cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SAP HANA é a Plataforma obrigatória para as próximas versões de aplicações voltadas ao âmbito Legal (Tax)?

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Boa noite a todos!

Eu gostaria de colocar aqui um aspecto que coloquei no http://open.sap.com, mas ninguém lá me respondeu. Espero ser este o fórum para tal discussão.

SAP HANA é a Plataforma obrigatória para as próximas versões de aplicações voltadas ao âmbito Legal (Tax)?

Um exemplo é o que é mencionado pelo time de Localização Brasil na nota SAP 1893891 - Announcement of Legal Change Note - SPED EFD IRPJ.

De acordo com a mesma, a solução será entregue pela SAP em algo denominado TDF (Tax Declaration Framework), o qual é uma parte do TMF (Tax Management Framework) e, até aonde sei, este TMF será baseado na Plataforma SAP HANA.

Sob o meu ponto de vista, isto é uma maneira de a SAP "pressionar" os seus clientes a ficarem aptos a estas novas tecnologias. Eu não estou reclamando ou achando ruim tal adoção (muito longe disso, eu vejo que o modelo de Banco de Dados em Memória - "In-Memory Database" promete ser uma revolução para a Computação), eu só estou pensando sobre isso. Acho que, para um país tão complicado como o Brasil, nós poderíamos absorver tal adaptação de uma maneira mais lenta.

Eu espero que vocês possam comentar sobre o assunto.

Muito obrigado,

Daniel Carvalho

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Daniel, tudo bem?

Daniel Carvalho wrote:

SAP HANA é a Plataforma obrigatória para as próximas versões de aplicações voltadas ao âmbito Legal (Tax)?

As resposta curta para sua pergunta é: "Não".

Mas realmente a nossa estratégia para as obrigações fiscais brasileiras é em cima do Tax Declaration Framework, sendo que os parceiros vão continuar complementando, mas agora em cima desta plataforma unificada.

Como tendencia futura, os parceiros vão trabalhar somente com o TDF (quem vai ditar isto é o próprio mercado), então a resposta mais elaborada seria: "No curto prazo não vai ser obrigatório, mas no médio/longo prazo, só existirão soluções baseadas no TDF".

Em breve vou começar a publicar mais artigos aqui sobre o TDF.

Abs

Former Member
0 Kudos

Bruno,

Entendi o posicionamento da SAP. Fico apenas uma dúvida em relação ao ECF (SPED EFD IRPJ) mencionado pela Daniel. Na nota 1893891 está escrito: "No solution for ERP will be released, only via TDF product.".

Isso significa que a solução liberada pela SAP não irá funcionar no meu ERP (ECC com DB2)? Somente funcionará se tiver HANA? Terei que desenvolver a solução internamente, com auxílio de consultoria, ou seria necessário um projeto de implantação do HANA para poder usar a solução da SAP para o ECF?

De acordo com a IN 1422 da RFB, até 31/07/2015 devemos entregar o ECF relativo a 2014 (Janeiro a Dezembro).

Grato,

Nelson Bertolino

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Nelson, tudo bem?

Significa que a SAP não tem viabilidade técnica de implementar no ERP e que pela nova arquitetura do TDF, existe a possibilidade de entregarmos algo dentro do TDF (Não é o ERP on HANA).

Note que ainda não temos uma data para entregar o ECF standard.

Abs,

Bruno

joanesneto
Newcomer
0 Kudos

Bruno, o que você quer dizer com ECF Standard?

É a parte abap do ECF que teremos que "instalar" no SAP ECC?

Obrigado,

Joanes

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Joanes,

Não. Não vai ter nada de ECF no ERP. Só no TDF.

Abs

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Bruno boa tarde

Por favor: O TDF é um sub-modulo que eu posso utilizar no SAP ECC6?

Tenho que instalar ou já está no ECC6 standard basta eu configurar?

Muito grato

Atenciosamente

Hudson Marques

< Editado pela moderação : Dados de contato devem estar apenas no seu perfil >

Message was edited by: Fernando Ros

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Olá Hudson.

O TDF é um produto separado, com licenciamento separado, que roda em uma instância separada do NetWeaver em HANA.

Existem módulos que precisam ser ativados no ECC, com novas funcionalidades e rotinas de integração, porém sua ativação somente deve acontecer se o TDF foi adquirido.

Abraço

André

Former Member
0 Kudos

André bom dia

Grato pela dica

Atenciosamente

Hudson Marques

< Editado pela moderação : Dados de contato devem estar apenas no seu perfil >

Message was edited by: Fernando Ros

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Oi Bruno,

Aproveitando, você teria alguma ideia de quando a solução TMF estará disponível para os clientes finais, bem como a solução para o SPED IRPJ?

No aguardo,

Daniel

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Daniel, blza?

O TDF (a.k.a. TMF) foi disponibilizado ao mercado em 13.12.2013 em Ramp-up, e ainda existem algumas vagas.

A previsão para sair de Ramp-up é 06.2014, mas pode ser que saia antes.

Sobre o IRPJ, este foi substituído pelo SPED-ECF, mas ainda estamos estudando pelas mudanças constantes.

Abs

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Joia Bruno, obrigado pela atualização!

alldantas
Advisor
Advisor
0 Kudos

Olá Daniel,

SAP Tax Declaration Framework for Brazil (TDF) já em GA (General Availability) a partir de 30/4. Ou seja, saimos de Ramp-up antes do planejado.

Atenciosamente,

André Dantas

Former Member
0 Kudos

Bom dia Bruno,

Alguma atualização sobre o TDF? Já foi implementado o piloto? Existe prvisão de algum treinamento?

Att

Rodrigo Barbieri

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Olá Rodrigo, tudo bem?

Durante as reuniões de ASUG temos feito apresentações mostrando a evolução do produto. Seria interessante participar, mesmo que remotamente. Esta semana mesmo no ASUG Annual conference mostramos mais detalhes.

Existem vários clientes em projeto neste momento.

O SAP education tem treinamento oficial sim, pode olhar a agenda direto no site da SAP.

Abraços

0 Kudos

Bruno, boa tarde!

Gostaríamos de  aprofundar nos benefícios que o TDF com Hana pode trazer para a empresa. Você tem novas noticias sobre o produto? Tem algum projeto em andamento com grande volume de informação que possa ser apresentado?

Grato

Abs.

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi José,

Como os benefícios do TDF são os mais variados, sempre sugerimos uma apresentação específica para seu empresa. Pode entrar em contato comigo por e-mail que direciono.

Sobre os projetos em andamento, sim existem alguns bem grandes, com grandes volumes de dados, mas não podemos divulgar publicamente. Também podemos falar por e-mail.

Abraços

0 Kudos

Bom dia, Bruno.

Gostaria de trocar mensagem sobre este assunto sim, onde consigo seu e-mail?

Abraços.

former_member215248
Participant
0 Kudos

Olá Bruno, tudo bem?

Aqui na empresa já possuimos o HANA para alguns relatórios complexos e pesados, e a tendência para o próximo ano é implementarmos o TDF e, consequentemente, as ferramentas da Localização Brasil disponíveis nele.

Na nota 1893891 a SAP informa que a solução do ECF dentro do TDF será disponibilizada agora em Fevereiro/2015. Saberia me dizer se esta data está confirmada? Além disso, está previsto algum workshop para apresentação da solução?

Obrigado.

Abs,

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Fabio,

Confirmado.

O SPED ECF sai em versão "completa" agora no SP03 do SAP TDF.

Observação: Desenvolvimento baseado na versão liberada em Dezembro/2014 (PVA Beta), novas modificações são liberadas pelo governo as quais serão desenvolvidas e liberadas via SAP Note.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

PS: Evite postar em discussões já fechadas, principalmente de outrem, vou travar a questão agora e crie nova(s) caso necessário.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Acho que vale o paralelo com o ERP.

A SAP já garantiu a manutenção do SAP ERP em outros bancos de dados até 2020, porém quem não estiver no HANA vai perder muitas das inovações que a SAP vai lançar nos próximos anos.

Da mesma maneira, os clientes vão poder usar as aplicações fiscais complementares clássicas (não acredito que Sonda e Thomson vão descontinuá-las no curto prazo), porém quem estiver no novo modelo com TDF vai ter muito mais vantagens.

Abs,

Henrique.