da cadeia no PR. Possivelmente atualizando isso vc consegue resolver o PR.

Abs,

Eduardo Hartmann

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Flavio bom dia,

Isso a priore não foi feito pelo GRC, provavelmente isso ocorreu com o ambiente do Governo.

Já verifiquei diversas mensagens no PI  de reset connection, investigando com pessoal de infra, foi detectado problema na SEFAZ.

Como Chagas comentou, é para fazer "URGENTE" o upgrade para GRC NF-e 10.0, afinal a SAP nem presta mais suporte para GRC NF-e 1.0

Abraço,

Ricardo Viana.

Former Member
0 Kudos

Oi Flábio.

O pessoal tem reportado aqui mesmo problemas que estão ocorrendo na SEFAZ SP e tb tenho colegas que me reportaram problemas com a SEFAZ PR. Ou seja, não parece que possa ser um problema nas suas configurações... mas não dá pra descartar.

Queria entender... por que não fizeram upgrade da solução visto que vocês tem a licença do SAP NF-e (grc)? O upgrade não tem custo a não ser do projeto! Como fazem para cancelar notas? Enviar CC-e? FCI? etc.

Recomendo fortemente que façam um upgrade da solução.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo, obrigado pela resposta rápida.

Eu percebi que muita gente tem reportado esse mesmo problema (inclusive fora do mundo SAP), mas até agora não vi nada concreto afirmando o que pode estar acontecendo.

Há chances de ser configuração, claro, mas como eu disse eu acredito que não visto que funciona na maior parte do dia e ocasionalmente esses erros acontecem. Também como afirmei, não tenho nenhum problema na geração do lote, nem na assinatura. Inclusive o erro já deixa um pouco mais claro  o motivo do erro: Delivery Exception.

É um pouco complicado essa parte do upgrade, não tenho todos os detalhes, mas muita coisa precisa ser feita no ECC para que esse upgrade seja realizado.

Abraço

Flávio Philippi

Former Member
0 Kudos

Oi Flávio

Quanto ao ERP... Do ponto de vista de saída... dá pra dizer que mudar para o NF-e 10 é fazer um upgrade técnico. Obvio isso mudou um pouco em função do cancelamento por evento e CT-e principalmente. Mas considerando o que você tem hoje... mudando para o NFe 10 nada deveria ser afetado na saída.

A recomendação é sempre atualizar o ECC com todas as notas do componente XX-CSC-BR-NFE caso não seja possível fazer upgrade de versão ou sp.

O risco fiscal e operacional que você tem em não fazer o upgrade é muito maior que fazê-lo.

Abraço

Eduardo Chagas