cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Pagamento em lote com cheque

Former Member
0 Kudos

Bom dia, alguém sabe se o SAP faz pagamento em lote de vários títulos, de diferentes fornecedores em um único cheque? É possível fazer esse tipo de transação no SAP B1?

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

former_member209021
Active Participant
0 Kudos

Amigos,

Penso que a rotina do Assistente de Pagamento seja uma alternativa que atenda a necessidade do Leonidas...

Existem alguns parametros que precisam estar bem definidos para tal, um deles é a definição da forma de pagamento para os titulos em questao, que devem estar apontando para uma forma de pagamento em cheques...

Avaliem esta sugestão.

Abraços

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Boa noite Wagner, legal a sugestão.

É sempre importante novas idéias, pois as vezes vamos cegos em um determinado caminho.

Realizei o processo de assistente de pagamento para tirar a dúvida sobre o resultado da execução.

Caso seja processado o assistente com títulos a pagar, com a forma de pagamento cheque e informado mais de um fornecedor, no meu teste usados 2 fornecedores. O resultado é criação de 2 cheques para pagamento.

Enfim, mesmo via assistente de pagamento o SAP Business One não irá consolidar os pagamentos de 2 fornecedores em um único cheque.

Abaixo sequência de telas da execução.

Abração.

Att,

Rodrigo da Costa Feula

Former Member
0 Kudos

Srs. Obrigado pela sugestão, já tinha feito esse teste do Rodrigo por isso abri a discussão. Acho que a SAP já poderia ter visto esse e outros pontos simples que são de práticas das empresas Brasileiras, isso faz com que coisas simples se tornem um problema perante o cliente, requer muito ais habilidade para contornar algumas situações nos clientes.

Obrigado pela ajuda.

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Leonidas, é verdade....

Contudo estava testando uma outra possibilidade.

Como consultores é necessário que saibamos várias possibilidades para a mesma atividade.

Realizamos a exposição para o cliente das opções e deixamos que ele escolha.

Então vai mais uma (logicamente não deixe de verificar com o contador da empresa a viabilidade legal):

1. Criar um conta no grupo das contas bancárias:

     1.01.01.02.99 - Transitória para pagamentos através de cheques

2. Faça seus pagamentos, use no meio de pagamento a opção "Transferência" e na conta contábil informe a transitória: 1.01.01.02.99 - Transitória para pagamentos através de cheques

3. Inclua um contas a pagar do tipo "Conta", nas linhas do lançamento informe a conta transitória e no valor informe o saldo "Credor" que consta na conta transitória

4. No meio de pagamento, informe "Cheques" e se possível na "Observação do diário" informe: "Pagamento por Cheque"

O sistema irá gerar o seguinte LCM:

Pronto! O resultado nas contas contábeis será o seguinte:

Leonidas, acredito que desta forma pode ficar funcional, não parece tão complexo assim.

Lógico que se fosse possível por padrão fazer os pagamentos para vários fornecedores de forma consolidada seria melhor, mas existem várias rotinas por trás do sistema que não nos damos conta que inviabilizam determinadas automações.

O que achou?

Por último vou pedir a você mais uma gentileza, dê uma revisada em seus posts (estão disponíveis na aba content do seu perfil), verifique aqueles que podem ter sido respondidos ou que possuem respostas que foram úteis e marque se for o caso como "Correct" ou "Helpful".

Pois conforme está no documento http://scn.sap.com/docs/DOC-46006, localizado no "Getting Started" entitulado "How to give feedback..." sobre "Message Replies"

...

  • Message replies on discussion threads can be marked as "helpful" or correct." This is important in helping others identify the right answers and closing open threads.

...

Tradução do google:

"Respostas de mensagens em tópicos de discussão podem ser marcadas como "útil" ou "correto". Isso é importante no sentido de ajudar os outros a identificar as respostas certas e fechar tópicos abertos."

Abração.

Rodrigo da Costa Feula

former_member209021
Active Participant
0 Kudos

Bom dia amigos,

Essa sugestao do Rodrigo para LCM numa conta transitoria é perfeita.

Excelente!

Abraços

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Leonidas, eu concordo 100% com você, a SAP deve melhorar e muito alguns detalhes para funcionamento no Brasil.

Eu tenho o mesmo problema pra compensar cheques, enquanto outros sistemas é só uma data de compensanção no módulo de bancos, no SAP tive que criar contas transitórias para resolver o caso.

Sendo assim, minha baixa em cheque cai na conta "cheques a compensar", e após a compensação, faço uma transação manual LCM para o banco.

Pra mim esses casos tem muita possibilidade de erro de operação, e isso que minha operação é pouca, mas já fizeram transferência de valores errados e pegamos só na conciliação, fazendo TI (eu no caso), Financeiro e outras pessoas perder tempo em resolver esses casos.

Abraço

Fabio.

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Prezado Leonidas, tudo bem?!

No SAP Business One é possível pagar vários títulos de um único fornecedor, segue o print.

Onde você deve selecionar os diversos títulos e no meio de pagamento informar na aba Cheque os dados.

Mas não é possível pagar títulos de diversos fornecedores com um único cheque.

Att,

Rodrigo da Costa Feula